Não lave a louça à mão, utilizar a máquina de lavar é mais eficiente

Utilizar a máquina de lavar louça em vez de a lavar à mão é a forma mais higiénica, eficiente e até ecológica de tratar da sua louça. Já para não falar do aspeto prático e do tempo que se poupa.

Devido à pandemia de coronavírus, lavar a louça corretamente é mais importante do que nunca. Garantir que todos os utensílios relacionados com a culinária estão devidamente limpos e desinfetados é fundamental para evitar a propagação de bactérias e de germes, mas também de vírus.

Estudos provam que utilizar a máquina de loiça é a forma mais eficiente de garantir essa limpeza profunda, que evita a propagação da covid-19.

 

Usar a máquina de louça é a melhor solução

Se possui uma máquina de lavar louça, está com sorte. Estes eletrodomésticos são a forma mais eficiente de manter a louça devidamente limpa.

A temperatura da água é a principal diferença entre lavar à mão e utilizar uma máquina e esta diferença é fundamental. É provável que use água fria ou morna enquanto lava os pratos e outros utensílios de cozinha. Por muito que goste de água quente, é provável que não chegue nem perto do calor necessário para tornar a louça verdadeiramente livre de bactérias.

Não é fisicamente possível as nossas mãos aguentarem a temperatura da água quente (60ºC ou mais) que muitas máquinas de lavar louça usam para deixar tudo realmente limpo e desinfetado.

Naturalmente, estes eletrodomésticos têm funcionalidades que vão muito além de aspergir água muito quente. As máquinas atuais cada vez mais incluem um número crescente de recursos de alta tecnologia que são altamente eficientes na tarefa para as quais foram concebidas.

O design das prateleiras, o spray dos jatos de água e outros aspetos são adaptações para melhorar o desempenho. Para além disso, os vários programas incorporados permitem ao utilizador selecionar o método de limpeza, dependendo da quantidade de louça que inseriu e do nível de sujidade na mesma.

 

O pano e/ou esfregão de cozinha

Outra forte razão pela qual a máquina de lavar louça é a opção mais higiénica é a questão do pano ou do esfregão de cozinha. À primeira vista não parece, mas estes objetos são um dos maiores recipientes de germes de uma casa, contendo facilmente milhões de bactérias.

Assim sendo, ao combinar esse fator com o uso de água morna (ineficiente a eliminar germes e bactérias, como já referido) quando lava à mão, facilmente compreenderá o porquê de o método manual ser menos higiénico do que através do uso do eletrodoméstico.

 

As máquinas são mais ecológicas

Para além de ser a opção mais higiénica, usar uma máquina de lavar louça também é a opção mais ecológica. Lavar a louça à mão usa três vezes e meia mais água do que uma máquina de lavar louça, além de consumir mais tempo e energia.

Ao longo do tempo e com a evolução da tecnologia, as máquinas são cada vez mais eficientes a nível energético, o que se traduz em equipamentos mais amigos do ambiente (e também da sua carteira), principalmente se tiverem uma classificação energética A ou superior.

Por todos estes motivos, pondere seriamente utilizar uma máquina de lavar louça como parte da sua rotina diária. A limpeza que este equipamento representa, como pode verificar, vale bem a pena.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome