Os iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max incorporam um sistema de câmaras absolutamente extraordinário, que eleva ainda mais a qualidade das fotografias em ambientes pouco iluminados. Excecionais, por dentro e por fora. Conheça os melhores smartphones de sempre da Apple.
Está pronto para o que aí vem? O mais recente evento Apple introduziu os novos iPhone 12 e foi colmatado com o lançamento dos melhores smartphones que a marca produziu até hoje: os iPhone 12 Pro (já disponível a partir de sexta-feira, dia 23 de outubro) e iPhone 12 Pro Max (pré-venda inicia-se a 6 de novembro).
Incorporam o processador de smartphone mais rápido de sempre, um sistema de câmaras de nível profissional e estão mais resistentes. Conheça-os, vai valer a pena.
iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max: excecionais
Quatro cores cintilantes e mais ecrã
Azul Pacífico, dourado, prateado e grafite: são estas as quatros cores inéditas dos novos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. O novo smartphone tem menos moldura e mais ecrã — Super Retina XDR — num equipamento de 6,1 e 6,7 polegadas, respetivamente.
O Ceramic Shield que reveste o vidro é mais resistente do que qualquer vidro de smartphone. Para além disso, os iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max são resistentes à água — até 30 minutos à profundidade máxima de 6 metros —, salpicos e pó. O revestimento é aço inoxidável, produzido com qualidade cirúrgica.
A solução para melhorar o ecrã mais brilhante de sempre da Apple? Torná-lo maior. Com o novo design plano nas extremidades e a tecnologia OLED feita à medida, a Apple alcançou o que parecia ser inalcançável: mais cor, brilho e contraste num ecrã ainda mais impressionante.
Até 1200 nits de brilho máximo em fotos e filmes com HDR, e uma relação de contraste de 2.000.000:1 que proporciona tons negros profundos e brancos brilhantes. Mais de 3,4 milhões de píxeis no iPhone 12 Pro Max, o maior valor de sempre num iPhone.
A14 Bionic: várias gerações à frente
O incomparável A14 Bionic da Apple é o primeiro processador de 5 nanómetros da indústria, com componentes avançados, literalmente medidos à escala do átomo. Com mais 40% de transístores, oferece mais velocidade e eficiência energética para uma excelente autonomia da bateria.
São 11,8 mil milhões de transístores que operam dentro do processador. O CPU e a GPU são até 50% mais rápidas do que em qualquer outro smartphone e o Neural Engine de 16 core é até 80% mais rápido. Para além disso, também incorpora aceleradores de aprendizagem automática até 70% mais rápidos. O único que se aproxima é o modelo anterior, várias gerações à frente de qualquer outro processador de smartphone.
Um novo processador de sinal de imagem está na base da gravação Dolby Vision, algo que nenhuma câmara de filmar profissional consegue fazer, muito menos outros telemóveis.
Tecnologia LiDAR (a mesma usada pela NASA)
O iPhone 12 Pro usa um sensor LiDAR para medir o tempo que a luz demora a ser refletida num objeto. Desta forma, consegue criar um mapa de profundidade de qualquer espaço. É tão rápido e preciso que as aplicações de realidade aumentada podem agora transformar um quarto numa floresta realista ou mostrar como lhe ficam os sapatos que viu na montra.
Esta é a mesma tecnologia que foi utilizada pela NASA para analisar a superfície de Marte e será usada na aproximação ao solo do planeta Marte. Agora, poderá ser usada na sua sala para criar um mapa de profundidade em nanossegundos.
Sistema de câmaras Pro: fotografias ainda mais excecionais
O modo Noite está agora disponível nas câmaras Grande angular e Ultra grande angular para captar imagens incríveis em pouca luminosidade. Este é um novo dia para o modo Noite. Graças à tecnologia LiDAR é possível fotografar retratos no modo Noite e a lente Grande angular — com abertura de ƒ/1,6 — deixa entrar 27% mais luz, para detalhes mais pormenorizados e melhor focagem, de dia ou de noite.
Aliás, essa mesma tecnologia é usada no iPhone 12 Pro para conseguir focagem automática 6x mais rapidamente em pouca luz. A nova estabilização ótica de imagem faz 5000 ajustes por segundo.
Se isto já é possível no iPhone 12 Pro, então o iPhone 12 Pro Max eleva ainda mais as expectativas. O sistema de câmaras é aproveitado ao máximo neste smartphone.
O sensor é 47% maior (e os píxeis também cresceram) para que entre muito mais luz na câmara Grande angular. Em vez de operar na objetiva, o novo sistema de estabilização ótica de imagem atua apenas no sensor, para proporcionar fotos mais estáveis, mesmo em movimento. E a nova câmara Teleobjetiva de 65 mm permite aproximar-se ainda mais da ação.
Resultado? Fotografias 87% melhores em luz reduzida, zoom ótico 5x maior, pixéis maiores de 1,7 μm e nova estabilização ótica de imagem com movimento do sensor.
À noite todos os retratos são vívidos graças ao modo Noite na câmara Grande angular: têm cores vivas e um efeito bokeh espetacular, que acentuam a iluminação dos edifícios e da rua ou qualquer luz de fundo.
Até com uma pequena fonte de luz, o sensor LiDAR e o nosso processador A14 Bionic conseguem representar todos os padrões e texturas em primeiro plano, ao mesmo tempo que realçam as cores de forma notável.
O recurso Deep Fusion entra em ação nas cenas a média luz. O Neural Engine analisa várias exposições, píxel a píxel, para destacar todos os detalhes na imagem.
O modo Retrato é ainda mais fiel no iPhone 12 Pro: a aprendizagem automática foi aprimorada e permite uma separação mais precisa entre o primeiro e segundo plano, além de ajustes criativos que controlam a desfocagem do fundo e a iluminação dos rostos.
Já o HDR inteligente 3 melhora automaticamente as áreas mais brilhantes, mais escuras e os contornos. Mesmo ao meio-dia, quando a luz solar é mais intensa, é possível ver o detalhe no rosto e sombras com uma gradação suave, até ao preto mais profundo.
Este recurso capta o máximo de detalhe da magia da afamada golden hour (pôr-do-sol) representando toda a textura presente nos objetos fotografados e mantendo-se fiel às subtis variações de tons.
O equilíbrio de brancos é ativado, de forma a que todos os elementos presentes na imagem mantenham a forma e definição, mesmo em movimento.
Além dos rostos, o HDR inteligente 3 utiliza a aprendizagem automática para reconhecer os cenários e a forma de os realçar, sem aumentar o ruído.
Tudo isto está também presente no iPhone 12 Pro Max e ainda mais. A lente Teleobjetiva de 65 mm deste modelo e o zoom ótico de 2,5x permitem captar detalhes fantásticos, mantendo a distância a que fotografa.
Já os píxeis maiores na câmara Grande angular — 1,7 µm píxeis no Pro Max, 1,4 µm píxeis no Pro — ajudam a destacar padrões complexos, texturas subtis e pormenores incríveis em todas as suas fotos, mesmo quando há pouca luz. As cores são incrivelmente realistas em praticamente qualquer luz.
Formato ProRAW — brevemente
O formato ProRAW, exclusivo da Apple, contém todas as informações RAW habituais, além dos dados do sistema de imagem da própria marca. Os ajustes de redução de ruído e exposição já estão aplicados, dando-lhe mais tempo para otimizar as cores e o equilíbrio de brancos. A criatividade nunca esteve tão em controlo.
A primeira câmara a gravar em Dolby Vision
Os iPhone 12 têm a primeira câmara de sempre a gravar em Dolby Vision, formato utilizado pelos estúdios de cinema. Este smartphone grava vídeo em HDR a 10 bits: são 700 milhões de cores em vídeos muito mais realistas.
E não se fica por aí: até pode editar vídeo Dolby Vision e usar o AirPlay para ver tudo com a magia do grande ecrã. O AirPlay faz streaming de vídeo 4K Dolby Vision para a Apple TV ou uma Smart TV (desde que compatível com AirPlay).
Vídeos ainda melhores
O sensor maior da câmara Grande angular capta as sombras com um nível de detalhe incrível. Com um tripé, vai poder começar a fazer vídeos impressionantes em time-lapse no modo Noite. Porque às vezes, a melhor luz brilha de noite.
O novo processador de sinal de imagem é capaz de captar fotografias com muito menos ruído e muito mais detalhe. Os vídeos em condições de pouca luz ficam 87% melhores no iPhone 12 Pro Max.
Selfies incríveis
Nunca é demasiado tarde para uma selfie no modo Noite. Use a câmara frontal, que também já tem o modo Noite, para obter fotos em alta resolução em luz reduzida e cores naturais. Também inclui agora Deep Fusion, HDR inteligente 3 e gravação em Dolby Vision. Mostre a sua imagem, sempre à melhor luz.
Wireless: vamos acelerar
O iPhone 12 alcança velocidades LTE até 2 Gb/s, para que possa fazer download de programas, carregar fotografias e ver vídeos de alta qualidade em streaming — tudo isto ainda mais depressa.
MagSafe: de repente, tudo encaixa
Uma das grandes novidades que a Apple nos traz é a MagSafe: uma capa, uma carteira ou ambas. Tudo se encaixa. Inclui um sistema de segurança para não desmagnetizar cartões de crédito.
Os ímanes estão perfeitamente alinhados para carregamentos wireless mais rápidos. O iPhone 12 usa metais REE 100% reciclados nos ímanes, incluindo os dos acessórios MagSafe.
// RPT