Ideias amigas do ambiente para implementar no dia-a-dia

A proteção do meio ambiente é fundamental para um mundo mais verde e sustentável. Já parou para pensar que com apenas algumas mudanças nos seus hábitos de consumo é possível ajudar a preservar o ambiente e os seus recursos naturais? Aqui vão algumas ideias para começar a pôr em prática a partir de hoje.

Por vezes, as soluções para um mundo menos poluído são muito mais simples com os equipamentos e mentalidade certos. Escolher eletrodomésticos amigos do ambiente e mudar as suas rotinas diárias, por exemplo, podem ser importantes passos para contribuir positivamente para esta mudança.

 

Dicas para poupar energia e proteger o ambiente

Pensar num mundo mais limpo não tem que ser uma utopia – o consumidor tem um papel importante na mudança de práticas que poluem o meio em que vivemos. Desta forma, aqui vão algumas boas práticas para começar a implementar no seu dia-a-dia:

Ande mais a pé, de bicicleta ou trotinete

Agora que já estamos em desconfinamento, a prática de exercício físico ou a simples prática de circulação são cruciais para a sua saúde. De facto, o número de passos diários ideal para evitar doenças cardiovasculares ou obesidade situa-se entre os 8 mil e os 10 mil passos. Por isso, tente circular a pé pela sua cidade o máximo que conseguir.

Com este ajuste, não só estará a promover a sua saúde, como irá também contribuir para a redução dos gases poluentes para atmosfera, provenientes dos carros e outros transportes. Se caminhar não é o seu forte e prefere um meio de transporte mais dinâmico, pense em adquirir uma bicicleta ou uma trotinete!

Há modas que vêm para ficar a as trotinetas parecem ser uma delas. Para quem faz alguns quilómetros a pé por dia, pode ser uma boa ideia adquirir um equipamento de mobilidade sustentável, que não implica gasto com combustível — apenas o de carregar a bateria.

Se caminhar não é o seu forte, pense em adquirir uma bicicleta ou uma trotinete

Escolha equipamentos com alta eficiência energética

Eletrodomésticos que não respeitem os mais altos padrões de proteção ambiental podem ser uma valente dor de cabeça ao final do mês. Não só consomem mais energia, como aumentam consideravelmente as suas despesas mensais.

Optar por equipamentos com uma etiqueta de eficiência energética mais elevada — como os A+++, A++ ou até A+, fará uma grande diferença no valor das contas lá de casa.

As diferenças de eficiência nas classes A podem ser muito significativas, com produtos A+++ a consumir até menos 30% que um produto de classe A, ou até mesmo 60% no caso dos aparelhos de refrigeração.

Quanto às cores, a verde – muito ambientalista – é a mais eficiente e, portanto, está associada à letra A. Já a vermelha, associada à letra D, corresponde a equipamentos menos eficientes.

Poupe água, a todos os níveis

Não precisamos de explicar as mil e uma razões para a água ser um recurso tão essencial ao nosso planeta, mas podemos dar-lhe umas luzes quanto a formas de proceder para poupar água em casa de forma a proteger o ambiente.

Optar por lavar a louça numa máquina de lavar a louça é um importante primeiro passo. Por vezes, pensamos que estamos a fazer um favor à carteira ao lavar os pratos à mão, mas saiba que está enganado: não só gasta mais água desta forma, como paga mais ao final do mês!

Ao longo do tempo e com a evolução da tecnologia, as máquinas são cada vez mais eficientes a nível energético, o que se traduz em equipamentos mais amigos do ambiente (e também da sua carteira), principalmente se tiverem uma classificação energética A ou superior.

Se possui uma máquina de lavar louça ou está a ponderar adquirir uma, já ouviu falar da função de meia carga? Se o seu equipamento possuir um reconhecimento de carga automático, o consumo de água e energia será gasto em conformidade com a quantidade que se encontra no interior, permitindo menor consumo e maior poupança.

Outras formas de poupar água são: optar por duches rápidos, utilizar a água que corre do chuveiro enquanto está a aquecer para deitar na sanita em vez de puxar o autoclismo, fechar a torneia enquanto lava os dentes ou esfrega as mãos com sabão.

Máquina de lavar roupa Indesit

Uma máquina com função de meia carga permite menor consumo e maior poupança

Reciclagem: de pequenino se torce o pepino!

E porque a proteção do ambiente depende muito da responsabilidade de cada um, não podemos deixar de realçar a relevância que reciclar o seu lixo doméstico tem para a proteção do ambiente.

Já estará familiarizado com o fenómeno da reciclagem, mas tem realmente noção do que implica não fazer a divisão do seu lixo em contentores diferentes? Ao separar os seus resíduos, a reciclagem permite a transformação dessas matérias-primas e a sua reintrodução de novo na indústria.

Numa época em que se fala tanto do perigo dos plásticos para a preservação dos ecossistemas, é cada vez mais importante educar as crianças (e os adultos!) para a importância da separação destes materiais dos restantes.

Só para que tenha uma noção do impacto que as suas escolhas conscientes e amigas do ambiente têm, a reciclagem permite diminuir o consumo do petróleo, as embalagens e palhinhas de metal evitam o consumo excessivo dos plásticos, que vão muitas vezes parar aos oceanos, e pasta de papel reciclada reduz o abate de árvores!

Adote um estilo de vida mais sustentável

Por outro lado, sabia que a indústria da moda é das indústrias mais poluentes no mundo? A adoção de um estilo de vida mais sustentável tem sido uma das tendências do momento e não é por acaso. Apoiar o fast-fashion é perigoso para o mundo e para a sua carteira: gasta mais dinheiro a longo prazo e os produtos duram-lhe menos tempo.

Mas se comprar menos roupa, apoiando marcas sustentáveis, consegue produtos de melhor qualidade e está a apoiar uma produção ecológica, pois muitas destas peças são feitas com materiais reciclados que ganham uma nova vida. A aposta em comprar roupas em segunda-mão, em lojas vintage, por exemplo, pode também ser uma excelente solução.

Como vê, a aposta num estilo de vida mais amigo do ambiente está ao alcance de todos. Aposta em equipamentos mais ecológicos, andar menos de carro e mais a pé ou optar por produtos recicláveis podem ser excelentes formas de se iniciar neste mundo de uma vida mais sustentável – e garantir resultados positivos para a preservação do ambiente.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome