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Já são conhecidas as especificações da PS5 (e a sua data de lançamento)

Na passada quarta feira, dia 18, a Sony anunciou finalmente as características que vão constituir a PS5, bem como a sua data de lançamento, previsto para o final deste ano.

A apresentação ocorreu durante uma transmissão online no canal da PlayStation, alegrando todos os gamers fãs desta consola um pouco por todo o mundo. Depois de um longo período de muitos rumores confirma-se, finalmente, que o lançamento será na época natalícia deste ano.

A transmissão em streaming – uma exceção motivada pelo clima atual do Covid-19 – também serviu para apresentar as especificações técnicas da PlayStation 5. Numa apresentação comandada por Mark Cerny, o arquitecto da PlayStation 4 que uma vez mais foi destacado para comandar a nova geração da Sony, ficamos a conhecer um pouco mais sobre a nova consola.

 

Características da PS5

CPU: AMD Zen 2-based CPU with 8 cores a 3.5GHz (frequência variável)
GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável)
GPU architecture: Custom RDNA 2
Memory interface: 16GB GDDR6 / 256-bit
Memory bandwidth: 448GB/s
Internal storage: Custom 825GB SSD
IO throughput: 5.5GB/s (raw), typical 8-9GB/s (compressed)
Expandable storage: NVMe SSD slot
External storage: USB HDD support (apenas jogos da PS4)
Optical drive: 4K UHD Blu-ray drive

A PS5 contará com um processador AMD Zen 2 de oito núcleos com clock de 3,5 GHz (frequência variável) e um processador gráfico personalizado e baseado no hardware da arquitetura RDNA 2 da AMD que promete 10,28 teraflops e 36 unidades de computação com 2,23 GHz (também frequência variável).

A nova consola também terá 16 GB de RAM GDDR6 e um SSD personalizado de 825 GB, que a Sony já havia anteriormente ‘prometido’. Esta atualização é uma das maiores atualizações técnicas da PS5, uma mudança para o armazenamento SSD do disco rígido principal da consola, que, segundo a Sony, resultará em tempos de carregamento muito mais rápidos.

Uma demonstração mostrou que a velocidade de carregamento do Ultimate Spider-Man é de apenas 1 segundo na PS5, em comparação com os 8 segundos registados na PS4.

No que toca a armazenamento a PS5 não se limitará apenas a esse SSD. Também terá suporte para discos rígidos USB, mas essa opção de armazenamento expansível será mais lenta e foram projetadas principalmente para jogos da PS4, que serão compatíveis na PS5. Além disso a PlayStation irá manter a unidade Blu-ray 4K.

 

Desempenho Gráfico

Apesar da inclusão de um disco SSD, a grande inovação patente na nova consola estará no processador e no chip gráfico. No que diz respeito ao desempenho gráfico, a Sony anunciou uma quantidade razoável de detalhes técnicos. O GPU é baseado na microarquitetura Radeon Navi da AMD (um chip RDNA 2 personalizado) e oferecerá suporte para jogos de 8K e 4K de 120Hz.

A energia adicional desta GPU irá permitir uma maior resolução nos jogos, mas um dos novos recursos a destacar e que beneficia ainda mais o visual dos jogos é o traçado de raios que simula a forma como a luz se move na vida real e como reflete em várias superfícies.

Os jogos que se aproveitam desse recurso renderizam objetos com maior precisão e com um realismo muito mais elevado. Água, vidro, refração da luz, o cabelo de um personagem e assim por diante, parecerão ainda mais realistas.

 

Os novos comandos DualShock

A nova PlayStation promete outras inovações que tornarão a experiência de jogo ainda mais sensorial e realista, proporcionando uma imersão de outro nível no jogo.

Uma dessas inovações será nos novos comandos DualShock 5, apesar de ainda não ter sido disponibilizada muita informação. Sabe-se que terão um feedback háptico, em substituição da tecnologia rumble, que fazia os comandos vibrarem. Desta forma terá uma maior variedade de sensações, de acordo com o que vai acontecendo no jogo.

Ou seja, quando a sua personagem no jogo colidir com uma parede o comando irá transmitir uma vibração diferente de quando a personagem pontapeia uma bola e, portanto, o que se sentirá nas mãos será também diferente. Da mesma forma, terá perfeita noção da diferença entre texturas nos diferentes jogos: correr na relva será uma sensação diferente de andar na lama, por exemplo.

Outra inovação anunciada pela Sony é a alteração de sensibilidade dos gatilhos dos novos comandos da PS5, cujos botões L2 e R2 serão configurados para se adaptarem ao tema do jogo, com diferentes graus de resistência, o que dará, sobretudo, diferenças sensoriais táteis de acordo com os diferentes jogos.

Existe a possibilidade de os comandos terem um pequeno ecrã tátil, apesar de não haver confirmação por parte da Sony.

Nestes comandos encontrará também um cabo USB-C em vez de um Micro USB, tornando-os menos limitativos e permitindo que estejam menos tempo ligados à PS5, pois este cabo carrega mais rapidamente os comandos do que o Micro USB.

 

Ainda há informação em falta

O que permanece um mistério é o design da PS5. A apresentação não esclareceu que formato teria a nova consola. Há rumores de que terá um formato em V, o algarismo romano para o número 5, remetendo à edição da PlayStation. As suspeitas surgem porque os kits de desenvolvimento, que são enviados às produtoras para criarem jogos para a PS5, chegaram com essa característica.

Fala-se, também, de que há um plano para adicionar ‘áudio 3D’ para um som mais envolvente, um modo opcional de baixo consumo de energia para economizar energia e compatibilidade retroativa com os títulos da PS4.

Para compreender o quão revolucionária a PS5 é, teremos de esperar pelos jogos e que a Sony avance com a informação em falta.

A PS5 tem lançamento agendado para o final de 2020, altura em que chegará às lojas para concorrer com a Xbox Series X, uma consola de poder considerável e que permitirá correr toda uma família de jogos ao longo de várias gerações.

// RPT

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