A memória Intel Optane é uma das mais recentes tecnologias inteligentes da Intel. Este recurso aumenta significativamente a velocidade e a capacidade de resposta do armazenamento do PC.
Esta é uma tecnologia inédita no mercado para acelerar o comportamento do seu computador. Uma função intermediária entre a memória RAM e o disco de armazenamento, que promete deixar o sistema mais rápido para realizar tarefas do dia a dia, abrir jogos e executar programas mais pesados.
O objetivo da Intel é oferecer alto desempenho aliado a uma boa relação de custo-benefício para computadores com HDD ou SSD, mesmo que os componentes tenham menores capacidades.
Passe menos tempo à espera e mais tempo a realizar as suas tarefas com uma das versões da Intel Optane Memory Technology — de 16 ou 32 GB.
Intel Optane: o que é?
Não é um processador, nem uma memória RAM, nem um disco rígido. O Intel Optane é um dispositivo de memória independente, uma tecnologia inteligente que personaliza e acelera a sua experiência de computação nos PCs com processador Intel Core de 7ª geração ou superior. Funciona como um intermediário entre a memória RAM e o disco rígido para tornar o carregamento de informações mais rápido.
Existem dois tipos de memória Intel Optane: uma acelera a sua unidade de disco rígido (HDD), enquanto a outra aumenta as unidades de estado sólido (SSD). Esta é a principal diferença entre a Optane Memory M10 e H10. Assim, o tipo de tecnologia Optane Memory no seu PC depende do tipo de armazenamento que possui.
Convém denotar que os SSDs (unidades de estado sólido) com Intel Optane Memory H10 são os mais rápidos em comparação com os SSDs NAND.
A solução é baseada na memória 3D XPoint, uma tecnologia de memória não volátil (NVM) da Intel e da Micron, e no recurso Intel Rapid, que melhora o desempenho e diminui o consumo de energia de tecnologias de armazenamento.
Uma vez que se trata de tecnologia inédita no mercado, podem surgir dúvidas em relação à sua categorização. Não é um disco HDD, nem SSD, a Optane está posicionada entre os dois componentes. O computador de secretária ou o portátil podem estar equipados com este recurso que melhora o seu desempenho, quer tenham um disco HDD ou SSD.
Como funciona o Intel Optane?
Esta nova memória funciona como um espaço onde os dados utilizados com frequência pelo utilizador são armazenados. A leitura de dados na unidade Optane é mais rápida do que se for feita diretamente do disco rígido.
A tecnologia “aprende” quais os programas, jogos ou tarefas que mais usa no computador e, assim, torna essas informações instantaneamente acessíveis ao processador, mesmo quando desligadas. O objetivo é reduzir o “caminho” de leitura dos dados e, com isso, deixar o carregamento mais rápido.
Na prática, a novidade pode oferecer maior performance no carregamento de softwares em computadores com discos HDDs mecânicos, aliás tornando-os equiparáveis a computadores com SSDs. A fabricante explica que com 16 GB de acelerador de cache Optane uma grande quantidade de memória RAM comum deixa de ser fundamental, por exemplo.
O recurso também reduz o tempo de abertura de programas pesados. O Photoshop ou o Adobe Premiere, por exemplo, podem precisar de quase 1 minuto para abrir, mas em PCs com o Intel Optane podem levar menos de 10 segundos a executar estes programas.
Assim sendo, quais são as tarefas que a recente tecnologia da Intel acelera? Isso irá depender se a Optane é de 16 GB ou de 32 GB.
Na primeira opção, a deteção de vírus, o acesso à web, a inicialização do equipamento, os emails e as apresentações — e por inerência toda a produtividade em ambiente profissional —, bem como o uso comum tornam-se mais rápidos.
Já a memória Intel Optane de 32 GB irá acelerar os jogos profissionais, as aplicações de Realidade Virtual, a edição de áudios, vídeos e gráficos, o design com CAD em 3D e modelagem em 3D e os trabalhos de animação.
Compatibilidade
O Intel Optane não é compatível com todos os equipamentos. A memória Optane pode acelerar apenas unidades baseadas em SATA (unidades de estado sólido, unidades híbridas de estado sólido, discos rígidos). É possível usá-la com unidades de 2,5″, de 3,5″ ou de fator de forma M.2, desde que estejam conectadas com trilhas do chipset.
Requisitos básicos para usar a memória Intel Optane
Para poder usar este novo recurso tem de ter alguns requisitos. Antes de mais, o seu equipamento tem de estar equipado com pelo menos a 7ª geração de processadores Intel Core — ou uma geração mais recente. O mesmo se aplica ao chipset, que tem de ser da série 200 da Intel ou mais recente.
Outros requisitos são o BIOS UEFI pronto para a memória Intel Optane — modos herdados de BIOS não são suportados, o modo de controlador SATA de BIOS Intel configurado como “Intel RST….”, remapeamento habilitado no slot PCIe que contém o módulo de memória Intel Optane, sistema operacional Windows 10 x64 e driver da tecnologia de armazenamento Intel Rapid 15.5 ou mais recente.
Alguns recursos ou capacidades só são suportados em drivers mais recentes. Assim, é recomendável usar sempre o driver mais recente suportado na sua plataforma.
// RPT