/

O 5G vai elevar a sua conexão wireless ao próximo nível

Mãos de mulher a trabalhar no computador portátil MateBook 13 da Huawei

A próxima geração de banda larga móvel está um passo mais perto. A 5G traz uma velocidade de ligação à Internet com a qual atualmente só podemos sonhar.

A 5G anda nas bocas do mundo, mas nem todos sabem o que é, o que significa, nem quais as inovações tecnológicas envolvidas. Atualmente, uma conexão estável de Internet é praticamente considerada uma necessidade básica — para trabalhar, claro, mas também para todo o tipo de comunicação e atividades recreativas.

A tecnologia tem vindo a facilitar cada vez mais a nossa vida e, atualmente, não são apenas os telemóveis e os computadores que requerem acesso à Internet móvel. Por isso mesmo, as ligações influenciam praticamente tudo o que nos rodeia.

Aquilo que parecia ficção científica está a tornar-se uma realidade no presente. Há anos que se houve falar das conexões 5G, mas parece que agora estão mesmo a chegar. É importante esclarecer que ainda não há uma definição oficial para a 5G. No entanto, há algumas características com as quais as principais empresas envolvidas nesta discussão estão de acordo. Vejamos.

 

O que é a 5G?

Se tem um smartphone e o usa para ir à Internet, deve ter reparado que a banda larga móvel percorreu um longo caminho nos últimos anos.

Tecnicamente falando, a tecnologia sem fios começou com a 1G. Já se falava de 2G quando as empresas de telecomunicações possibilitaram aos utilizadores enviarem mensagens de um dispositivo para o outro, mas foi a 3G que introduziu o acesso à Internet.

A 4G não apenas otimizou a tecnologia 3G, tornando o alcance muito mais amplo, como também melhorou a velocidade de download e upload de conteúdo. De seguida veio o LTE (do inglês “long term evolution”), que tornou a tecnologia 4G ainda mais rápida.

De modo geral, estas “gerações” têm sido definidas de acordo com a velocidade da sua transmissão de dados.

Significativamente mais rápida e muito mais poderosa, a 5G é a próxima geração de banda larga móvel. O salto tecnológico é superior ao que foi dado quando passamos de 3G para 4G. Irá abrir um novo conjunto de possibilidades, não apenas de como usamos os nossos telemóveis, como todos os outros dispositivos inteligentes no futuro.

 

Quais as diferenças para a 4G?

A 5G será construída com base na atual 4G LTE, com uma velocidade significativamente mais rápida e com a capacidade de suportar o grande aumento do número de dispositivos que requerem acesso à Internet, desde os eletrodomésticos, aos acessórios. O tempo de latência também será muito inferior, possibilitando maior velocidade de download.

Enquanto a velocidade de transferência da 4G LTE pode alcançar 1GB por segundo, a 5G aumentará a velocidade de download para até 10GB por segundo. Em termos práticos, estamos a falar de segundos para descarregar um filme completo em HD, em vez de horas. Isto em modo wireless, porque será ainda mais eficiente nas conexões por fios, como as fibras que se ligam à sua casa.

Videochamadas sem lag — aqueles “soluços” irritantes —, transferências de informações rapidíssimas, carregamento instantâneo de páginas da web e muito mais sem drenar a sua bateria, uma vez que a 5G não precisa de tanta energia para funcionar como a sua predecessora.

 

Para que será usado a 5G?

Tendo em conta a velocidade de funcionamento, a 5G é o principal recurso para viabilizar a implementação da Internet das Coisas, cuja principal característica será o incentivo para a melhor integração dos dispositivos conectados à Internet, como as Smart TVs, automóveis, serviços de segurança, entre outros.

Obter conteúdo de realidade virtual no seu telemóvel é uma realidade bem possível, devido às rápidas velocidades de circulação de dados. Qualquer jogo — que envolva realidade virtual ou não — pode ser jogado em modo multiplayer sem nenhum atraso entre si e os seus colegas de equipa.

Carros sem condutor são uma realidade cada vez mais próxima: como as redes 5G são muito rápidas, os carros podem comunicar entre si ou receber instruções de um hub central, eliminando completamente a necessidade de semáforos, por exemplo.

A casa inteligente torna-se mais eficiente: 5G permite que os dispositivos em sua casa se comuniquem. É tão poderoso que pode até ser usado para conectar cidades inteiras.

 

Quando é que lhe posso deitar as mãos?

Ainda a 4G não foi implementada em todo o lado e já a 5G poderá chegar primeiro, sendo instalada à frente da sua antecessora.

A 4G requer conexão com fibra, enquanto a 5G não. Ou seja, a banda larga residencial 5G é mais fácil de ser distribuída pelas operadoras que as linhas de fibra ótica, que têm de ser instaladas em cada residência, com custos operacionais muito elevados. As operadoras de telecomunicações podem instalar redes de fibra ótica nas torres e antenas, ao invés de fazê-lo em todas as ruas. Depois podem simplesmente fornecer aos utilizadores modems sem fio.

No entanto, a 5G irá operar somente em altas frequências, o que requer que as torres e antenas de telecomunicações estejam relativamente próximas umas das outras, uma vez que sinais de frequências mais altas não percorrem distâncias tão longas. As empresas de telecomunicações terão que melhorar as suas infraestruturas para acomodar a tecnologia 5G.

Mesmo que a nova tecnologia de rede ainda leve algum tempo a ser fornecida aos utilizadores, é evidente que os equipamentos atuais podem — e devem — desde já ser substituídos, de modo a preparar a chegada da nova velocidade de banda larga móvel.

Alguns dos maiores nomes do setor de banda larga móvel já estão a desenvolver protótipos 5G, mas ter essa tecnologia no seu telemóvel não é uma probabilidade num futuro a curto prazo. Estima-se que apenas se torne de uso corrente em 2020.

 

Será a 5G realmente necessária?

Fundamentalmente, a 5G é necessária para dar resposta ao aumento massivo do número de dispositivos que requerem acesso à Internet móvel. Com aproximadamente 6,4 mil milhões de dispositivos conectados por todo o mundo, uma conexão mais rápida com melhor capacidade de download e upload torna-se cada dia mais imprescindível.

Consegue imaginar-se a fazer o download de seis filmes em alguns segundos e transmitir ao vivo um vídeo com os seus amigos, tudo ao mesmo tempo? Com a 5G isso irá acontecer.

// RPT

Mais recentes