iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max: a batalha

Os três iPhone 11

Chegou a hora da verdade: qual é o melhor iPhone 11 para si? Comparamos as características dos 3 modelos disponibilizados pela Apple. Veja por si mesmo.

Depois do lançamento do mais recente smartphone da Apple, ficamos a saber que há três modelos para escolher: o iPhone 11, o iPhone 11 Pro ou Pro Max. Naturalmente, partilham características entre si, mas também têm funcionalidades, tamanhos e preços diferentes.

Assim sendo, comparamos os três modelos para fique a conhecer as diferenças e consiga escolher o mais indicado para si.

 

Design

Semelhantes à linha do iPhone XS, os novos iPhones têm um aspeto estético parecido entre os três. Essa semelhança é particularmente notória na parte frontal do telemóvel, uma vez que têm um entalhe na parte superior e, de resto, um ecrã total — a Apple já nos habituou à ausência do botão inferior.

A estrutura é de metal nos três — alumínio no caso do 11, aço inoxidável para os outros dois — e a parte de trás em vidro.

É precisamente na parte traseira destes telemóveis onde encontramos a maior diferença de design, quer entre eles, quer para os modelos anteriores: as câmaras fotográficas foram dispostas num bloco quadrado no canto superior esquerdo. A quantidade de lentes também difere: duas para o iPhone 11, três para o 11 Pro e Pro Max.

Os três telefones têm resistência à água, embora a uma profundidade de quatro metros para os modelos Pro e apenas dois metros para o iPhone 11 padrão.

As mesmas cores não estão disponíveis para os três. Os tons dourado, cinza, prata e verde só podem ser encontrados nos Pro, enquanto que as cores branco, preto, verde-água, vermelho, roxo e amarelo estão no iPhone 11.

Por fim, também há diferenças no peso e nas dimensões. 194 gramas para o 11, 188gr para o Pro e 226gr para o Pro Max. O primeiro tem as dimensões 150,9 x 75,7 x 8,3 mm, o segundo 144 x 71,4 x 8,1 mm e o terceiro 158 x 77,8 x 8,1 mm. Ou seja, o Pro é o mais pequeno e o Pro Max o maior.

 

Ecrã — onde o iPhone 11 Pro Max brilha

São 6.1 polegadas no ecrã LCD do iPhone 11, 5.8 polegadas no Pro e 6.5 no Pro Max, mas ambos com ecrãs OLED. No entanto, mais polegadas não significa maior qualidade de imagem, porque a resolução no 11 Pro é de 2436×1125, enquanto que o iPhone 11 padrão é de 1792×828 pixeis. Já o Pro Max garante 2688×1242.

A Super Retina XDR nos dois ecrãs OLED será superior ao LCD, tendo uma taxa de contraste francamente superior, bem como brilho máximo mais elevado.

 

Câmara fotográfica — a maior diferença

Tal como já foi referido, é aqui que encontramos as maiores diferenças entre os três modelos do mais recente smartphone da Apple.

Parte superior traseira e um pouco da frontal do iPhone 11 beje

O iPhone 11 padrão têm duas lentes nas suas costas, enquanto que o Pro e o Pro Max têm três. Todas são de 12MP — incluindo a frontal — com a grande angular com abertura de f/1,8 e a ultra grande angular com abertura de f/2,4. Só os dois modelos Pro é que estão equipados com a teleobjetiva de abertura de f/2,0.

Os três smartphones têm Modo Noturno, gravação de vídeo 4K a até 60fps e uma variedade de outros modos que são praticamente os mesmos nos três modelos.

O reconhecimento facial — Face ID — foi aprimorado nos três aparelhos: é agora mais rápido e funciona de mais ângulos.

 

Bateria

A Apple fez questão de também aprimorar a duração da bateria. O iPhone 11 Pro dura até 4 horas a mais que o iPhone XS, enquanto o iPhone 11 Pro Max dura até 5 horas a mais que o iPhone XS Max, e o 11 dura até 1 hora a mais que o iPhone XR.

O carregamento sem fios é suportado pelos três, bem como o carregamento rápido. É afirmado que estes telemóveis carregam 50% da bateria em apenas 30 minutos, embora para isso precisem do carregador de 18W, incluído nos Pro e Pro Max, mas vendido separadamente no caso do 11 padrão.

 

Especificações e características do iPhone 11

Não ficará surpreendido por saber que todos os três novos aparelhos iPhone usam o processador A13 Bionic da Apple, a geração que procede o A12 Bionic na gama iPhone XS. É o processador mais rápido de sempre em smartphones, mas também tem a gráfica com o melhor desempenho de sempre.

Naturalmente, o iOS 13 é o software presente nos três modelos.

iPhone 11 Pro

No que se refere a armazenamento, o iPhone 11 Pro e o 11 Pro Max disponibilizam 64 GB, 256 GB e 512 GB de memória, enquanto o 11 garante 64 GB, 128 GB e 256 GB.

 

Em conclusão…

Como seria de esperar, o 11 Pro Max brilha um pouco mais do que os seus contrapartes. O Pro, no entanto, apenas lhe fica atrás no tamanho do ecrã e na menor resolução. Já o iPhone 11 padrão tem algumas diferenças significativas em termos de câmara fotográficas, especificações e recursos em geral.

O certo é que o preço é justificado pelas características de cada um. Qualquer um dos três representa um avanço tecnológico considerável e não o vão desiludir.

// RPT

Mais recentes