O que é o modo ecológico nos eletrodomésticos e como funciona?

O que é o modo ecológico nos eletrodomésticos e como funciona?

Cada vez mais somos confrontados com a questão da sustentabilidade ambiental, por isso é que, por exemplo, a maioria dos eletrodomésticos modernos têm o “modo ecológico”.

As máquinas de lavar roupa são dos exemplos da utilização do modo Eco mais comuns e, por isso, é delas que te vamos falar hoje.

O que é o modo ecológico nos eletrodomésticos e como funciona?

O modo ecológico é realmente o que o nome indica. No caso de uma máquina de lavar, é um modo de lavagem que te permite ser mais amigo do ambiente, poupando água e energia.

Os modos de lavagem são sempre uma mistura de três coisas: temperatura, tempo e água. Com o modo ecológico estás a utilizar menos quantidade de água e uma temperatura mais baixa do que a maioria das definições. Contudo, por norma, acaba por ser necessária uma lavagem mais prolongada para se obter o mesmo nível de limpeza, uma vez que o aquecimento da água consome mais energia. Aliás, 90% do consumo de energia deve-se a isso.

Ainda assim, uma lavagem mais prolongada significa que a água não tem de estar quente. Assim, continuas a poupar energia, mesmo que não estejas a poupar tempo.

O que é o modo ecológico nos eletrodomésticos e como funciona?

O modo Eco ajuda-te a poupar?

Sim, uma lavagem a temperaturas mais baixas consome entre 35 a 59% menos energia do que uma lavagem a quente. Ora, menos energia significa menos eletricidade.

Isto traduz-se numa grande poupança nas tuas contas de eletricidade e, como já te falamos anteriormente, também poupas no consumo de água e, consequentemente, na fatura da mesma.

O modo ecológico funciona nas manchas difíceis?

O modo ecológico é ótimo para uma lavagem média, se tiveres tempo. Contudo, se tiveres roupa com nódoas mesmo graves, este pode não ser a tua melhor opção. Uma temperatura mais baixa pode não ser suficiente para tratar das nódoas realmente difíceis. O mesmo se aplica a cargas maiores do que a média.

Se for esse o caso, é melhor fazeres uma viagem regular. Duas lavagens com o modo ecológico, por exemplo, acabam por consumir mais energia do que uma lavagem a quente. Por isso, pondera bem na hora de escolher.

O que é o modo ecológico nos eletrodomésticos e como funciona?

Existem outras definições ecológicas?

Existem máquinas de lavar roupa que levam o modo ecológico até ao nível seguinte!

Com um gerador de bolhas, debaixo do tambor, que ajuda a molhar a água através da roupa enquanto esta ainda é suave. Isto significa menos custos e menos desperdício de água.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome