Um ecrã significativamente maior, novos recursos relacionados com desporto e não só, e ainda melhorias relativas aos sensores monitores de saúde: eis a Mi Band 5. A muito esperada nova versão da pulseira fitness da Xiaomi chega finalmente dia 15 de julho.
Uma pulseira monitora de desporto com esta variedade de recursos e preço tão acessível só podia ser a Mi Band da Xiaomi. A versão mais recente chega daqui a uns dias e já impressiona pelas funcionalidades anunciadas.
Design e ecrã da Mi Band 5
A Mi Band 5 apresenta um design muito semelhante à sua antecessora, com um ecrã preto oblíquo dentro da pulseira. Mais de 100 mostradores de relógio são exibidos no ecrã AMOLED de 1,1 polegadas desta pulseira fitness, o que representa mais 20% de espaço em relação à Mi Band 4.
O ecrã tem mais brilho e contraste (facilitando a visualização sob a luz do sol), mas mantém o botão na parte inferior do ecrã — o qual é touchscreen —, cuja função principal é de ativar o wearable ou retornar ao display anterior.
Apesar de o ecrã ser maior, as bordas foram reduzidas nas laterais e extremidades para manter o tamanho compacto do equipamento.
Recursos da Mi Band 5
A nova pulseira fitness da Xiaomi faz jus ao nome com as suas funções focadas na área fitness, embora tenha alguns recursos inteligentes.
Possui 11 modos de rastreamento de desporto — para corrida, ciclismo, ioga, ténis, saltar à corda e natação na piscina — e possui um monitor de batimentos cardíacos, que pode controlar a sua frequência cardíaca 24 horas por dia. Também é resistente à água em profundidades de até 50 metros (para poder ser usada enquanto nada).
A Mi Band 5 possui rastreamento de sono e, ao contrário da versão 4, pode rastrear quanto tempo permanece em sono REM (bem como em sono leve e profundo).
Também pode contar com um rastreador de passos, lembretes de movimento, exercícios respiratórios, acompanhamento do ciclo menstrual e pontuação no PAI (Personal Activity Intelligence), que lhe dá uma classificação geral sobre o seu nível de atividade durante o dia, o que lhe permite averiguar rapidamente se está ativo o suficiente.
Pode conectar a Mi Band 5 ao seu smartphone para que receba alertas de notificação no seu pulso e até usá-la para captar fotos. Foi confirmado o suporte à assistente virtual da própria marca: XiaoAI. Ou seja, poderá controlar outros dispositivos inteligentes através do seu pulso.
Desbloquear o smartphone ou o computador portátil, procurar o smartphone (alerta sonoro e vibratório), colocar em modo “Não Perturbar”, consultar as mensagens recebidas e aceitar ou rejeitar chamadas: todas estas possibilidades podem ser encontradas nesta pulseira fitness.
Pode, ainda, definir lembretes variados, consultar a meteorologia, utilizar cronómetro, temporizador, alarme e até relógio mundial, algo útil para quem use mais do que um fuso horário na smartband.
Especificações e bateria
Com a sua bateria de 125mAh, a Xiaomi afirma que a Mi Band 5 pode durar até 14 dias entre carregamentos. Uma carga completa deve demorar cerca de 2 horas e a Xiaomi mudou o método de carregamento, optando por um carregador magnético em vez de uma base de carregamento. Isso significa que não precisa de tirar a pulseira do equipamento para o carregar.
Quanto às especificações, a Mi Band 5 tem um chipset aparentemente mais rápido que a sua antecessora, Bluetooth 5.0 e 16MB de armazenamento e 512KB de RAM. Há também um barómetro (para medir a pressão atmosférica).
Mi Band 5 já em pré-venda
Anunciada no início de junho, a mais recente pulseira fitness da Xiaomi já se encontra em pré-venda e poderá obtê-la a partir de 15 de julho, quase exatamente um ano após o lançamento da Mi Band 4.
// RPT