Máquina de lavar roupa: dicas para escolher a mais indicada

Escolher a máquina de lavar roupa mais adequada depende do preço, do local de instalação, da capacidade do tambor, da eficiência energética e outros fatores. Aqui encontrará tudo o que precisa de saber antes da sua compra.

Essenciais em todos os lares, as máquinas de lavar roupa são um dos equipamentos mais importantes, quer pelo uso, quer pelo investimento que representam.

Se está a ponderar adquirir uma nova ou substituir a sua, há alguns aspetos que deve ponderar antes de o fazer, para que tenha a certeza de que escolheu o modelo mais indicado para si, dentro do seu orçamento e até que o vai ajudar a poupar.

 

Antes de comprar uma máquina de lavar roupa

Conhecermos os nossos hábitos no que se refere a lides domésticas pode fazer toda a diferença. Há que saber quantas utilizações damos — ou tencionamos dar — à máquina de lavar roupa, o tipo de programa que vamos utilizar com mais frequência e a quantidade de pessoas que habitam no mesmo lar.

Depois de ter essas noções, há que escolher o modelo que melhor se adequa. O ideal seria podermos escolher simplesmente o que mais gostamos, mas o local onde tencionamos colocar a máquina pode reduzir as nossas opções.

Considerando o tamanho de uma máquina de lavar roupa, há que ter em atenção que pode não caber em qualquer local. A forma de determinar se caberá é muito semelhante à de um frigorífico. Apesar de a altura e o comprimento serem “standardizados” na maior parte dos modelos, a profundidade pode variar.

Não se esqueça também de deixar algum espaço para a ligação à torneira de água e à ficha, se for caso disso. As máquinas de lavar e secar a roupa requerem espaço para a ventilação. Tenha a certeza que o espaço onde a irá instalar é suficiente, bem como os locais de passagem desde a entrega do mesmo até ao destino final da máquina.

 

Como escolher?

Tipos de máquina de lavar roupa

As máquinas de roupa com porta frontal são as mais tradicionais e populares. Há uma diversidade imensa de modelos por onde escolher.

As máquinas de tampo superior não partilham da mesma popularidade, mas facilitam o carregamento da roupa e são particularmente úteis para pessoas de mobilidade reduzida: assim, não têm que se baixar para introduzir a roupa. Também são mais estreitas, o que pode ser uma boa solução para pequenas divisões.

Indesit

Máquina de lavar roupa Indesit

Há cozinhas, por exemplo, onde os eletrodomésticos são encastrados, pelo que poderá ter de optar por uma máquina de lavar de encastre.

Já conhece as vantagens das máquinas de secar roupa? Para divisões com pouco espaço, uma máquina “tudo-em-um”, nomeadamente de lavar e secar, pode ser muito útil.

Capacidade para o que precisa

Por muitas voltas que se dê, tudo se resume às voltas que o tambor da máquina de lavar dá: quanto maior o tambor, mais roupa pode lavar numa só vez. As máquinas com maior capacidade permitem lavagens menos frequentes, diminuindo, assim, o custo por lavagem e o impacto ambiental.

A quantidade de roupa que lava é o fator. Até 6KG são eletrodomésticos de pequena capacidade, ideais para peças de pequena e média dimensão e uma utilização regular de até 3 lavagens por semana.

Entre 7 a 9KG já são a solução mais adequada a 4 ou mais lavagens por semana. Já a partir dos 10KG são capazes de aguentar elevadas quantidade de roupa (ou peças de maior dimensão, como cobertores, por exemplo) e mais de 5 lavagens semanais.

Estas últimas, máquinas de grande capacidade, são indicadas para lavagens com a carga completa ou usando a função de regulação eletrónica da capacidade — caso o modelo a tenha. Desta forma, irá poupar água, eletricidade e detergente.

Maior eficiência energética, maior a poupança

A eficiência energética é medida através de uma escala de classificação por letras e cores, na qual os aparelhos são classificados da maior para a menor eficiência. A classificação consta no rótulo de informações. A classe energética reflete o consumo de energia durante a utilização do produto.

Todas as máquinas de lavar roupa possuem um certificado de eficiência energética que varia entre o A+++ e o D, com o A+++ a representar a mais económica. Normalmente a performance é baseada no ciclo de lavagem e na eficiência da centrifugação e por isso, os preços mais elevados correspondem a máquinas com melhor avaliação e que incluem características de poupança de energia.

Na escolha de um equipamento de lavagem deve sempre ter em conta a eficiência da lavagem, mas igualmente o nível de consumo de água por ciclo de lavagem e por ano. Quanto menor o nível de consumo de energia e de água, maior será a sua poupança.

Ciclo de centrifugação (rotações por minuto)

O ciclo de centrifugação de uma máquina de lavar encontra-se entre as 1000 e 1900 rotações por minuto (RPM). Quanto maior for o nível de centrifugação, mais seca fica a roupa.

A grande parte dos modelos possui cerca de 1200 RPM, mas um modelo com uma velocidade entre as 1400 RPM e as 1500 RPM são mais eficientes na lavagem diária do dia-a-dia. Já os modelos com 1900 RPM podem ser aconselháveis para quem lava regularmente toalhas ou outro tipo de peças de roupa que absorvem água mais facilmente.

Para peças mais delicadas é aconselhável que reduza a velocidade centrifugação de forma a prevenir danos.

Programa económico

O programa económico das máquinas de lavar é recomendado para roupa com pouca sujidade, não sendo necessário o uso de programas mais longos e, por consequência, mais dispendiosos.

Indesit

Máquina de lavar roupa Indesit

As máquinas que possuem esta função de programa económico não aquecem a água que será usada na lavagem e calculam a quantidade necessária para cada carga de roupa, por forma a não usar em excesso. O planeta e a sua carteira vão agradecer.

Quase todos os modelos permitem programar a máquina para arrancar à noite, para que usufrua da tarifa bi-horária de eletricidade.

 

Mais algumas dicas

Duas lavagens a meia carga são mais dispendiosas do que uma carga cheia. Para poupar junte a roupa necessária para formar uma carga completa.

Prefira programas e detergentes eficazes a baixas temperaturas. Use a quantidade de detergente e de amaciador recomendada pelo fabricante: em excesso não lava melhor e desperdiça dinheiro.

Na loja, verifique algumas das funcionalidades da máquina antes de a comprar. Para uma limpeza fácil espreite o acesso ao filtro, verifique que compreende a simbologia dos programas, considere a facilidade em abrir e fechar a porta e a gaveta do detergente.

O preço também é influenciado pela marca e pela qualidade do serviço pós-venda (manutenção, reparações, peças de substituição). Considere todos estes fatores antes da compra e não terá arrependimentos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome