Ultimamente, as webcams têm sido difíceis de encontrar no mercado. Se já dispõe de uma câmara digital pode usá-la para o mesmo efeito e obter um grande aumento na qualidade do vídeo para as suas videochamadas.
Desde o surgimento da pandemia mundial e da necessidade de ficarmos mais por casa, devido ao distanciamento social profilático, que as reuniões através de videochamadas tornaram-se muito mais usuais. Assim, muitas pessoas recorreram à compra de uma webcam.
Se também precisa de uma câmara extra, mas o stock de webcams está esgotado, ou até se já possui uma câmara digital — também denominadas de DSLR ou mirrorless —, pode usar esse equipamento em substituição da webcam.
Naturalmente, irá sempre depender do modelo que possui. Também será necessário algo para a colocar na posição correta, como um tripé. Há 3 métodos possíveis.
1 Use o software da sua câmara
Antes de mais nada, deve verificar se a sua câmara digital suporta esse recurso nativamente por meio do software ou dos drivers do fabricante. Para isso, a melhor forma é consultar o manual que veio junto com o equipamento. Também poderá encontrar softwares para o seu modelo específico disponíveis para transferência no site do fabricante.
Pode sempre pesquisar pelo seu modelo de equipamento e adicionar a palavra webcam. Se os tutoriais que surgirem recomendarem placas de captura e adaptadores HDMI é pouco provável que o seu equipamento possa ser usado como webcam através de USB.
Depois de transferir e instalar os drivers, a sua DSLR deverá ser reconhecida como um dispositivo de captura pelo seu computador Windows ou Mac. De seguida, poderá selecioná-la como qualquer dispositivo de entrada em qualquer aplicação que use (Zoom, Google Meet, Slack, Skype, Discord, FaceTime, entre outras).
Caso confirme que a sua câmara não dispõe de suporte para o modo webcam não se preocupe. Há outras opções.
2 Usar um adaptador HDMI para USB
Para uma configuração com toda a qualidade, o melhor método será sempre a ligação HDMI. Esta técnica usa um feed de vídeo “em bruto” e não compactado diretamente da sua câmara DSLR e transforma-o num feed de webcam USB. A qualidade é imbatível, mas para que funcione irá precisar de alguns acessórios.
A câmara digital tem que ser compatível com o dispositivo de captura escolhido. Muitas câmaras oferecem uma saída HDMI para uso com gravadores externos, o que significa que não há sobreposição ou configurações da câmara visíveis (quanto espaço ainda tem em disco, a percentagem da bateria, …) no ecrã.
Se o seu equipamento fotográfico tem uma porta de saída HDMI (ou saída mini-HDMI) é meio caminho andado. Para testar, conecte a câmara a uma TV ou monitor e verifique o que aparece no ecrã.
Para capturar vídeo, precisará de um adaptador HDMI em USB. Depois de conectada, a câmara aparecerá como um dispositivo de captura e poderá usá-la como uma webcam.
3 Usar uma aplicação externa
Caso haja compatibilidade com o seu equipamento, pode usar uma aplicação externa para transformar a sua DSLR numa webcam. Recomendamos a app Sparkocam — apenas para computadores Windows —, a qual funciona com câmaras Canon e Nikon.
Tanto quanto sabemos, não há alternativas a esta app, que não é grátis. Existem versões separadas para Canon e Nikon, uma que suporta ambas e outra que se concentra noutros recursos, como tela verde e filtros.
Esta pode ser a única solução para algumas pessoas, mas antes de se direcionar nesta alternativa considere o método referido no ponto anterior.
Microfone para maior qualidade sonora
Os microfones das câmaras fotográficas geralmente não são a melhor solução sonora, até porque não é esse o foco do equipamento. Podem mesmo registar algum som adicional do mecanismo de foco da lente, o que é indesejável.
Adquirir um microfone pode tornar as suas videochamadas muito mais agradáveis, uma vez que não irá precisar de se repetir várias vezes porque alguém do outro lado da linha não entendeu o que disse devido à fraca qualidade do som.
Como alternativa, uns fones com micro embutido também são boa ideia. Alguns computadores vêm com microfones aceitáveis, que também podem funcionar.
// RPT