//

Mitos: os Macs são melhores para um designer gráfico?

Durante anos, os Macs foram preferidos no mundo do design, enquanto os PCs Windows dominaram o mundo dos negócios. Mas agora que a tecnologia está mais desenvolvida do que nunca, a escolha do designer entre um Mac e um PC acabou de ficar mais fácil — depende sempre da sua preferência.

Vamos dar-lhe algumas luzes para escolher qual o sistema operativo (e equipamento) que funciona melhor para si, caso seja designer gráfico ou simplesmente queira melhorar as suas competências no mundo da multimédia.

 

Como escolher o computador certo para designers

Ao olhar para o trabalho de um designer gráfico, grande parte do trabalho exige o manuseamento de gráficos, cores, lettering, formas e sombras.

Muito do que fazemos nos nossos computadores é baseado no navegador que utilizamos e muitos dos ficheiros trabalhados ficam na nuvem. Para além disso, muitos dos programas de software que antes eram desenvolvidos para uma plataforma, agora são desenvolvidos para ambas. Assim sendo, como escolher?

Mac e/ou PC: o que sabemos de antemão

Ao compararmos os Macs com os PCs, encontramos algumas diferenças. A Apple costuma focar-se nas cores e nas fonts, a assistente digital é a Siri, não existem laptops touchscreen, mas os computadores podem ser conectados com outros dispositivos táteis como os iPads, que são imprescindíveis para designers que fazem ilustração.

Já os PCs Windows conseguem resultados semelhantes aos Mac, a assistente digital é a Cortana e existem alguns portáteis touchscreen, podendo estes serem aproveitados em trabalhos gráficos como tablets. Algo importante a mencionar é que ambos os softwares do Mac e PC estão disponíveis tanto para Mac como para PC.

Trabalhar em casa num portátil Apple MacBook

Se tem experiência anterior com qualquer um dos sistemas operativos, provavelmente não terá problemas em escolher o que mais usa. As duas opções fornecem potência de software e hardware necessária para criar gráficos e ambos oferecem suporte a dispositivos periféricos como mesas e canetas digitais, tablets e assistentes que facilitam o seu trabalho.

Independentemente de escolher um Mac ou PC, deve conhecer os pontos fortes e as limitações de cada um. Os Macs geralmente são mais caros, mas têm a grande vantagem de compatibilidade entre dispositivos (iPhone, iPad ou Mac).

Outras marcas poderão ter modelos mais acessíveis e outro tipo de software disponível, mas não têm a integração perfeita entre dispositivos como Apple macOS, iPadOS, iOS ou até o watchOS.

Gráficos, cor, fonts: os 3 pilares do designer

A Apple tem como objetivo fazer com que fontes, cores e designs funcionem em várias plataformas com o mínimo de esforço.

O manuseamento de gráficos, cores e tipos de letra é uma parte significativa do trabalho de um designer gráfico. Devido à perpetuação do mito de que os equipamentos Apple seriam mais indicados para um designer, a empresa tirou proveito e concentrou-se em melhorar o manuseamento de cores e fonts, especialmente ao passar do ecrã e do ficheiro para a impressão.

Se tivesse que escolher entre um Mac e um PC apenas por esse fator, a Apple teria uma pequena vantagem. No entanto, os mesmos resultados podem ser obtidos num PC. Para web design, nenhum dos dois sai vitorioso, já que é preciso aceder aos dois sistemas operativos para testar os seus sites em todas as plataformas.

Software: ambas as plataformas têm o que precisa

Os sistemas operativos dos Macs e dos PCs são robustos. O Windows 10 oferece ecrãs sensíveis ao toque, gestão de janelas e a assistente pessoal Cortana. A Apple ainda não adotou ecrãs de computador sensíveis ao toque, mas a Siri está disponível em PCs desktops e portáteis.

Por outro lado, a Microsoft 365 disonibilizou as apps Windows mais populares do mundo para utilizadores de Mac. Para além disso, os PCs com Windows têm uma vantagem em software de gaming.

Computador portátil Windows

Enquanto os Macs deram um salto inicial na música com o iTunes, GarageBand e o serviço Apple Music, o campo nivelou-se quando o iTunes e o Apple Music se tornaram disponíveis para PCs. Ambos oferecem acesso à cloud para armazenamento e colaboração, mas o software de edição de vídeo disponível para macOS (Final Cut Pro) é mais robusto.

No que diz respeito ao design gráfico, não há diferença significativa no software disponível para Mac ou PC. Todos as principais aplicações, incluindo apps profissionais do Adobe Creative Cloud como Photoshop, Illustrator e InDesign, são desenvolvidas para ambas as plataformas.

Como o Mac costuma ser considerado o computador do designer, existem algumas ferramentas e apps úteis que são exclusivos para Mac. Porém, existe mais software disponível para PC, especialmente se estiver focado num determinado setor, gaming ou renderizações 3D para arquitetura, por exemplo.

Facilidade de uso: Macs são mais fáceis de usar

A Apple concentra o seu sistema operativo na facilidade de uso, introduzindo novos recursos a cada lançamento que melhoram a experiência do utilizador. Embora a Microsoft tenha melhorado a experiência do utilizado no sistema operativo Windows, a Apple vence na categoria facilidade de uso.

Veredito final

A escolha pode passar pela sua familiaridade com o Windows ou o macOS. Como a Apple fabrica os seus próprios computadores, a qualidade é relativamente alta, o que se reflete, compreensivelmente, no preço. Já o Microsoft Windows é executado em computadores poderosos e em computadores não tão poderosos.

Os iMacs são excelentes opções para trabalhar a partir de casa, já que são poderosos o suficiente para tarefas de design gráfico.

Mas se está a começar no mundo do design, provavelmente fará bom uso de um PC com Windows 10 e pode, por isso, investir em aplicações poderosas que lhe permitem desenvolver as suas capacidades enquanto designer. A sua criatividade, e não o custo do computador, determina o resultado do seu trabalho.

// RPT

Mais recentes