A Nintendo Switch 2 já está disponível! Sabemos que estavas ansioso por este momento, e nós vamos contar-te tudo sobre esta nova consola.
Em apenas quatro dias foram vendidas mais de 3,5 milhões de unidades, o que significa que esta é a consola, da empresa, que mais rapidamente vendeu até à data.
“É o número mundial de vendas mais elevado de qualquer equipamento da Nintendo nos primeiros quatro dias”, afirmou a empresa japonesa num comunicado. A primeira Switch vendeu 2,7 milhões de unidades. Já a Playstation 5 da Sony vendeu 3,4 milhões de equipamentos nos primeiros quatro dias.

Nintendo Switch 2: todos a querem e já bate recorde da empresa
De acordo com Jensen Huang, CEO da NVIDIA, há três grandes observações a destacar. Diz que a Nintendo Switch 2 tem “os gráficos mais avançados já implementados num dispositivo móvel”.
Isto inclui “Ray Tracing, High Dynamic Range para efeitos de iluminação e sombra aprimorados e uma arquitetura que garante compatibilidade com versões anteriores”.
A segunda novidade está nos processadores dedicados de Inteligência Artificial (IA), que podem aprimorar e animar a jogabilidade em tempo real.
Os Tensor Cores permitem suporte a DLSS Sleep, o que permite que os jogos sejam renderizados em resoluções nativas mais baixas e ampliados em IA.
Huang destaca o “consumo de energia ultrabaixo”, uma vez que a Nvidia otimizou a tecnologia de processo de semicondutores, especificamente para alto desempenho num dispositivo portátil, para que a consola “possa ser levada para qualquer lugar”.
“Fãs de todo o mundo estão a demonstrar o seu entusiasmo pela Nintendo Switch 2 como uma forma atualizada de jogar em casa e em qualquer lugar”, afirmou Doug Bowser, Presidente e Chief Operating Officer da Nintendo of America.
A nova versão da consola mantém o formato híbrido que conquistou os jogadores, mas aposta num ecrã maior e em melhorias gráficas significativas. Entre os jogos disponíveis no lançamento está Mario Kart World.
O destaque é mesmo o novo sistema de ímanes para ligar os Joy-Con ao corpo da consola. Os ímanes são colocados na própria consola e prendem-se aos botões SL/SR, que são de aço e largos o suficiente para serem facilmente acessíveis quando usamos um único Joy-Con para jogar.
O ecrã foi o que mais deu que falar, visto que os utilizadores ficaram impressionados como o novo LCD 7.9. Os 1080p e 120 Hz são uma melhoria evidente, comparados o ecrã da geração anterior, o que torna a experiência portátil muito mais agradável, especialmente para longas sessões de jogo ou em casos em que exista muita informação de leitura.
A tecnologia DLSS garante um upscale a 4K no modo TV, para que o mesmo impacto visual em modo portátil seja sentido no televisor.
O stand da consola é ligeiramente mais largo do que no modelo anterior, de modo a incluir uma ventoinha, que se revela bastante útil quando a máquina aquece demasiado.
A experiência TV beneficia imenso das tradicionais cores vibrantes dos jogos Nintendo. Mario Kart World com a resolução 4K é íncrivel e, tanto The Legend of Zelda: Breath of the Wild, como Tears of the Kingdom parecem outros jogos.
O som da Switch 2 é notável, pois conta com um sistema surround. Acresce ainda o Rumble HD 2, integrado nos Joy-Con, e que garante, assim, vários níveis de intensidade, chegando ao ponto de conseguir emitir sons.

O microfone também é algo a destacar, uma vez que, segundo os utilizadores, é capaz de capturar o som da tua voz a vários metros de distância, ao mesmo tempo que cancela ruídos envolventes.
Assim, a experiência de GameChat ficou verdadeiramente interessante.
Jogar ficou ainda mais emocionante com a Nintendo Switch 2. De que estás à espera para levares a tua para casa?
// RPT