/

Métodos depilatórios: Laser ou Luz Pulsada?

Não faltam soluções e serviços profissionais para depilar o seu corpo no mercado, mas escolher os melhores métodos depilatórios pode parecer confuso no início. Neste artigo esclarecemos quais são as principais diferenças entre Depilação a Laser e Luz Pulsada.

Muitos dispositivos de depilação têm por base a emissão de luz, pela sua capacidade de deixar a pele lisa e sem pêlos de forma permanente. Mas como escolher o mais indicado para si pode ser a sua maior questão neste momento. Vejamos as diferenças!

De facto, quer opte pelo método de depilação a Laser ou depilação por Luz Pulsada, existem alguns cuidados a ter em conta. Visto que são ambas técnicas que demoram alguns meses até se verem resultados, não há melhor altura do que começar já no outono ou inverno para realizar os tratamentos de preparação do verão que vem.

 

Depilação a laser ou Luz pulsada: qual a melhor?

A principal característica diferenciadora entre estes dois métodos depilatórios é o tipo de luz: o laser é uma fonte de luz coerente monocromática, enquanto que a Luz Pulsada Intensa (IPL) é uma fonte de luz pulsada de banda larga. Mas o que significa isto realmente?

Quando fazemos depilação a laser ou a luz pulsada, pretendemos que os resultados sejam mais duradouros ou permanentes, e isso é conseguido através do tratamento direcionado ao pêlo (ou folículo piloso). No entanto, também existem métodos depilatórios temporários.

É a energia, a frequência e a cor do pêlo que determinam a eficácia do tratamento, e a luz acaba por desempenhar um papel secundário. Porém, ao utilizar uma destas técnicas deverá ter alguns cuidados, nomeadamente evitar a exposição solar até pelo menos cinco dias depois da sessão de depilação. Vejamos mais a fundo cada um destes métodos!

Métodos depilatórios permanentes

A depilação a laser — ou fotodepilação — é a técnica depilatória mais indicada para tons de pele mais escuros, e por norma tem resultados visíveis mais rápidos.

Existem vários tipos de laser utilizados, entre eles: Laser Rubi (peles claras com pêlos escuros), Laser de Alexandrite (peles muito claras e pelos escuros e peles escuras), Laser de Díodo de Longo Pulso (vários tipos de pele, menos aconselhado), Laser de Neodímio YAG de Longo Pulso (um dos métodos mais dolorosos) e as Luzes Pulsadas Intensas (IPL).

IPL é um dos métodos depilatórios

Tanto o laser como a luz IPL conseguem atingir a raiz do pêlo através da melanina da pele, “danificando-o” ao longo de várias sessões de tratamento e inibindo a raiz de fazer crescer novos pêlos.

Mas as Luzes Pulsadas Intensas revelam uma eficácia de 80% após três a cinco sessões. São ideais para grandes zonas do corpo e são pouco dolorosas, apesar de exigirem um investimento inicial mais elevado e demorarem mais tempo a fazer efeito, acabam por permitir uma depilação mais barata do que nos centros de estética.

As luzes pulsadas são aparelhos seguros e de fácil manuseamento, perfeitos para qualquer membro da família utilizar. Por isso, optar por uma depiladora com luz laser ou luz pulsada acaba por ser uma solução prática e mais cómoda de tratar de si mesmo/a em casa.

Métodos depilatórios temporários

Para além das máquinas a laser ou luz pulsada, que reduzem os pêlos permanentemente e envolvem luz direta, os métodos depilatórios temporários são igualmente válidos. Porém, acabam por não ser tão práticos, pois envolvem lâmina, cera ou creme depilatório, e têm o inconveniente de não serem uma solução definitiva.

Implicam mais tempo, dinheiro e vontade, mas as máquinas depilatórias, por exemplo, podem ser uma boa solução para realizar a sua depilação em casa de uma forma mais acessível, e para remediar, por exemplo, uma situação mais urgente.

Se está a pensar adotar um destes métodos depilatórios para fazer em casa, quer sejam os permanentes ou os temporários, saiba que irá perder mais tempo no início e terá que fazer os tratamentos com maior regularidade. No entanto, são soluções mais económicas e cómodas do que gastar muito dinheiro em sessões de depilação numa esteticista.

// RPT

Mais recentes