/

Máquina de pão: um prazer fácil e delicioso

Máquina de fazer pão Moulinex

Tenha o cheiro maravilhoso de pão acabo de sair do forno na sua própria cozinha com uma máquina de pão. Sem muito trabalho, sem sujar e sem gastar muita energia.

Hoje, dia 16 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Pão. Para além de ser delicioso, este alimento é fundamental numa alimentação equilibrada e saudável. O hábito de consumo de pão é um dos mais antigos. Em Portugal faz parte da nossa tradição e ocupa um lugar de destaque na cultura e gastronomia do país.

Já imaginou acordar com o cheirinho de pão fresco em casa? A máquina de pão é um produto que lhe permite confecionar pães caseiros sem que precise de pôr a mão na massa. É um verdadeiro trunfo na cozinha, muito prática e fácil de usar.

Impressione as suas visitas com pão feito em casa, acabado de sair do “forno”. A máquina de fazer pão não serve apenas para esse alimento: também permite fazer bolos, massas de pizza e outros usos.

Antes de decidir sobre um determinado modelo fique a conhecer a quantidade de programas disponíveis, a capacidade da máquina e outras funcionalidades importantes das panificadoras caseiras.

 

O que é e para que serve uma máquina de pão?

Graças a estes aparelhos até os leigos na matéria podem-se aventurar a fazer pão, de forma prática e mais saudável. Além de não lhe gastar muito tempo — se já fazia pão em casa sabe o tempo que exige a sua confeção —, não lhe sujar a cozinha e lhe poupar o esforço de amassar, as máquinas de pão permitem-lhe fazer diferentes tipos de pães.

O preparo do pão — amassar, misturar, dar o tempo de descanso e assar os ingredientes — fica por conta deste equipamento, que o avisa quando está pronto, assim não precisa de estar atento para que não queime. Gasta menos energia do que um forno convencional e é bem mais fácil de limpar devido à forma antiaderente.

Só precisa de colocar todos os ingredientes na forma, selecionar a programação desejada e ligar. Pode confecionar diversos tipos de pão, massa para bolo e também para pizzas.

Pão quentinho quando quiser, sem corantes nem açúcares adicionados, e ainda pode programar para quando deverá estar pronto.

 

Guia de compra

A grande maioria dos modelos já estão equipados com forma antiaderente, temporizador, manual de receitas, copo doseador e colher de medida. Posto isto, há algumas diferenças nas funcionalidades e deve conhecer essas diferenças antes de adquirir uma máquina de pão.

Formato da máquina de pão

Antes de mais nada, deve ponderar o espaço que a panificadora caseira irá ocupar na sua cozinha. Algumas máquinas são mais largas ou mais altas do que outras, e até a profundidade pode variar. Pesam entre 6 a 8 quilos, o que não deverá ser um problema na banca da cozinha.

Não se esqueça de que deve deixar algum espaço livre na parte superior para poder retirar a forma.

Quantidade de funções

Um dos principais fatores que diferenciam uma máquina da outra é a quantidade de funções ou ciclos. O mais comum é que as panificadoras caseiras tenham 12 funções, podendo chegar a 19.

Esta quantidade é fundamental para o sucesso das suas receitas, porque cada uma tem um tempo e uma temperatura específicos para maximizar o desempenho da massa de cada pão. Após selecionar o programa, estas máquinas confecionam pão branco, integral, de forma, broa de milho e até doces. Pode também optar por um programa rápido ou definir o grau de cozedura.

Apesar de a quantidade de ciclos variar entre os fabricantes, alguns são comuns a todas. No entanto, se segue uma dieta alimentar restrita convém verificar se a máquina possui as funcionalidades que pretende, como é o caso de “sem glúten”.

Com a função de temporizador pode programar a cozedura do pão para a noite. Outras funções úteis são a manutenção do calor e sinal acústico para adicionar ingredientes no momento necessário.

Opções de peso do pão

Antes de comprar uma máquina de fazer pão, pergunte a si mesmo qual o tamanho do pão que quer assar. Alguns fabricantes permitem que escolha entre uma variedade de pesos. Por exemplo, pode decidir antes de assar se o pão irá pesar 450g, 600g ou 900g.

 

Dicas

De acordo com a Deco Proteste, se utilizar um aparelho destes para confecionar pão de trigo branco duas vezes por semana, recupera o investimento após cerca de 7 meses. A juntar a isso todas as vantagens já referidas, dificilmente há motivos para não adquirir um destes equipamentos.

Permita-nos a seguinte dica: a receita é fundamental para que obtenha um pão saboroso, deve seguir à risca as medidas indicadas e apostar em ingredientes de boa qualidade.

A receita principal é simples: misture os ingredientes, selecione o programa e espere por uma fornada de pão quente e delicioso.

// RPT

Mais recentes