Sabe o que é uma VPN? Ao longo deste artigo iremos explicar-lhe um pouco sobre o que é, para que serve e quais as vantagens de usar uma.
Ter algum conhecimento sobre ferramentas que se encontram na vida online não só é sempre boa ideia — quanto mais não seja para acompanhar a evolução dos tempos —, mas também é importante para poder usufruir das funcionalidades e vantagens que estas trazem. Nesse sentido, vamos ensinar-lhe o que é uma VPN e o porquê desta ferramenta poder ser útil.
O que é uma VPN?
Uma VPN, Rede Privada Virtual, é um serviço que permite que a sua ligação à Internet seja feita com maior segurança, de uma forma que preserva a sua privacidade e esconde os seus movimentos online.
Imagine que aceder à Internet através de uma VPN é como se entrasse num túnel, a qual terá como objetivo defendê-lo dos riscos a que o acesso comum o expunha e não só.
De facto, uma VPN é muito mais do que isso. É também uma forma de se conectar com outro equipamento — independentemente da localização e distância geográfica — e ainda usufruir do anonimato nas suas operações diárias, sem ter de esbarrar constantemente nas restrições geográficas no acesso online.
VPN e a Criptografia
Ao recorrer a este serviço, todas as suas atividades na Internet são automaticamente criptografadas. E o que é que isto quer dizer? Que aos seus dados online é aplicada uma chave, a qual vai transformar os seus dados em códigos secretos. Estes últimos, apenas poderão ser descodificados por quem possui a mesma chave de quem criptografou os dados. Quase como esconder os seus dados dentro de um cofre: só lhes podem aceder quem tiver a devida chave.
Relativamente à criptografia, esta está cada vez em níveis mais avançados e complexos, no entanto, sugere-se que garanta no mínimo 128 bits através do algoritmo AES ou, tal como algumas VPN’s mais avançadas sugerem, uma criptografia AES-256, que inclui NordVPN, Surfshark e ExpressVPN (VPN’s de análise). Na hora de escolher a sua VPN precisa de ter em conta qual a ferramenta de criptografia a utilizar, pois isso irá impactar diretamente a segurança das suas navegações.
Desta forma, fazendo uso de um servidor VPN sempre que estabelecer uma ligação online, desde as mais insignificantes, até às operações mais arriscadas — como aquelas que envolvem a sua conta bancária, por exemplo —, as informações são recolhidas diretamente do software VPN e da localização, e não do seu computador ou outro equipamento e localização, como acontecia até aqui.
A importância de uma VPN
Principalmente em contexto profissional, a Rede Privada Virtual (VPN) é o que torna possível a boa execução de todas as tarefas e do trabalho dos envolvidos em grandes grupos de forma fiável. Sem dúvida que a necessidade de segurança por parte dos funcionários na conexão, no acesso e na partilha de informações precisa de ser atendida com rigor. Assim, ao utilizar uma VPN, as informações entre redes de computadores estão asseguradas e o trabalho remoto seguro também.
Lembremos que, ao adotar este tipo de plataforma, as próprias empresas conseguem realizar atividades evitando custos de deslocação, pois podem ser feitas virtualmente. A isso podemos acrescentar a necessidade de dar resposta à crescente incidência do cibercrime e de outros tipos de invasão online a que estamos cada vez mais sujeitos.
Dito isto, já não são só as empresas a recorrer a estas redes privadas virtuais. Nos dias de hoje há indivíduos que, por compreenderem a importância da sua privacidade no mundo online, também adotaram esta ferramenta de trabalho. Desta forma, garantem a sua máxima segurança, mesmo quando acedem à web através de uma rede Wi-Fi pública.
Para além disso, ultrapassam problemas de acesso a informações que até aqui estavam restritas geograficamente.
O que é a intranet?
Quando ainda não existiam as VPN, utilizavam-se linhas alugadas às empresas de telecomunicações. Era desta forma que se trabalhava dentro de uma linha privada com alguma segurança. Esses serviços ainda se utilizam, mas os preços desse aluguer são altos e variam conforme as distâncias geográficas entre os postos de trabalho. Quanto mais distantes os escritórios de uma mesma empresa, mais alto o preço.
Contudo, graças à rapidez do avanço no mundo tecnológico, surgiram cada vez mais opções diferentes das linhas de aluguer e com preços mais competitivos. Uma das soluções foi a intranet.
De forma a garantir um melhor desempenho e segurança, as empresas passaram a trabalhar com as suas próprias redes internas privadas. Uma espécie de Internet própria. Com isto e colocando uma VPN em simultâneo, deixou de existir qualquer barreira entre os funcionários e os equipamentos independentemente da sua localização, como se estivessem conectados a uma rede comum.
Quer seja desta forma mais privada ou através das redes públicas, a VPN pretende garantir a segurança e o anonimato dessa conexão e a facilidade em visitar ligações que outrora estavam restritas pelas fronteiras nacionais.
Na hora de optar por utilizar uma VPN é importante que a sua escolha preencha três requisitos. A segurança, com a certeza de que os dados estão protegidos, a confiança, tanto na capacidade do acesso como na sua qualidade mesmo com um grande número de conexões em simultâneo e a escalabilidade, ou seja, a capacidade da VPN poder aumentar e dar resposta a esse crescimento.
Desta forma, o estabelecimento de ligações irá ultrapassar fronteiras, derrubar restrições e ampliar a capacidade de um trabalho bem alicerçado gerando uma confiança entre todos os utilizadores.
// RPT