/

iPadOS 14: novo sistema operativo para iPad chega no outono

À semelhança do iOS 14 e do watchOS 7, a Apple vai lançar o iPadOS 14 neste outono. Apps especialmente criadas para o iPad, interações simplificadas com interfaces de utilizador para Siri, Pesquisa e chamadas e novos recursos de escrita à mão com o Apple Pencil são algumas das novidades.

Este novo sistema operativo para iPad traz-nos novos recursos e designs que aproveitam os recursos exclusivos do iPad e da sua grande tela Multi-Touch. O iPadOS 14 apresenta um design compacto e totalmente novo para chamadas FaceTime recebidas e de telefone, interações Siri e pesquisa para ajudar os utilizadores a manter a concentração.

 

As novidades que nos traz o novo iPadOS 14

Com o iPadOS 14, a marca americana mostra-se empolgada em aproveitar a experiência distinta do iPad e oferecer novos recursos que ajudam os utilizadores a aumentar a produtividade, a serem mais criativos e se divertirem mais.

Com novos designs compactos para interações do sistema e designs das apps mais atualizados, modernos e especificamente adaptados ao iPad, assim como com recursos que permitem ainda milhares de anotações com o Apple Pencil e experiências de AR mais poderosas, o iPadOS 14 oferece uma experiência incrível aos apaixonados pela marca.

Experiência aprimorada das apps com um novo design

As chamadas recebidas do FaceTime e do telefone vão aparecer agora como pequenas faixas, para que não ocupem o ecrã inteiro como até então acontecia, facilitando o toque para atender a chamada ou simplesmente apertando o dedo para dispensar e voltar ao trabalho.

Agora, a Siri aparece na parte inferior da tela quando ativada, permitindo que os utilizadores façam referência direta às informações no ecrã ao fazer uma solicitação, e rapidamente desvia o caminho ao iniciar outras apps ou controlar músicas.

A pesquisa no iPad foi reconstruída desde o início com o iPadOS 14, e agora é o único local para encontrar rapidamente praticamente qualquer coisa, desde localizar e iniciar aplicações, aceder contactos, arquivos e informações rápidas, até obter respostas para perguntas comuns sobre pessoas ou lugares.

Com um novo design compacto, os utilizadores podem iniciar uma pesquisa sobre qualquer lugar, sem precisar sair da app em que estão. As pesquisas na web são ainda mais poderosas e refinadas, fornecendo sugestões mais relevantes conforme o utilizador digita e a capacidade de obter resultados de pesquisa com apenas um toque.

As barras laterais redesenhadas em muitos aplicativos, incluindo Fotos, Arquivos, Notas, Calendário e Apple Music, consolidam a navegação num único local, facilitando a navegação numa app e mantendo o conteúdo na frente e no centro.

Além disso, barras de ferramentas simplificadas, assim como os novos menus suspensos, fornecem acesso aos controlos de aplicações num só lugar.

Como fazer mais com o Apple Pencil e anotações manuscritas

O iPadOS 14 traz o Scribble para o iPad com o Apple Pencil, permitindo que os utilizadores escrevam em qualquer campo de texto — onde ele será automaticamente convertido em texto digitado —, executando ações como responder a uma iMessage ou pesquisar no Safari de maneira rápida e fácil.

Toda a caligrafia e conversão para texto acontece no dispositivo, mantendo-o privado e seguro. Ao fazer anotações, o Smart Selection usa a aprendizagem da máquina no dispositivo para distinguir manuscrito de desenhos, para que o texto manuscrito possa ser facilmente selecionado, recortado e colado noutro documento, tal como texto digitado.

Para além disto, o reconhecimento de formas permite que os utilizadores desenhem formas geometricamente perfeitas e se encaixem no lugar ao adicionar diagramas e ilustrações úteis no Notes.

Os detetores de dados agora trabalham com texto manuscrito para reconhecer números de telefone, datas e endereços e oferecem aos utilizadores a capacidade de executar ações tais como tocar num número escrito para fazer uma chamada, adicionar um evento diretamente ao Calendário ou mostrar um local no Google Maps.

O Scribble oferece inicialmente suporte para inglês, chinês tradicional e simplificado e chinês e inglês misto, para que os usuários possam escrever palavras em inglês e chinês juntas sem a necessidade de alternar idiomas.

Realidade aumentada ainda mais realista

O AR provou ser uma tecnologia imensamente poderosa que ajuda a realizar tarefas de maneiras nunca antes possíveis. O ARKit 4 fornece uma API de profundidade totalmente nova que permite que os developers acedam informações de profundidade ainda mais precisas, capturadas pelo novo LiDAR Scanner no iPad Pro.

Os developers podem usar a API Depth para gerar novos recursos poderosos nas suas apps, como fazer medições corporais para testes virtuais mais precisos ou testar a aparência das cores da pintura antes de pintar uma sala, por exemplo.

Recursos adicionais do iPadOS 14

Todos os novos widgets redesenhados apresentam informações importantes, e os utilizadores podem selecionar uma Pilha Inteligente de widgets, que usa inteligência no dispositivo para exibir o widget certo com base em fatores como hora, local e atividade.

As mensagens são essenciais para a comunicação com amigos e familiares, e agora é mais fácil ficar conectado e aceder rapidamente a mensagens importantes.

À semelhança do iOS 14, os utilizadores podem fixar as conversas no topo da lista de mensagens, acompanhar facilmente as conversas de grupo através de menções e respostas incorporadas e personalizar ainda mais as conversas, definindo uma foto de grupo com uma imagem ou emoji.

As novas opções de Memoji em Mensagens são ainda mais inclusivas e diversificadas, com penteados adicionais, revestimentos de rosto e muito mais.

A Siri expande o seu conhecimento, ajuda a encontrar respostas da Internet e agora pode enviar mensagens de áudio. O ditado do teclado é executado no dispositivo ao ditar mensagens, notas, e-mail e muito mais.

A app Mapas torna mais fácil do que nunca navegar e explorar com novas rotas de bicicleta e guias selecionados. As direções para ciclismo levam em consideração a elevação, o quão ocupada é uma rua e se há escadas ao longo do percurso.

Home Apps

O aplicativo Home facilita ainda mais o controle doméstico inteligente com novas sugestões de automação e controlos expandidos no Centro de Controlo para acesso mais rápido a acessórios.

A iluminação adaptativa para luzes compatíveis com HomeKit compatíveis ajusta automaticamente a temperatura da cor ao longo do dia e, com o reconhecimento de rosto no dispositivo, campainhas e câmaras de vídeo compatíveis podem identificar amigos e familiares.

A aplicação Home e o HomeKit são criados para serem privados e seguros, para que todas as informações sobre os acessórios domésticos de um utilizador sejam criptografadas de ponta a ponta.

O Safari oferece um Relatório de Privacidade para que os utilizadores possam ver facilmente quais trackers entre websites foram bloqueados, com a monotorização segura de senhas para ajudar os utilizadores a detetar passwords salvas que possam estar envolvidas numa violação de dados e tradução interna para páginas web inteiras.

Regule o som dos AirPods de acordo com as suas preferências. A funcionalidade Opções de auscultadores amplifica os sons suaves e pode ser ajustada à sua audição para que as músicas, chamadas e outros conteúdos fiquem mais claros e nítidos.

O VoiceOver, o principal leitor de tela do setor para a comunidade cega, agora reconhece automaticamente o que é exibido visualmente na tela para que mais aplicativos e experiências na Web sejam acessíveis a mais pessoas.

// RPT

Mais recentes