//

Trotinetes ou bicicletas elétricas: regras de segurança e circulação

Trotinetes ou bicicletas elétricas: regras de segurança e circulação

As trotinetes ou bicicletas elétricas estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, por serem práticas e económicas. No entanto, é necessário ter em atenção as regras de segurança e circulação, durante a sua utilização.

Se ficas curioso(a) ou com vontade de comprar uma trotinete ou bicicleta elétrica quando vês as pessoas a passar por ti a andar num desses equipamentos elétricos, este artigo vai ajudar-te a compreender quais são as regras básicas que deves ter em conta.

Regras de circulação na via pública

Decreto-Lei nº 102-B/2020, entrou em vigor no início de 2021, regulando a utilização de trotinetes e bicicletas elétricas, de forma a garantir a manutenção das regras de segurança e circulação na via pública.

Tendo em consideração este Decreto-Lei, tanto as trotinetes como as bicicletas elétricas são equiparadas aos velocípedes.

Há regras que deves saber antes de acelerares

As trotinetes e as bicicletas elétricas não podem exceder a velocidade de 25 Km/h, por isso, aconselhamos-te a sair de casa com tempo para que a pressa não seja tua inimiga.

Estes equipamentos de mobilidade elétrica não devem circular nas ciclovias. Quando estas não existem, devem circular na estrada, encostadas à direita, mantendo uma distância de segurança dos outros veículos.

Também não é possível conduzi-los nos passeios, apenas em situações como: se levados pela mão, se o município o permitir ou se se tratar de uma trotinete ou bicicleta elétrica conduzidas por crianças até 10 anos.

É possível estacionares nos passeios, desde que não perturbes a circulação dos peões.

À noite e em dias em que a visibilidade é reduzida, como em dias de chuva, deves utilizar equipamento refletor, para que te vejam e evitar possíveis acidentes.

Deves ceder passagem, respeitar a sinalização luminosa e as restantes regras de trânsito. No caso de manobras e mudanças de direção, estas devem ser sinalizadas com as mãos.

Deves ter sempre contigo o teu documento de identificação, sendo obrigatório se conduzires uma trotinete ou uma bicicleta elétrica.

Regras de segurança

Andar de trotinete ou bicicleta elétrica pode ser considerado um momento de lazer e diversão, principalmente para os mais jovens. No entanto, é importante priorizares a tua segurança e daqueles que te rodeiam.

Mantém-te em segurança com as seguintes dicas

No que toca ao uso de capacete, apesar de ser recomendado, não é obrigatório. No entanto, o seu uso, pode proteger-te de quedas ou acidentes.

Esquece as boleias! Para que a viagem corra bem e não tenhas de pagar nenhuma multa, o melhor é não transportares outra pessoa contigo.

Não é permitida a utilização de telemóveis e auscultadores. Em relação a auriculares, tal como acontece no caso de conduzires um carro, apenas podes utilizar um, deixando o outro ouvido livre.

Se o objetivo for ir a um festa, vai de boleia. Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas. Podes ser multado(a) se a taxa de alcoolemia detetada for superior à permitida pelo Código da Estrada, mesmo não sendo necessário teres carta de condução.

// RPT

Mais recentes