Já tinha ouvido falar de humidificadores? Não há melhor solução para combater os sintomas do ar seco. Este aparelho é bastante útil e traz muitos benefícios para a saúde.
Em determinadas épocas do ano — principalmente as frias —, a humidade do ar pode cair mais que o habitual, deixando o clima exageradamente seco e, consequentemente, causando diversos tipos de desconfortos respiratórios e mal-estar na população. Excesso de poluição e ar condicionado a refrigerar ou a aquecer em demasia também são fatores que contribuem para essa situação.
Nem sempre sentimos os seus efeitos de imediato, mas este pode ser prejudicial à nossa saúde e causar diversos problemas, entre os quais tosse seca, olhos irritados, dificuldade em respirar e garganta seca.
Para ser confortável, o nível de humidade do ar deve situar-se entre os 40% e os 70%. Este equilíbrio é fundamental para a saúde. Se não consegue obter esses valores naturalmente em sua casa, ou se sente algum destes problemas relacionados com o ar seco, é muito provável que precise de um humidificador.
O humidificador de ar é um aparelho cuja função é manter ou aumentar a quantidade de humidade atmosférica presente na divisão onde é inserido, amenizando os impactos negativos do ar seco. Basta ligar a qualquer tomada, é muito simples e seguro de utilizar.
O mais importante no uso destes aparelhos é que faça regularmente uma limpeza meticulosa, uma vez que pode ser uma fonte de micro-organismos. Evite o uso de detergentes, mas se os usar certifique-se que os elimina muito bem, porque os seus resíduos são dispersados no ambiente assim que o aparelho é ligado. A água do depósito também deve ser trocada todos os dias.
Tipos de humidificadores
Há dois tipos de humidificadores: os de vapor quente e os de vapor frio ultrassónicos.
Humidificadores de vapor quente
O vapor quente elimina germes e vírus durante a sua formação no humidificador, razão pela qual alguns pediatras recomendam o uso deste aparelho no quarto dos bebés. Os humidificadores a vapor quente fervem a água através de uma resistência elétrica, por isso, consomem um pouco mais de eletricidade do que os de vapor frio.
Também há a probabilidade de aumentarem a temperatura da divisão entre um a três graus. Há que ter em atenção o risco de queimaduras com o vapor em caso de acidente.
Humidificadores de vapor frio ultrassónicos
Nestes aparelhos, o vapor produzido encontra-se à temperatura ambiente, pelo que a névoa que dispersa é refrescante, mas não arrefece. Em vez de ferverem a água, os humidificadores de vapor frio geram uma fina camada de vapor através de ondas de ultrassons. O vapor em questão, por ser tão leve, penetra melhor nas vias respiratórias.
São ainda mais seguros do que os aparelhos referidos anteriormente — fica eliminado o risco de queimaduras por vapor quente —, consomem menos eletricidade e são mais silenciosos. No entanto, requerem uma limpeza muito frequente para evitar a acumulação de bolor ou bactérias.
Difusores de aromas
Os difusores de aromas conseguem pulverizar moléculas de água atomizada com os mais diversos aromas, mas servem também para aumentar ou manter a humidade do ar.
Basta que se coloque alguma água no recipiente e se juntem algumas gotas de óleos aromatizados, os quais são difundidos através de ultrassons. Estes equipamentos são uma bonita peça de decoração — muitas vezes disponíveis em várias cores.
Então e os vaporizadores?
Boa questão. Não são humidificadores, embora possam ser utilizados com a mesma finalidade. Os vaporizadores pressurizam o ar que absorvem da divisão através de um filtro embebido em água, para logo o expulsar de volta, assim que o filtro se encontre completamente humedecido.
São menos eficazes que os dois tipos de humidificadores de que falamos anteriormente e ainda são menos recomendados, porque a água libertada acumula-se nas paredes e nos móveis, aumentado a propensão ao mofo.
Vantagens dos humidificadores
Estes equipamentos têm uma excelente relação custo-benefício, pois consomem muito pouca energia, têm uma longa vida útil, são eficientes e práticos. O conforto e bem-estar que proporcionam aos habitantes da casa onde são inseridos é relevante, já para não falar que tornam o ar que se respira menos agressivo para as vias respiratórias, o que pode ser particularmente importante para o quarto das crianças.
Os benefícios para a saúde são imensos, não servem apenas para amenizar o desconforto causado pelo tempo seco. Este aparelho também é indicado para pessoas alérgicas, uma vez que alivia a tosse seca, os olhos irritados, além de combater a dificuldade para respirar e até ser extremamente benéfico para a pele seca.
É importante ter presente que não precisa de usar o humidificador constantemente, mas apenas quando for preciso. Algumas marcas incluem nos seus aparelhos controlo de humidade, para que o aparelho se desligue automaticamente ao atingir a humidade recomendável (deve rondar os 60%).
Para purificar o ar de sua casa e respirar melhor, deve apostar num humidificador.
// RPT