O que causa a condensação no frigorífico e como corrigir

Samsung

Frigorífico Samsung

Se tem reparado em acumulação de água na parte inferior do seu frigorífico e preocupa-o o acumular de condensação, estamos aqui para lhe explicar porque é que isso acontece e o que fazer para resolver o problema.

A maioria dos frigoríficos é projetada para lidar com uma pequena quantidade de condensação através de um dreno que está instalado na parte inferior da cavidade do equipamento.

No entanto, se está a começar a notar mais água do que é normal, principalmente a escorrer por dentro e por fora do frigorífico, há algumas situações a que deve estar atento e há ações que pode tentar para resolver o problema.

 

Problemas de drenagem da água

Se a água está a acumular na parte inferior do frigorífico, experimente desbloquear o orifício de drenagem e verifique se há acumulação de gelo.

Desbloquear o orifício de drenagem

A primeira coisa a verificar é o orifício de drenagem. Deverá encontrá-lo na parte traseira do frigorífico, na parte inferior da parede traseira.

Os refrigeradores são projetados para que a condensação possa ser filtrada por esse orifício numa panela pequena que fica em cima do compressor. O calor do compressor faz com que a água evapore.

Quando surgem problemas poderá estar relacionado com o bloqueio desse dreno. Tente eliminar esse bloqueio, talvez com algum pequeno arame ou um cotonete.

Verifique se há acumulação de gelo

Se tem um frigorífico combinado, de duas portas ou americano — na verdade, qualquer modelo que inclua congelador —, às vezes, o gelo pode acumular-se na parede traseira do seu eletrodoméstico. Se tiver demasiadas coisas dentro pode ser essa a causa, uma vez que fica impedida a circulação de ar que mantém-no livre de gelo.

O acumular de gelo pode estar a impedir a drenagem da água. A única maneira de corrigir a situação é descongelar o congelador, desligando-o e deixando o gelo derreter.

Quando o congelador estiver sem gelo, é uma boa ideia verificar o orifício de drenagem para garantir que esteja limpo antes de ligá-lo novamente.

 

Corrigir problemas de condensação

Quando abre a porta do frigorífico, a entrada de ar quente pode causar a formação de gotas de água na parede traseira ou no teto do mesmo. Há algumas ações que pode fazer de forma a reduzir ao máximo a condensação.

Antes de mais, verifique se a comida está à temperatura ambiente ou mais baixa antes de colocá-la no frigorífico.

Se o seu equipamento não está devidamente pousado no sítio — nivelado —, a água não fluirá para o ralo corretamente. Os “pés” devem ser de tamanho ajustável, pelo que pode alterar o nivelamento do frigorífico.

Verifique se a porta fecha corretamente e a junta de borracha forma uma vedação completa. Para testar, tente fechar a porta com uma folha de papel “entalada”. Se depois de fechar conseguir retirar a folha sem problemas, o lacre pode estar demasiado solto e pode precisar de ser substituído.

A temperatura do frigorífico não deve estar muito alta, ou seja, demasiado fria. O ideal é que esteja definida entre os 0º e os 5º graus.

Feche sempre a porta do frigorífico o mais rápido possível depois de a abrir. Deixar a porta aberta permite a entrada de ar quente e aumenta a possibilidade de condensação.

Por fim, tenha a certeza de que o frigorífico está limpo por dentro e por fora. Limpe bem as vedações da porta — a tal junta de borracha — para garantir que está a fazer o contacto adequado com o equipamento.

Se depois de ter tentado todas estas soluções o problema persistir, e se ainda por cima o seu equipamento tiver mais de 10 anos, poderá ser boa ideia considerar substituí-lo. Se é esse o caso, não se esqueça de fazer todas as medidas para saber se o novo vai caber e tomar todos os passos corretos antes de o ligar, para prolongar a vida útil do equipamento.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome