
Estás a precisar de trocar de exaustor ou colocar um exaustor na tua nova casa? Há vários fatores que deves ter em conta. Neste Guia de Compras ficas a saber tudo o que há para saber acerca de exaustores e, assim, fazer a tua escolha da forma mais acertada possível.
Na hora de adquirir um exaustor há seis perguntas que deves logo fazer, nomeadamente:
– Que tipo se adequa à minha cozinha?
– Qual a dimensão ideal para mim?
– Será que seria mais adequada uma placa de ventilação integrada?
– Quais são o níveis de ruído?
– Quais os benefícios dos exaustores inteligentes?
– É preciso mudar para um filtro diferente?
Neste artigo e noutros, vamos procurar responder-te a cada uma destas questões.
O que deves saber na hora de escolher um exaustor: Guia de Compras
Que tipo se adequa à minha cozinha?
Para escolher o exaustor ideal para a tua cozinha, há alguns fatores que precisas de considerar, como o tamanho da cozinha, a posição do fogão, o tipo de instalação possível e o teu orçamento.
Exaustor de parede
Se o teu fogão está encostado a uma parede, este é o modelo mais comum e acessível, uma vez que é eficaz na remoção do vapor e fumos.
O exaustor de parede fica instalado acima do fogão e pode ser colocado com exaustão para o exterior ou recirculação.
É fácil de instalar e existe em vários tamanhos e estilos. Alguns modelos têm uma boa capacidade de sucção — uma característica importante para cozinhas maiores.
Exaustor de chaminé
É um tipo específico de exaustor de parede, mas com um design mais característico e imponente, que lembra uma chaminé.
O exaustor de chaminé é adequado se queres dar um estilo mais tradicional ou até moderno à tua cozinha.
Tal como o de parede, este modelo é instalado na parede, normalmente acima do fogão. O tubo que conecta o aparelho ao exterior geralmente fica visível, o que contribui para o design “de chaminé” do exaustor.
Devido ao seu tamanho maior, muitos modelos de exaustor de chaminé possuem uma maior capacidade de sucção, tornando-os ideais para cozinhas grandes ou se cozinhares com frequência e de forma mais intensa.
Exaustor de ilha
Se tens uma ilha na cozinha com o fogão no centro e não há paredes próximas para instalação, então o exaustor de ilha é o indicado.
O modelo é fixado no teto, com um design imponente, e tem a função de captar os vapores de todos os lados.
Esteticamente é mais elegante e moderno, para além de ser muito eficiente na captura de odores e fumos, uma vez que fica colocado no centro da área de cozimento.
Exaustor de teto
Se tens um teto alto ou uma cozinha que não permita a instalação tradicional do exaustor de parede ou de ilha, então o exaustor de teto é a opção ideal.
Como o próprio nome indica, este modelo é instalado no teto, sendo ideal para cozinhas maiores ou com um layout que não permite instalação lateral. Este tipo de exaustor é discreto e eficiente em espaços amplos, pode cobrir toda a área do fogão de forma eficiente.
Exaustor de bancada

Este é um modelo de exaustor embutido, que fica instalado na bancada da cozinha.
O seu design é discreto e moderno, projetado para ser menos visível e ocupar o mínimo de espaço visual, sem prejudicar a eficiência na remoção de fumos, vapores e odores da comida.
Quando ativado, o exaustor de bancada é projetado ou sobe para capturar os vapores e odores diretamente da área de cozimento. Depois do uso, volta à posição original, escondido na bancada.
Tem um design minimalista e discreto, tornando-se numa opção muito procurada, com um estilo mais clean e organizado. Como é embutido na bancada, a sua capacidade de sucção pode ser um pouco mais limitada, comparativamente com os modelos de parede.
Exaustor telescópio

O exaustor telescópio é instalado em armários suspensos por cima do fogão e tem um mecanismo que permite que se estenda ou se projete para fora quando acionado, e se recolha quando não estiver a ser usado.
O seu funcionamento telescópico é o que dá nome ao modelo, uma vez que o exaustor “sai” da sua posição original de forma deslizante, proporcionando uma ventilação eficiente quando necessário.
Tem um design discreto e minimalista, que se adapta bem às cozinhas de hoje.
Exaustor de encastre

O exaustor de encastre é projetado para ser embutido, ou integrado, discretamente em móveis de cozinha, geralmente dentro de um armário superior ou numa estrutura personalizada, fica quase invisível quando não está a ser usado.
É uma opção se procuras um design mais clean e moderno, sem comprometer a eficiência na remoção de vapores, fumos e odores durante a preparação da refeição. Em alguns casos, este tipo de exaustor fica mesmo oculto, o que mantém a estética da cozinha mais minimalista.
Exaustor na placa de cozinha

Trata-te de uma solução inovadora para as cozinhas mais modernas e combina o fogão com o sistema de exaustão — tudo num único aparelho.
Este tipo de placa de cozinha tem a ventilação integrada, diretamente no próprio painel da placa, em vez de precisar de um exaustor independente instalado acima dela, como no caso dos exaustores de parede, chaminé ou outros tipos.
A ventilação está embutida diretamente na placa, geralmente na parte inferior ou no centro, permitindo que o fumo, os vapores e os odores sejam capturados diretamente na hora em que estás a cozinhar.
Este tipo de placa tem um design clean e minimalista, uma vez que elimina a necessidade de um exaustor de teto, parede ou chaminé, o que é ideal para o caso de procurares um estilo contemporâneo, onde o objetivo é evitar aparelhos expostos e manter o ambiente mais organizado.
Exaustor inteligente com Home Connect
Este tipo de exaustor incorpora tecnologia avançada, para melhorar a eficiência e o conforto na cozinha. Vai além das funções tradicionais de aspiração de fumos e odores, oferecendo recursos automáticos e conectividade.
Ajusta, automaticamente, a velocidade da ventilação com base na deteção de calor, fumo ou níveis de vapor. Por exemplo, se está a ferver água e a cozinha enche-se de vapor, o exaustor aumenta a potência sozinho.
Muitos modelos podem ser controlados à distância através de uma app no smartphone ou, até, por comandos de voz usando assistentes. Podes, por exemplo, ligar ou desligar o equipamento sem saíres da mesa.
Alguns exaustores inteligentes comunicam com a placa de indução ou com o fogão, ajustando a potência conforme o nível de calor do fogão. Quando a placa aquece mais, o exaustor aumenta a extração automaticamente.
Adapta, ainda, o nível de ruído, mantendo uma extração eficiente, mas com o mínimo de som possível, perfeito para cozinhas abertas ou jantares tranquilos.
Oferece iluminação integrada, que pode ser ajustada em intensidade e temperatura de cor (luz fria para cozinhar, luz quente para um ambiente mais acolhedor).

O próprio aparelho avisa quando é preciso limpar ou substituir os filtros de gordura ou carvão, ajudando a manter o desempenho e a prolongar a vida útil do aparelho.
Muitos modelos inteligentes são otimizados para consumir menos energia e, ao mesmo tempo, manter uma forte capacidade de extração.
Fica a saber no artigo seguinte mais respostas às perguntas iniciais que te apresentamos.
// RPT
