//

Google Stadia: novo serviço de streaming chega em novembro

Google Stadia

O Google Stadia será o próximo serviço de streaming de jogos a chegar ao mercado, já em novembro. Inclui diferentes modalidades de subscrições, uma biblioteca inicial de 30 jogos e até um comando.

Quando ouvimos streaming associamos imediatamente à Netflix ou, mais recentemente, à Apple TV+ e a Disney+. Não é disso que aqui falamos. A Google Stadia, similarmente à PlayStation Now e à Arcade da Apple, é um serviço de streaming de jogos que marca a entrada da Google na tecnologia gaming — um passo gigante para uma empresa gigante.

É já em novembro que o Stadia chega ao mercado em 14 países selecionados, entre os quais não se encontra Portugal. Bélgica, Itália, Finlândia, Holanda, Canadá, Noruega, Dinamarca, Espanha, França, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e EUA são os escolhidos para receberem o novo serviço.

A tecnológica norte-americana antecipou-se à E3 2019 — um dos mais famosos eventos mundiais dedicados aos jogos e a toda a indústria envolvente — e deu a conhecer todos os detalhes do serviço Google Stadia nas vésperas desta conferência.

 

Os 30 primeiros jogos

A biblioteca de jogos é o fator que vai diferenciar este serviço. Nesta fase de lançamento, a Google confirmou uma lista de 30 jogos, os primeiros a estar disponíveis, sendo precedidos por muitos outros num futuro próximo, ficou a promessa. São estes os títulos:

  • Baldur’s Gate III
  • Destiny 2
  • Dragon Ball Xenoverse 2
  • DOOM Eternal
  • Wolfenstein: Youngblood
  • Destiny 2
  • Power Rangers: Battle For The Grid
  • Baldur’s Gate 3
  • Metro Exodus
  • Thumper
  • GRID
  • Samurai Showdown
  • Football Manager 2020
  • Get Packed
  • The Elder Scrolls Online
  • The Crew 2
  • The Division 2
  • Assassin’s Creed Odyssey
  • Ghost Recon Breakpoint
  • Trials Rising
  • NBA 2K
  • Borderlands 3
  • Farming Simulator 19
  • Mortal Kombat 11
  • Rage 2
  • FINAL FANTASY XV
  • Gylt
  • Tomb Raider Trilogy
  • Darksiders Genesis
  • Just Dance 2020

A Google confirmou ainda Gylt como um exclusivo Stadia, um jogo desenvolvido pela Espanhola Tequila Works, conhecida por jogos como RiME. A empresa deixou bem claro que mais títulos serão disponibilizados mais tarde e alguns nomes de estúdios já foram avançados, entre os quais Capcom, EA e Rockstar.

 

Subscrições Google Stadia

Haverá vários tipos de subscrições no serviço Google Stadia. Para já, temos conhecimento de duas: a gratuita e a Pro.

Com o intuito de fornecer um serviço acessível, a empresa providenciou uma opção sem custos, mas com algumas limitações. Neste caso, poderá jogar os jogos que comprar em resolução máxima de 1080p HDR a 60fps. Não terá acesso a jogos gratuitos, nem a descontos.

Esta versão base também abdica de alguma qualidade acústica, obtendo som estéreo. Não haverá restrições no acesso à biblioteca de jogos, apenas na qualidade do streaming.

Já a subscrição mensal Google Stadia Pro terá o custo mensal de 9,99€, também com total acesso à biblioteca de jogos, mas em resolução 4K e 60fps com HDR, bem como áudio em surround 5.1.

No futuro, serão adicionadas outras subscrições de acordo com as diferentes modalidades.

“Edição de Fundador”

A Google também anunciou uma “Edição de Fundador”. O pacote, já disponível para pré-compra, inclui um Chromecast Ultra — essencial nesta primeira fase para garantir o streaming em 4K —, um comando em azul-escuro (Night Blue), o jogo Destiny 2 e todos os seus conteúdos, juntamente com as expansões como Shadowkeep, além de duas subscrições de 3 meses cada.

Dessas duas subscrições, apenas uma pode ser usada pelo próprio utilizador. A ideia desta iniciativa “Buddy Pass” é atrair novos jogadores, fundamental para a fase inicial do serviço de streaming de jogos.

Para além disto, quem adquire a “Edição de Fundador” tem acesso prévio às configurações da sua conta, podendo, por exemplo, definir desde logo o nickname. No fundo, trata-se de um pack de boas-vindas.

 

Requisitos e compatibilidade

Inicialmente, o Google Stadia exigirá um Chromecast, mas no futuro correrá através de qualquer dispositivo disponível da Google com o Google Chrome.

Sobre as exigências, a Google fala em 10mbps para a velocidade de download e 1mbps para o upload, mas para jogar confortavelmente a 4K será necessário 35mbps.

Apenas os mais recentes smartphones da Google — Pixel 3 — serão compatíveis com o Stadia nesta fase inicial. No entanto, ao longo dos primeiros meses do serviço, a empresa pretende aumentar a lista de dispositivos mobile compatíveis.

 

O Google Stadia explicado

Não é uma consola, não é uma aplicação, é um serviço de streaming, uma plataforma própria com um potencial genuinamente vasto, que permite jogar em qualquer lugar onde exista uma conexão de Internet decente.

O serviço foi projetado para reduzir drasticamente o “atrito” dos jogos modernos. Segundo a Google, tudo é carregado em 5 segundos ou menos. É possível comprar um jogo e jogá-lo instantaneamente, ativar o Stadia e automaticamente estar a jogar algo novo ou antigo, bem como passar de assistir para jogar sem problemas.

A ideia é de que o futuro dos jogos é ter a capacidade de assistir e jogar num só lugar. Jogar simultaneamente em 4K 60fps, transmitir para o YouTube em 4K 60fps e convidar os amigos, espetadores ou pessoas específicas para participar, ou juntar-se a eles.

Com esta ferramenta pode desafiar os espetadores a concluírem uma missão específica exatamente da forma como jogou, ou clicar num link de um walkthrough do YouTube para ir exatamente para esse ponto no jogo.

Fica atento às novidades aqui.

// RPT

Mais recentes