Para manter os seus eletrodomésticos nas melhores condições e, assim, prolongar o tempo de vida útil dos mesmos, deve cuidar da sua limpeza — por dentro e por fora. Isso também se aplica à sua máquina de lavar louça.
Loiça mal lavada não agrada a ninguém. Se a sua máquina de lavar começa a apresentar cheiros menos agradáveis ou se comida e resíduos se acumulam, está na altura de a limpar.
Esta tarefa não é complicada e os benefícios são visíveis de imediato, pelo que verá desde logo que vale a pena o esforço. A sua loiça ficará mais limpa e brilhante.
Saiba como manter o lava-loiça em condições ótimas e quando deve cuidar da limpeza deste equipamento, bem como resolver alguns pequenos problemas.
Quando devo limpar a máquina de lavar loiça?
A necessidade de limpeza depende do uso que lhe dá, mas duas vezes por ano é o mínimo recomendado. O sinal de aviso de que está na altura dessa limpeza é o aparecimento de cheiros desagradáveis quando abre a porta do equipamento ou se nota que a loiça já não fica tão limpa como antes.
Como limpar a máquina de lavar loiça
Antes de começar, verifique que tem as seguintes coisas à mão: spray antibacteriano, sais para máquinas de lavar louça, panos limpos e uma escova de dentes velha. De seguida, siga estes passos:
- Esvazie a máquina de lavar louça e remova as prateleiras, retirando-as dos corredores.
- Coloque o suporte de talheres na pia e deixe de molho em água com sabão
- Use a escova de dentes para remover alimentos dos orifícios de água.
- Limpe as paredes internas da máquina de lavar louça com o pano e spray antibacteriano (ou vinagre destilado).
- Se tiver um filtro removível — é provável que se encontre numa cavidade no “chão” do equipamento —, retire-o e lave-o com água e sabão. Limpe a área exposta onde o filtro estava.
- Limpe a porta, incluindo os lados e o painel de controlo.
- Coloque as prateleiras e bandejas de volta. Deixe a porta aberta até que a cavidade esteja seca.
- Se a sua máquina tiver um ciclo de limpeza, execute-a para enxaguar todos os produtos de limpeza usados.
Execute um ciclo de limpeza regular
Se a sua máquina de lavar louça tiver um ciclo de limpeza automático, vale a pena executá-lo a cada poucas semanas para limpar a comida e os resíduos presos.
Caso essa opção não exista no seu equipamento ou pretenda uma limpeza a fundo, pode fazê-la com bicarbonato de sódio e vinagre branco. Nunca use vinagre de malte.
De seguida, siga estas etapas:
- Esvazie a máquina.
- Polvilhe um bocado de bicarbonato de sódio no fundo.
- Coloque uma chávena de vinagre branco na prateleira superior.
- Ligue a máquina de lavar louça no ciclo de temperatura mais alta que tiver e execute um ciclo completo.
- No fim do ciclo, abra um pouco a porta e deixe secar.
Mantenha-a limpa
Há algumas ações simples que pode executar para manter a sua máquina de lavar loiça limpa durante mais tempo. Uma delas é deixar a porta aberta ligeiramente após cada ciclo para impedir que a água se acumule e fique estagnada. A gaveta de sal também convém estar sempre cheia, uma vez que ajuda a quebrar a comida e a gordura – sem ela, os pratos não ficam tão limpos como deveriam.
Não use lixívia para limpar componentes de aço inoxidável: esse ingrediente causa ferrugem. E, já agora, se houver ferrugem nas gavetas substitua-as imediatamente.
Problemas comuns da máquina de lavar loiça e como os resolver
Por vezes, estes eletrodomésticos apresentam pequenos problemas. Por outro lado, alguns deles podem ser facilmente corrigidos por si, dispensando a ajuda de um canalizador ou técnico.
Aqui ficam as nossas dicas para corrigir problemas comuns do lava-loiça.
A máquina de lavar loiça não liga
Se a máquina de lavar loiça não inicia o ciclo programado ou não liga de todo, a primeira coisa que deve verificar é a porta: se não fechar corretamente, a máquina de lavar louça não liga. Verifique que não há obstruções a impedir que a porta feche corretamente.
As soluções simples por vezes são as mais eficazes. Antes de ponderar chamar ajuda de um profissional, verifique se a ficha não saiu da tomada. Com os movimentos da máquina pode ter-se soltado e o lava-loiça não liga porque não está ligado à rede elétrica.
A drenagem da água não está a ser eficiente
Se a água não estiver a drenar corretamente, é provável que haja um problema com a bomba de drenagem. Um objeto estranho poderia ter entrado na bomba ou a mesma pode ter desenvolvido uma falha. Agora sim, é motivo para recorrer a ajuda profissional.
Desligue a máquina da rede elétrica, desconecte o abastecimento de água e chame quem possa reparar.
Detergente na gaveta
Encontra resíduos de detergente na gaveta do mesmo após uma lavagem? Por vezes a gaveta do detergente fica húmida, o que significa que parte do detergente pode ficar preso. Limpe o compartimento e verifique que ficou seco antes de usá-lo novamente.
Se a tampa do compartimento do detergente não fecha, é provável que algo esteja a bloquear o fecho e a impedir o selo. Tente limpar a bandeja com água morna.
Barulho dentro da máquina
Ouvir pancadas dentro da máquina de lavar loiça enquanto a mesma está a funcionar geralmente é causado por algo que fica no “caminho” do braço giratório. Se o barulho não parar, deve interromper o ciclo e reorganizar a louça.
Os pratos não estão secos no final do ciclo
Se não houver abrilhantador suficiente na máquina de lavar louça, as panelas ainda podem estar um pouco molhadas quando as retirar. Verifique o abrilhantador e encha-o, se necessário. Certifique-se de que não interrompe o ciclo de lavagem ou que está a retirar a loiça antes de o programa estar completamente concluído.
Resíduos brancos na loiça
A maioria das máquinas têm a opção de usar um abrilhantador, que ajuda a secar a louça mais rapidamente no final de um ciclo.
Se tem encontrado resíduos brancos na loiça, verifique se o abrilhantador acabou ou experimente colocar um pouco mais. Deve fazer o mesmo com o sal e confirmar que a tampa do compartimento está bem fechada.
Pode ser o próprio detergente que usa a causar o resíduo branco. Troque a marca, isso pode resolver.
Loiça de vidro fica turva
Uma causa comum de vidro turvo é a água proveniente do abastecimento ser muito mineralizada. Este é um problema que, regra geral, é fácil de corrigir: basta que adicione mais detergente ou use um bom abrilhantador.
Manchas de chá ou de batom que não saem
Lavar a baixas temperaturas não remove as manchas? Verifique se o ciclo está quente o suficiente. Se as manchas forem muito fortes, tente esfregá-las à mão antes de colocar a loiça na máquina.
// RPT