O que é taxa de atualização adaptável e como funciona?

O que é taxa de atualização adaptável e como funciona?

A taxa de atualização do ecrã, refresh rate, é dos pontos de maior destaque quando se analisa as fichas técnicas dos smartphones, de um televisor ou de um computador.

A pergunta que se impõe é se sabes o que é a taxa de atualização e como funciona? Vamos-te ajudar a compreender melhor este conceito.

O que é taxa de atualização adaptável?

Quer seja uma TV, um monitor de PC ou um smartphone, todos os dispositivos mudam constantemente os pixels que exibem para projetar a aparência do movimento.

Em termos simples, a taxa de atualização (refresh rate) do teu monitor, significa quantas vezes a imagem num ecrã pode ser atualizada – muito mais rapidamente do que o teu olho pode detetar.

A taxa de atualização é medida em Hertz (Hz). Por exemplo, a tua TV HD em casa tem uma taxa de atualização de 60Hz como a série 12 do iPhone. Uma TV de 60Hz pode atualizar o ecrã 60 vezes por segundo, enquanto uma TV de 120Hz ou o iPhone 13 Pro pode atualizar o ecrã 120 vezes por segundo.

Quanto maior for a taxa de atualização, mais vezes por segundo o ecrã está a refrescar os seus pixels.

Quando é que a taxa de atualização é importante?

As taxas de atualização mais rápidas são geralmente melhores no tratamento de movimentos, especialmente quando se vê filmes de ação, quando se joga videojogos ou quando se percorre a linha temporal de uma rede social.

Se gostas de jogos móveis hardcore, a exibição de alta taxa de atualização faz uma enorme diferença.

Verias uma mudança drástica na forma como utilizas o teu smartphone?

Absolutamente, não! Os ecrãs de 60Hz são suficientemente bons para consumidores médios, mas empresas como a Apple e a Samsung acreditam que um ecrã de 120Hz é uma característica “profissional”, destinada a um público específico. É por isso que o iPhone 13 e o iPhone 13 mini estão limitados a um ecrã de 60Hz enquanto que o topo de gama da série iPhone 13 Pro tem um ecrã que pode ir até 120Hz.

O que é taxa de atualização adaptável e como funciona?

Uma outra razão para adicionares um ecrã adaptável em telefones que podem oferecer um visor de 120Hz, é o impacto que as taxas de atualização mais elevadas têm na duração da bateria. Assim, a taxa de atualização adaptável nos novos iPhones e telefones são concebidos para poupar a vida da bateria do telefone, aumentando as taxas de atualização apenas quando são realmente necessários.

Qual é a taxa de atualização ideal?

Até há pouco tempo, 60 Hz era considerado como a taxa de atualização padrão para um monitor e, para alguns utilizadores, isso pode ainda ser suficiente. Contudo, taxas de atualização de cerca de 60 Hz estão associadas a um efeito de cintilação que pode contribuir para questões como a tensão ocular, tornando desconfortável o olhar para o ecrã durante longos períodos. Por este motivo, mesmo para utilizações bastante básicas, 75 Hz é agora considerado como um melhor ponto de partida para um monitor de computador.

Porque precisas de taxas de atualização elevadas para trabalhos criativos?

Os designers profissionais, especialmente aqueles que trabalham em VFX, motion design, e animação 3D, lidam com fluxos de trabalho pesados que requerem velocidades de topo e alta qualidade visual. Enquanto 60Hz ou 75Hz serão suficientes para a maioria dos trabalhos, as pessoas que desenvolvem e testam conteúdos multimédia ou gráficos precisam de, pelo menos, 120Hz ou 165Hz para fazer bem as suas tarefas criativas, o que significa que encontrar um monitor criativo profissional pode realmente fazer a diferença no teu fluxo de trabalho.

O que é taxa de atualização adaptável e como funciona?

A maior melhoria de uma alta taxa de atualização seria a resolução do movimento. Não importa a velocidade das imagens em movimento, taxas de atualização mais elevadas aumentam a nitidez da qualidade da imagem e removem qualquer imagem que gagueje. Esta característica permite uma perda quase nula de detalhes e qualidade de imagem, o que é crucial para os editores de vídeo e animadores. Assim, quer estejas a cortar filmagens ou a verificar um B-Roll em câmara lenta, cada frame é perfeitamente nítido.

Efetivamente, se investires num monitor com uma taxa de atualização com esses níveis, precisas de assegurar que a tua placa gráfica e processador podem produzir uma taxa de fotogramas elevada. Só então poderás experimentar melhorias notáveis na qualidade da imagem e aparente suavidade de movimento.

Porque precisas de taxas de atualização elevadas para o jogo?

Para jogos de alta definição vais querer uma taxa de atualização ainda mais elevada e 120Hz pode ser considerado um melhor ponto de partida. Com este tipo de taxa de atualização, assumindo que a tua taxa de frame é sólida, deverás mesmo notar melhorias na forma como os movimentos suaves do cursor do rato se sentem.

Taxas de atualização elevadas são críticas para jogos de ritmo rápido, uma vez que afetam a clareza e a correção das imagens no ecrã. Um dos principais impactos é a redução do atraso de entrada. Para uma jogabilidade mais suave, um tempo de atraso inferior a 10,9ms seria ideal e um monitor de 120Hz pode fornecer cerca de 8,33ms. Isto pode ser um grande fator de diferença, especialmente para jogadores sérios em jogos competitivos.

O que é taxa de atualização adaptável e como funciona?

Uma taxa de atualização mais elevada também reduz o fantasma do monitor e o rasgamento do ecrã. O monitor fantasma é quase como um borrão de movimento, em que uma imagem anterior continua a aparecer no ecrã no quadro seguinte. E os ecrãs rasgam-se quando o monitor mostra dois fotogramas diferentes em simultâneo. Nesse caso, tendo uma alta taxa de atualização de 120Hz, serás capaz de suportar 120FPS para eliminar qualquer possibilidade de fantasmas e rasgões. Isto significa que qualquer gráfico irá aparecer mais fluído no ecrã.

A taxa de atualização é uma consideração crucial quando se compra um monitor de computador porque determina a frequência com que o visor é atualizado. Ao contrário da taxa de fotogramas, que é produzida pelo sistema, a taxa de atualização é produzida pelo próprio monitor. No entanto, os dois conceitos funcionam lado a lado e ambos precisam de estar amplamente alinhados um com o outro.

O que é taxa de atualização adaptável e como funciona?

É ainda mais importante para aqueles que trabalham no campo criativo ou que são jogadores sérios. Uma taxa de atualização mais elevada elimina a gaguez de imagens, os fantasmas do monitor e o ecrã, o que permite obter imagens com maiores contrastes e detalhes mais nítidos. Os criadores profissionais devem olhar para monitores com pelo menos 165Hz, e os jogadores de jogos necessitarão de 120Hz ou mais.

Mas lembra-te que ter um monitor com altas taxas de atualização não significará nada se a tua placa gráfica não estiver equipada com altas taxas de fotogramas.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome