/

O iPhone está cada vez mais lento? 5 formas de o acelerar

O iPhone está cada vez mais lento? 5 formas de o acelerar

Sentes que o teu smartphone Apple está cada vez mais lento? Isto é algo que pode acontecer e não significa que haja algo errado com o equipamento. Experimenta colocar em prática estes truques para acelerar o iPhone e verás que este terá um melhor desempenho.​

As atualizações no software do teu iPhone tornaram o smartphone lento? Independentemente do modelo que adquiriste, é normal que isto aconteça sempre que executas uma nova versão do iOS. Afinal, o hardware tem de se esforçar para acompanhar o software cada vez mais moderno e exigente. Experimenta colocar em prática os truques que te mostramos de seguida para o tornar mais rápido.

 

5 dicas para acelerar o iPhone

1 Libertar memória

Alguns dos truques são simples, mas tornam-se cruciais para acelerar o iPhone. Uma das dicas mais importante é relativa ao espaço de armazenamento. Certifica-te de que ainda tens memória livre no dispositivo e se há alguma forma de libertar ainda mais algum espaço.

Há alguns softwares gratuitos que limpam rapidamente a memória​ e, por consequência, aceleram o telemóvel. Um deles é o Battery Saver, disponível na App Store. Esta app mostra-te quanta memória usaste e quanta memória livre te resta. Poderá fazer toda a diferença se o iPhone estiver a demonstrar lentidão.​

Quanta mais memória livre tiveres, melhor o desempenho do aparelho, pelo que se isso não acontecer tenta uma das outras dicas.

2 Fechar aplicações

Quantas vezes te esqueces de fechar as aplicações que vai abrindo no telemóvel? Apesar destas atuarem em segundo plano, ocupam espaço na memória que interfere diretamente na velocidade do aparelho. Deixa em aberto apenas aquelas que utilizas de forma regular ao longo do dia: este gesto irá contribuir para a longevidade da bateria do telemóvel.​

Da mesma forma, convém rever periodicamente as aplicações que tens instaladas, descartando aquelas que não utilizas, assim como fazes quando limpas o guarda-fatos e decides livrares-te da roupa que já não usas.​​

3 Limpar o histórico

Este é mais um pequeno gesto que pode contribuir para acelerar o iPhone. Limpa regularmente o histórico das tuas pesquisas ​no browser que usas. Mesmo com a desvantagem de deixares de receberes sugestões por parte dos motores de busca com base em pesquisas anteriores, este gesto é algo simples que acaba por influenciar na velocidade​e do teu smartphone Apple.

Dito isto, lembra-te de que algumas das tuas preferências e registos também podem ser eliminados, pelo que, antes de o fazeres, certifica-te​ de que guardas as palavras-passes e outras informações que não sabes de cor — é natural ter o hábito de usar o sistema que preenche automaticamente do navegador.

4 Downloads e atualizações automáticas​

Cada vez mais nas redes sociais a bateria e o armazenamento do nosso telemóvel ficam em perigo caso não cancelemos a reprodução automática de vídeos e não estejamos atentos aos downloads automáticos de aplicações de chat. O mesmo acontece com as atualizações automáticas que ocorrem em segundo plano e que drenam a vida do nosso equipamento.

Nas configurações do teu equipamento cancela esta opção e, assim, irás eliminar uma sobrecarga do teu iPhone.

5 Fotografias e outros ficheiros arquivados

Com a crescente adesão à fotografia e aos vídeos é importante que definas uma via alternativa ao armazenamento das fotografias. Estas ocupam muito espaço e facilmente podes deixá-las acumular.

Por isso, para que guardar fotografias não se revele um problema, opta por utilizar o próprio software de transferência do iPhone para transferir de forma segura as fotografias e restantes ficheiros arquivados. Deste modo, estarás a garantir o espaço necessário na memória do teu telemóvel.

 

Cuidar destes pormenores regularmente vai contribuir para a longevidade do teu equipamento e para a preservação da velocidade na hora de o utilizar. Quando o fazes é como se estivesses a libertar informações desnecessárias e que acabam por atrasar o processamento do telemóvel quando se acumulam.

Tenta aperceber-te dos indícios que possam estar a atrasar o teu telemóvel e observa quais as melhorias que podes efetuar. Reiniciar o equipamento é uma das primeiras coisas que fazemos e pode, de facto, contribuir para o restauro da velocidade. Ainda assim, com o crescente uso do telemóvel, facilmente podemos entupir o espaço de armazenamento e com isto prejudicar o processamento do mesmo. Fica atento e realiza a limpeza do mesmo regularmente.​​

// RPT

Mais recentes