Capaz de preparar uma grande variedade de refeições, entre muitas outras vantagens, um mini-forno pode ser um pequeno equipamento, mas dá muito jeito na cozinha.
Um eletrodoméstico que pode ser colocado em qualquer lugar da bancada da cozinha sem ser um incómodo e ainda funcionar quase como se de um forno convencional se tratasse, é um eletrodoméstico que vale a pena conhecer.
O que é um mini-forno?
Um mini-forno, tal como o nome indica, é um pequeno eletrodoméstico de cozinha. Em termos de aspeto, tanto pode assemelhar-se a um forno em miniatura ou a um micro-ondas — ou até pode nem ter nada a ver, como as populares “patuscas“.
Funciona a eletricidade e costuma conter uma porta frontal que pode ser aberta para baixo ou para os lados — dependendo do modelo. Pode incorporar uma prateleira de metal, para poder colocar um alimento em cima e outro em baixo, e pode colocar este equipamento em cima da bancada na cozinha.
Esta ferramenta pode ser muito útil para confecionar pizzas ou bolos, torrar fatias de pão, e muito mais.
As vantagens de um mini-forno
Muito fácil de usar
Tal como um micro-ondas, os mini-fornos são muito fáceis de usar: basta pressionar dois ou três botões para os programar. Para além disso, uma vez que normalmente se coloca este eletrodoméstico na bancada da cozinha também é mais fácil de ligar do que um forno, para o qual tem que se curvar.
Fácil de limpar
Limpar os eletrodomésticos da cozinha é um trabalho desconfortável e gorduroso, que pode levar horas. Um mini-forno apenas precisa que passe um pano húmido no seu interior depois de cada utilização e nada mais.
Pré-aquecimento rápido
Graças ao seu tamanho compacto, um mini-forno é bastante rápido a pré-aquecer, o que também significa que é mais eficiente a nível energético a longo prazo. Se não quer pôr o forno convencional a funcionar só para torrar algumas fatias de pão ou para aquecer as sobras do dia anterior, este pequeno aparelho é a solução.
Desta forma, terá o jantar pronto para si e para a sua família na hora certa, ao mesmo tempo que reduz as contas de luz e gás. Já para não falar de que também reduz a sua pegada ecológica.
Não aquece a cozinha
Os fornos costumam deixar as cozinhas extremamente quentes depois de cada utilização, o que pode ser insuportável nos meses mais quentes e complicar o ato de confecionar uma refeição usando este eletrodoméstico nessa altura do ano.
Os mini-fornos são perfeitos para essa situação. Preparar as suas iguarias favoritas deve ser um processo divertido e um mini-forno permitirá que o faça sem aquecer a casa de forma desconfortável.
Ocupa pouco espaço
O melhor de um forno em pouco espaço. A sua cozinha é demasiado pequena para um forno tradicional? Os mini-fornos são compactos, mas muito eficientes e poderá colocá-los em qualquer recanto. Assim poderá usufruir de — quase — todas as características de um forno em tamanho mini.
Versatilidade
Pode usar o seu mini-forno para vários tipos de preparação alimentar. São ótimos para tostar alimentos, mas também para descongelar, reaquecer e, naturalmente, cozinhar. Desde pizzas, a quiches, passando por lasanhas, bolos e até cozer pão, com um dispositivo tão pequeno e simples terá toda uma variedade de opções de refeições.
Pode ser usado em conjunto com o forno
Se tiver a oportunidade de ter um forno e também um mini-forno poderá usá-los para confecionar pratos diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, pode precisar de fazer dois bolos ao mesmo tempo, mas em temperaturas diferentes.
Digamos que está a preparar um assado para várias pessoas e embora o seu forno possa ser grande o suficiente para caber toda a carne e as batatas, o arroz já terá de ser feito noutra altura. De forma a que possa ter toda a comida pronta ao mesmo tempo, utilize os dois equipamentos em simultâneo.
Se tem uma família numerosa ou costuma convidar pessoas para jantar em sua casa, provavelmente conhece a frustração de não ter espaço suficiente no forno para preparar tudo o que gostaria quando quiser. Este é mais um exemplo em que possuir ambos os eletrodomésticos é uma vantagem.
// RPT