iPhone 13: o seu novo superpoder (também em tamanho Mini)

O sistema de câmara dupla mais avançado de sempre da Apple, um processador rapidíssimo que deixa os outros para trás, um grande salto na autonomia da bateria e no poder de armazenamento. O iPhone 13 e o iPhone 13 Mini são o seu novo superpoder — e cabem no bolso.

Um design resistente com lados planos e à prova de água envolve os iPhone 13 de 6,1 polegadas e os iPhone 13 Mini de 5,4″. Em rosa, azul, preto, branco ou vermelho. Os mais recentes telemóveis da Apple incorporam um Ecrã Super Retina XDR protegido por Ceramic Shield, mais resistente do que qualquer vidro de smartphone.

 

O upgrade de câmara no iPhone 13iPhone 13: o seu novo superpoder (também em tamanho Mini)

Um grande upgrade de câmara encaixado num pequeno telemóvel — inclusive no modelo Mini. Embora o design dos iPhone 13 tenha muitas semelhanças com os iPhone 12, a verdade é que foi desenhada uma nova arquitetura e as objetivas rodadas a 45º graus, criando espaço para o sistema de câmara dupla mais avançado de sempre da Apple.

Também tornou possível incluir o sensor da Grande angular, que é agora maior, e integrar a tecnologia de estabilização ótica de imagem por movimento do sensor. Um sensor mais rápido foi colocado na câmara Ultra grande angular.

A nova câmara Ultra grande angular revela mais detalhes nas áreas escuras, enquanto que a Grande angular capta 47% mais luz, para melhores fotos e vídeos. A nova estabilização ótica de imagem por movimento do sensor mantém as imagens estáveis, mesmo quando se mexe.

 

O modo Cinematográfico do iPhone 13

O iPhone 13 foi à escola de cinema, agora só tem que tirar o proveito disso. O foco seletivo é usado nos filmes por grandes mestres do cinema para concentrar a atenção do público numa pessoa ou ação específica.

Com o mais recente smartphone Apple pode usar esta técnica narrativa nos seus vídeos. O modo Cinematográfico cria automaticamente efeitos de profundidade e transições de foco. Assim que começa a gravar, este modo vai focar o principal e desfocar o fundo para criar um efeito de profundidade de campo na imagem.

O modo Cinematográfico prevê quando um novo motivo de interesse vai entrar no enquadramento e ajusta o foco nesse momento, para que tenha vídeos focados onde realmente interessa. Assim é fácil criar vídeos dignos de uma sala de cinema.

Se alterar o foco ou ajustar a desfocagem já depois de terminadas as filmagens lhe parece algo impossível, o iPhone 13 quebra os limites do possível: agora pode ajustar o efeito de profundidade, mesmo depois de gravar, com alguns gestos e toques. Nem as câmaras de cinema profissionais chegam a tanto! O modo Cinematográfico grava em HDR com Dolby Vision.

 

Grandes fotos sem esforço

Mais luz é captada através do ‘modo Noite’, que deteta ambientes de pouca luz e faz o ajuste automático para que as fotos tenham cores vívidas e nítidas. Já o ‘modo Profundidade’ desfoca o fundo para realçar o protagonista. Deslize o dedo para escolher um efeito de iluminação e dar largas à criatividade.

 

O HDR inteligente 4 reconhece até quatro pessoas e melhora o contraste, a iluminação e até o tom de pele de cada uma. Para que todos apareçam no seu melhor. Os ambientes de média e pouca luz também são captados com as texturas, os padrões e os detalhes mais subtis evidenciados pelo Deep Fusion.

Inclua tudo o que quer na imagem sem ter de se afastar: a câmara Ultra grande angular amplia o campo de visão, mesmo ao focar algo que está muito perto.

As ‘Recordações’ são a melhor forma de registar momentos importantes: são apresentações automáticas criadas a partir das suas fotos. Personalize-as como quiser e adicione, por exemplo, uma banda sonora com músicas da sua biblioteca.

 

Uma câmara cheia de estilo: o seu

A Apple apresenta os Estilos fotográficos. Estes aumentam ou reduzem as cores de forma inteligente, mantendo os tons de pele naturais, e permitem que dê um toque pessoal às suas fotos. Esta funcionalidade é diferente dos filtros, uma vez que faz os ajustes em áreas específicas da imagem sem alterar os tons de pele.

Pode optar pelo estilo ‘Vibrante’ para dar maior luminosidade e brilho às fotos, pelo ‘Contraste intenso’ para sombras mais profundas e cores mais vivas, e ‘Quente’ ou ‘Frio’ para realçar os tons de dourado ou azul. Depois, basta fotografar.

 

A câmara frontal não se fica atrás: o sistema de câmara TrueDepth tem todas as funcionali­dades das câmaras traseiras. Modo Cinematográfico, Estilos fotográficos, Gravação Dolby Vision HDR, Modo Profundidade, Selfies no modo Noite, HDR inteligente 4, Deep Fusion e muito mais. Para selfies como nunca viu.

O A15 Bionic e a câmara TrueDepth também estão por detrás do Face ID, a autenticação facial mais segura que existe num smartphone.

 

Muita cor, muito brilho, muita nitidez

O ecrã OLED é 28% mais luminoso — tem até 800 nits —, permitindo ver com uma incrível nitidez mesmo sob a luz do sol. E atinge os 1200 nits se estiver a ver conteúdos HDR. Os brancos brilhantes, os negros profundos e todos os outros tons vão saltar à vista, sem afetar a bateria.

A vasta gama de cores do iPhone 13 é de qualidade profissional e a precisão cromática torna tudo mais vibrante e incrivelmente natural.

O ecrã Super Retina XDR tem uma grande densidade de pixels. Esta característica traduz-se em detalhes das fotografias e vídeos realçados, bem como texto ainda mais nítido. E é ainda mais espaçoso, graças a uma câmara TrueDepth mais pequena.

 

O iPhone 13 é imparável

É muita bateria. O iPhone 13 tem mais 2,5 horas de autonomia em relação à sua versão anterior e até mais 1,5 horas de autonomia no iPhone 13 Mini.

O armazenamento também recebeu um grande upgrade: o iPhone 13 começa nos 128 GB (para que não falte espaço para fotos e vídeos incríveis) e vai até aos 512 GB — inclusive na versão Mini.

 

O processador A15 Bionic eleva a velocidade, aperfeiçoa a câmara, otimiza a energia, protege a privacidade e, no geral, é melhor em tudo.

É este processador que lhe fornece o modo Cinematográfico, os Estilos fotográficos, o Texto detetável e muito mais. O Secure Enclave protege a sua informação pessoal, como os dados do Face ID e os contactos. Também é mais eficiente, aumentando a autonomia da bateria.

Os smartphones Apple deixam a concorrência para trás: CPU até 50% mais rápida e desempenho gráfico até 30% mais rápido do que a concorrência. O único processador de smartphone mais rápido é o do iPhone 13 Pro.

Mantenha-se em contacto com o iOS 15, através do qual pode partilhar filmes, música ou o seu ecrã durante uma chamada FaceTime. Filtre as notificações para não se distrair daquilo que requer a sua atenção. E pode interagir com o texto de imagens para enviar e-mails, fazer chamadas, obter direções e muito mais.

O iPhone dá-lhe o controlo dos seus dados pessoais. Por exemplo, as etiquetas de privacidade permitem saber de que forma as aplicações usam os seus dados. As apps têm de ter a sua autorização para monitorizarem a sua atividade em sites e apps de outras empresas. E muito mais.

// RPT

Mais recentes