O streaming redefiniu a experiência de entretenimento doméstico. Neste contexto, os Media Streaming proliferaram. Um deles é o Mini PC’s Android, equipamento cheio de vantagens.
Queremos ser os donos do nosso tempo e dos conteúdos que nele visualizamos. Para isso temos duas soluções: uma Smart TV ou um aparelho de Media Streaming.
Para quem prefere a segunda opção, há muitos modelos à escolha. Entre eles estão os Mini PCs Android, que têm ganho bastante popularidade nos dias que correm. O motivo para isso reside nas imensas qualidades deste equipamento.
Um Mini PC Android pode ter dois formatos: set-top box (caixa) ou dongle (tipo pen), ambos conectam-se facilmente ao televisor — quer seja Smart TV ou não.
Uma vez que pode ser produzido por diversas marcas e oferece uma vasta gama de funcionalidades, os Mini PCs não têm um formato definido, podendo ter as mais diversificadas características. A única coisa que todos eles têm em comum é a capacidade de executar o sistema operacional Android TV.
O que é o sistema operativo Android TV?
O Android TV é o sistema operativo Android projetado especificamente para ser usado na televisão. Surge por volta de 2014 e pode ser encarado como o sucessor da Google TV. Este sistema operativo também é muitas vezes o usado nas Smart TVs.
Tal como a versão para smartphone, o sistema operativo Android é bastante fragmentado, de tal forma que diversos fabricantes o alteraram para servir os seus próprios propósitos.
Pequeno em tamanho, grande em funcionalidades
Os utilizadores destes Mini pc’s Androids têm acesso à Google Play Store, embora esta não apresente os mesmos conteúdos do que os que nos habituamos a ver no telemóvel, naturalmente. Algumas aplicações têm compatibilidade com ambos os aparelhos — smartphone e televisor —, mas nem todas.
No entanto, as aplicações que realmente quer estão lá. Referimo-nos à utilidade mais popular deste equipamento: a possibilidade de ver filmes, séries e programas de televisão em streaming, recorrendo, por exemplo, à Netflix, Hulu, Amazon Prime Video, YouTube, HBO Go e muitos outros.
As especificações técnicas variam muito, pelo facto atrás referido de que o Android TV Box pode ser fabricado por várias marcas diferentes. O ideal é que tenha, pelo menos, um processador quad-core e memória RAM de 1 GB, para obter melhor performance na reprodução de vídeos em Full HD. É o bastante para aplicações como o YouTube e a Netflix. Quem diz vídeo, diz também aplicações de música, como o Spotify.
As caixas, normalmente, incluem um comando, para que possa controlar a sua box à distância com todo o conforto. Pode, ainda, fazer o download de uma aplicação de controlo remoto no seu smartphone e usá-lo para o mesmo efeito, como se fosse o cursor de um rato de computador.
A competir com a popularidade do streaming, estão os jogos. Este formato de conteúdo alternativo tem cada vez mais adeptos. Algumas caixas de TV Android — mais notavelmente, o Nvidia Shield — oferecem plataformas de jogos. Se dá prioridade aos jogos, então é importante que a RAM seja de 2 GB e que tenha uma GPU — unidade de processamento gráfico — superior.
Porquê Mini PCs Android
Se considera estas vantagens insuficientes, saiba que há muitas mais, dependendo do aparelho em si e do fabricante do mesmo.
Por exemplo, pode transmitir conteúdo do seu smartphone, tablet ou computador diretamente para a sua televisão. Com a Android TV box também terá acesso a conteúdo multimédia a partir de armazenamento local.
Dependendo do fabricante, o equipamento pode ter entradas de USB e de cartão SD. Pode usar as portas USB para ligar teclados, ratos, comandos de jogos e outros periféricos, ou usar a ligação por Bluetooth, se a box a tiver.
Se personalização, flexibilidade e integração com outros aplicativos e serviços do Google é algo que lhe agrada, então um Mini PC Android é a opção ideal para si. Quanto mais recente for a versão de Android do seu equipamento melhor: não só porque um sistema atual oferece mais recursos e compatibilidade com aplicações, como também maior segurança.
Dada a grande variedade de preços, pode facilmente instalar um aparelho de TV Android premium no televisor principal de sua casa e usar dongles mais baratos nos outros, obtendo assim uma experiência consistente em toda a sua habitação, por um preço razoável.
// RPT