/

Lavagem da roupa: tudo o que precisa de saber para a dominar

Lavagem da roupa: tudo o que precisa de saber para a dominar

Já acabou com roupa tingida ou camisolas encolhidas depois da lavagem da roupa? Esta tarefa doméstica pode tornar-se num verdadeiro pesadelo se não tiver alguns cuidados. Se é novo no mundo da lavagem da roupa, reunimos algumas dicas para tornar este processo muito mais fácil.

Se já estragou alguma peça de roupa na máquina de lavar roupa, não está sozinho. Felizmente, existem soluções para este problema.

É tudo uma questão de separar as roupas por tipo de tecido, cor e nódoas, assim como ter atenção aos ciclos de lavagem da roupa. Confuso/a? Nós explicamos-lhe tudo neste artigo.

 

Qual a melhor forma de lavar a roupa?

Peças brancas que se tornam cor de rosa, calças encolhidas e meias perdidas são alguns dos desastres mais comuns no mundo da lavagem da roupa. Reunimos alguns truques e dicas para que se torne um pro nesta tarefa.

1 Separe a roupa por tipo de tecido

Organizar a sua roupa por tecido, antes de qualquer lavagem, é um importante passo na preservação do seu vestuário. Isto porque, quando as roupas são lavadas, elas estão em constante contacto na máquina de lavar.

Tecidos mais pesados são mais agressivos e abrasivos, o que significa que quando misturados com tecidos mais delicados, podem danificar as suas peças de roupa. Por essa razão, é sempre boa ideia organizar a roupa por categorias, por exemplo:

  • Algodão e linho;
  • Ganga e jeans;
  • Tecidos sintéticos;
  • Lã;
  • Roupa desportiva;
  • Seda e renda;
  • Casacos e sobretudos;
  • Roupa de cama;
  • Toalhas;
  • etc.

Truque: caso não tenha a certeza de qual o tecido presente numa determinada peça de roupa, verifique as etiquetas, já que estas têm informação importante relativa ao tipo de lavagem (à mão ou na máquina), temperatura ideal e tecido utilizado.

2 Organize as roupas por cor

O segundo passo é, dentro de cada categoria, dividir a sua roupa por cor, para evitar que as peças mais coloridas, por exemplo vermelhos, azuis, pretos ou verdes, tinjam as peças de roupa brancas.

Pai e filha a tratar da roupa usando máquina de lavar

Comece pelas peças brancas, que não tenham padrões ou bordados. O próximo grupo poderá incluir roupa branca com impressões, bordados e outros apliques, assim como roupas com tons amarelos pálidos.

O terceiro grupo será destinado a peças mais coloridas, tais como vermelho, laranja, amarelo forte, azul claro, verde e por aí em diante.

As suas roupas mais escuras deverão estar num grupo à parte. Poderá separar os roxos, azuis e outras cores mais escuras numa pilha, e os castanhos e pretos noutro grupo.

3 Separe a roupa manchada com nódoas

Agora que separou as roupas por tecido e cor, selecione as peças que estão mais manchadas com nódoas para impedir que estas possam danificar as restantes peças.

Separe-as por cor e tecido e, quando for tempo de as lavar, faça-o num ciclo mais longo e a uma temperatura da água adequada ao tipo de tecido. Por exemplo, não coloque uma peça mais delicada de algodão num ciclo mais pesado e quente.

4 Escolha os ciclos de lavagem mais adequados

Escolher os ciclos de lavagem e secagem da roupa mais adequados começa no momento em que separa as suas roupas. Por isso, como anteriormente referido, separe-as por tecido. De seguida, para prevenir o tingimento de peças de roupa, separe-as por cor e por nódoas. O passo seguinte é escolher o ciclo apropriado na sua máquina de lavar.

Escolha uma lavagem com água fria sempre que possível, pois a água quente pode stressar as fibras da roupa e até mesmo encolhê-las. Para além disso, evite a utilização de ciclos pesados em roupas com maior tendência para encolher — ciclos delicados são a melhor opção.

Considere o uso de um amaciador, já que esse líquido reveste as fibras da roupa e ajuda a reduzir o atrito entre elas.

5 Outras dicas

Outras dicas a ter em consideração na lavagem de roupa são, por exemplo, virar todas as roupas do avesso e prender os fechos para ajudar a evitar que zippers, botões, ganchos e outros fechos danifiquem as fibras da roupa.

Para além disso, fique de olho no tamanho da sua carga — encher demais a máquina de lavar não só faz com que ela trabalhe mais, mas também faz com que as roupas se toquem com mais frequência.

A sua escolha de detergente também pode fazer a diferença. Usar mais detergente do que o necessário pode deixar resíduos nas roupas, desbotar as cores visualmente e atrair mais sujidade.

 

Se pretende manter as peças de vestuário por muito tempo, deverá seguir estas dicas para que permaneçam como novas! Esperamos ter contribuído com algumas técnicas para tornar a sua lavagem de roupa num processo muito mais fácil.

// RPT

Mais recentes