
Derramar água, ou qualquer líquido, no portátil é um daqueles acidentes que acontece num segundo… e pode custar muito caro. Mas não entres em pânico! Com rapidez e os passos certos, podes minimizar os danos — e até salvar o teu computador.
Aqui tens um guia claro sobre o que deves (e não deves) fazer se isso te acontecer.

O que fazer quando derramas água no teu portátil
Desliga-o imediatamente
Se o portátil ainda estiver ligado, desliga-o sem perder tempo. Força o encerramento, se necessário, carregando continuamente no botão de energia. Quanto mais tempo estiver ligado, maior o risco de curto-circuito.
Desliga tudo o que estiver ligado
Deves retirar o carregador da tomada; desligar todos os cabos e periféricos (rato, disco externo, etc.); e remover auscultadores, pen USB, cartões SD e tudo o que estiver ligado.
Remove a bateria (se possível)
Se o teu portátil tiver bateria removível, tira-a logo — isso ajuda a cortar toda a alimentação elétrica e reduz o risco de danos internos.
Vira o portátil ao contrário
Coloca-o numa posição de “V” invertido (tipo tenda), com o teclado virado para baixo e o ecrã semiaberto — ajuda a água a sair, em vez de escorrer para o interior.
Podes colocá-lo em cima de uma toalha ou de papel absorvente.
Seca o exterior com cuidado
Usa papel absorvente, ou um pano seco, para remover toda a humidade visível no teclado, ecrã, portas e laterais. Não uses secador de cabelo nem fontes de calor direto, visto que isso pode danificar os componentes.
Deixa secar — com paciência
O ideal é deixares o portátil a secar por 24 a 48 horas, ou até mais se o derrame for grande. Guarda-o num local seco, à temperatura ambiente, e com boa ventilação.
Se quiseres acelerar o processo deves colocar saquinhos de sílica gel à volta e deves evitar truques caseiros como arroz — que não são tão eficazes e podem deixar pó.
Leva a um técnico, se necessário
Mesmo que pareça seco por fora, pode haver danos invisíveis por dentro. Se o líquido for mais do que umas gotas, ou se o portátil não liga após 48 horas, leva-o a uma assistência técnica de confiança. Pode ser necessário abrir e limpar os componentes.
O que não deves fazer
– Não tentes ligar o portátil enquanto estiver molhado;
– Não uses secador ou calor direto;
– Não abanes com força — podes espalhar o líquido ainda mais;
– Não assumas que está tudo bem só porque o ecrã liga. Pode haver danos a médio prazo.
Prevenção
Para evitar acidentes futuros deves usar uma base ou capa impermeável; deves manter as bebidas afastadas do portátil (ou usa uma garrafa com tampa) e deves investir num teclado de silicone ou numa proteção transparente.
Com sangue frio e ação rápida, é possível evitares danos graves no teu portátil. E lembra-te: o mais importante é nunca tentar ligá-lo molhado — por muito tentador que seja.
// RPT
