MacBook Pro 2021: a potência em estado Pro

Chegou o MacBook Pro 2021, o mais poderoso de sempre. Dois processadores ultrarrápidos asseguram um gigantesco desempenho e autonomia. Este computador portátil está repleto de funcionalidades que os profissionais vão adorar.

Introduzido no mais recente evento Apple — Unleashed —, o MacBook Pro 2021 é verdadeiramente revolucionário. Conta com um incrível ecrã Liquid Retina XDR e a melhor câmara e som de um portátil Mac, além de todas as portas de que precisa.

O CPU, a GPU, os gráficos e a aprendizagem automática são extraordinariamente mais rápidos. A cereja no topo do bolo é a autonomia que acompanha.

 

MacBook Pro 2021 (em 16 ou 14 polegadas)

O Pro levado ao máximo

A arquitetura M1 atinge um novo nível com os processadores M1 Pro e M1 Max. Se um é incrivelmente rápido, o outro inacred­itavelmente rápido é. É a primeira vez que um portátil profissional conta com o “sistema num chip” (SoC). Estes chips são verdadeiros prodígios, com mais núcleos de CPU e de GPU, superando em muito a memória unificada do M1.

Integram ainda um poderoso Neural Engine para a aprendizagem automática e motores de conteúdos multimédia mais avançados e compatíveis com ProRes para executar tarefas completamente impensáveis até agora.

O processador M1 Pro aumenta o desempenho excecional da arquitetura do M1, especialmente para os utilizadores profissionais. Até os projetos mais ambiciosos são executados sem problemas com a CPU até 10‑core, a GPU até 16‑core um Neural Engine 16‑core e motores de conteúdos multimédia para codificação e descodificação compatíveis com codecs H.264, HEVC e ProRes.

Com largura de banda da memória até 200 GB/s e memória unificada até 32 GB, o processador M1 Pro é compatível com dois monitores externos e possibilita até 20 streams de vídeo ProRes em resolução 4K.

O processador M1 Max é o mais poderoso alguma vez criado para um portátil profissional, com CPU 10‑core, GPU até 32‑core, memória unificada até 64 GB e Neural Engine 16‑core. Processa gráficos ao dobro da velocidade e tem duas vezes mais largura de banda da memória (até 400 GB/s) do que o processador M1 Pro.

 

Inclui um motor de conteúdos multimédia dedicado para descodificar e dois para codificar, permitindo uma codificação de vídeo até duas vezes mais rápida, além de dois aceleradores de ProRes para um desempenho multistream fora de série — até sete streams de vídeo em ProRes 8K. É compatível com quatro monitores externos.

Escolha o tamanho, o processador e… segure-se. O novo MacBook Pro 2021 está disponível em 14 e 16 polegadas. Cada modelo pode ser configurado com o processador M1 Pro ou M1 Max para níveis de desempenho profissional sem precedentes. Manipule milhões de polígonos no Cinema 4D, edite até sete streams de vídeo ProRes 8K no Final Cut Pro ou faça gradação de cores em vídeos ProRes 4×4 em 8K HDR.

Desempenho fenomenal, autonomia revolucionária

Terá muito tempo para se aperceber do desempenho fenomenal oferecido pela eficiência dos processadores da Apple graças a uma autonomia revolucionária.

Um único carregamento permite compilar até quatro vezes mais código no Xcode ou editar imagens durante o dobro do tempo no Lightroom Classic. O MacBook Pro 2021 oferece o mesmo desempenho incrível até quando não está ligado à corrente, algo que não se encontra facilmente noutros computadores portáteis.

Terá até 17 horas de reprodução de vídeo no modelo de 14 polegadas, 21 horas no modelo de 16″. Usufrua de 11 horas a navegar na Internet em wi-fi no 14″ ou 14 horas no de 16″.

Os sistemas térmicos avançados fazem circular mais 50% de ar, mesmo quando as ventoinhas estão a trabalhar na velocidade mais baixa. No entanto, graças à eficiência do processador da Apple, muitas das tarefas nem sequer fazem ativar a ventilação. Mantenha as suas ideias frescas porque o seu computador também o fará.

Tire partido da inacreditável rapidez de leitura de 7,4 GB/s, até o dobro da velocidade da geração anterior, no armazenamento SSD até 8 TB. Pode abrir vídeos 8K num instante e guardar centenas de milhares de fotografias RAW em simultâneo.

O ecrã que é uma festa para os olhos

Este é o melhor ecrã alguma vez visto num portátil. O Liquid Retina XDR oferece máxima gama dinâmica e uma relação de contraste de um milhão para um.

 

Os conteúdos HDR ganham vida nas fotografias, vídeos e nos jogos, com efeitos de luz espetaculares, sombras com um nível de detalhe incrível e cores vibrantes e realistas. Cada ecrã vem calibrado de fábrica e inclui modos de referência profissionais para a gradação de cor HDR, fotografia, design e produção de materiais impressos.

O ProMotion chegou ao Mac pela primeira vez para oferecer uma resposta rápida e fluida em qualquer tipo de tarefa, desde a navegação na Internet aos jogos, com menor consumo de energia. E não fica por aqui! Graças às taxas de atualização até 120 Hz, a tecnologia adaptativa faz ajustes automáticos em função do movimento do conteúdo. Assim, ao editar vídeo pode optar por uma taxa de atualização fixa, de acordo com as imagens filmadas.

O melhor ecrã do mundo num portátil profissional cabe numa estrutura com espessura inferior a 4 mm. Os milhares de mini‑LED estão agrupados em zonas de brilho diferenciadas e controladas individualmente para proporcionar luminosidade e contraste precisos. Por cima destas luzes estão sete películas e difusores para combinar e modelar a luz de forma eficiente, sem alterar o design ultrafino.

Com o transístor de película fina (TFT) de óxido, os píxeis são carregados duas vezes mais rapidamente, o que resulta em taxas de atualização até 120 Hz. A área ativa do ecrã estende-se até à extremidade, com margens até 60% mais finas e muito mais espaço para ver tudo o que precisa.

Traduzido em números, falamos de 1000 nits de luminosidade constante, 1600 nits de luminosidade máxima, 10 000 mini‑LEDs, 1 000 000:1 de relação de contraste e um bilião de cores. São mesmo muitos zeros.

Mas os números não se ficam por aqui. O modelo de 16″ regista 7,7 milhões de píxeis e resolução 3456×2234. A diferença não é considerável para o novo modelo de 14 polegadas: 5,9 milhões de píxeis e resolução 3024×1964.

Melhor câmara, melhor som

Algo que os recentes tempos nos ensinaram é nunca foi tão importante manter o contacto como hoje em dia e que, para isso, a tecnologia pode ser uma grande ajuda.

É por isso que a câmara do MacBook Pro 2021 tem o dobro da resolução (1080p) e uma lente com maior amplitude de abertura para captar mais luz. Com um sensor de imagem maior e píxeis mais eficientes, a câmara tem um desempenho duas vezes melhor em ambientes com pouca iluminação. As videochamadas acabaram de ser tornar muito melhores.

 

Os microfones do MacBook Pro 2021 reduzem o ruído de fundo em cerca de 60% e conseguem captar os sons mais subtis. O conjunto de três microfones usa tecnologia beamforming direcional para garantir que a sua voz é sempre clara e nítida. Qualidade comparável à de um estúdio.

Os quatro woofers com force‑cancelling permitem ouvir as notas numa escala até meia oitava abaixo, produzindo um som envolvente e graves até 80% mais profundos. Os tweeters de alto desempenho projetam vozes intensas e nítidas.

Com um poderoso sistema de seis altifalantes e algoritmos avançados, o mais recente MacBook Pro é compatível com áudio espacial que, aliado ao Dolby Atmos, permite criar um som profissional sofisticado e tridimensional. Combinado com o ecrã Liquid Retina XDR, é uma verdadeira sala de cinema portátil.

Mais ligado do que nunca

Ligue uma televisão ou outros monitores com a saída HDMI. Ouça música com uma saída para auscultadores de 3,5 mm com deteção e ajuste automático para equipamento de alta impedância. Use as três portas Thunderbolt 4 para ligar periféricos ou monitores de alta velocidade e a porta MagSafe 3 para fazer carregamentos rápidos. Transfira fotografias e vídeos com o leitor de cartões SDXC. Há portas para todos os feitios.

Ligue até três monitores Pro Display XDR e uma televisão 4K com o processador M1 Max, ou até dois monitores Pro Display XDR com o processador M1 Pro.

Pela primeira vez, o Magic Keyboard do MacBook Pro tem uma fila de teclas de função de tamanho normal e que transmitem a sensação tátil das teclas mecânicas que os profissionais adoram. Também inclui atalhos para aceder ao Spotlight e à funcionalidade Não incomodar. O Touch ID tem um novo anel tátil que ajuda a desbloquear o Mac com o dedo de forma rápida, fácil e segura.

Use o Controlo universal para trabalhar com o mesmo teclado e rato ou trackpad no Mac e no iPad. Automatize tarefas complexas com os Atalhos. Colabore e partilhe o seu ecrã ou o programa que está a ver com o FaceTime. Navegue na Internet com o Safari — está melhor do que nunca. O modo Concentração ajuda a manter a atenção no que interessa e permite definir as pessoas e apps de que pretende receber notificações.

Desperte o poder das aplicações profissionais com o M1 Pro e M1 Max: já há mais de 10 mil apps e plug‑ins otimizados para os processadores da Apple. E o Rosetta 2 traduz as apps criadas para processadores Intel, para que possam ser utilizadas no MacBook Pro 2021.

Concebido a pensar no planeta

O MacBook Pro 2021 foi pensado para minimizar o impacto ambiental. Não contém substâncias químicas nem materiais prejudiciais. A fibra de madeira virgem da embalagem é 100% proveniente de florestas geridas de forma responsável. E os ímanes de terras raras dos altifalantes, do motor da ventoinha e do adaptador de corrente são totalmente reciclados.

// RPT

Mais recentes