//

Garanta a sua cibersegurança enquanto trabalha em casa

Trabalhar em casa num portátil Apple MacBook

Está neste momento em teletrabalho devido ao novo coronavírus? Quer esteja a trabalhar remotamente de forma temporária ou permanente, estas 7 dicas podem ajudá-lo a garantir a sua cibersegurança.

O novo coronavírus está a mudar os hábitos diários de milhões de pessoas no mundo todo, incluindo o lugar a partir do qual trabalham. Muitos empregadores estão a dar instruções aos seus colaboradores para trabalharem a partir de casa de modo a protegerem a sua saúde e ajudarem a controlar a propagação da doença.

Se for este o seu caso, convém não esquecer a cibersegurança. Ou seja, ter os mesmos cuidados com os seus dados e dispositivos que teria no seu local de trabalho.

Deixamos aqui algumas dicas para manter as suas atividades online seguras se estiver a trabalhar a partir de casa, quer seja um situação nova e temporária durante esta quarentena, ou permanente.

 

1 Manter contacto próximo com o seu empregador

Convém manter-se em comunicação com a empresa. A sua caixa de entrada pode conter e-mails sobre mudanças de políticas, desde alterações das horas de trabalho a viagens. O seu empregador pode consolidar informações relacionadas com o coronavírus através da intranet da empresa. Se tiver dúvidas, questione.

Isto é importante porque empresas no mundo inteiro continuam a reagir a desenvolvimentos relacionados com a pandemia da covid-19. É importante estar a par das políticas mais recentes para se manter a si próprio, os seus colegas e o seu cargo em segurança.

 

2 Use as ferramentas tecnológicas da sua empresa

É frequente as empresas terem ferramentas tecnológicas que o mantêm protegido quando trabalha a partir de casa. Isso pode significar que trabalha com computadores ou dispositivos móveis fornecidos pela empresa que provavelmente contêm firewall ou proteção antivírus, juntamente com outras proteções como VPN ou autenticação de dois fatores.

As ferramentas de cibersegurança do seu empregador são desenhadas para proteger dados e dispositivos. Cibercriminosos têm interesse em ambos, quer esteja a trabalhar a partir de casa, quer a partir do escritório, motivo pelo qual é importante continuar a usar as ferramentas de segurança da sua empresa.

 

3 Não altere as ferramentas de comunicação

Os colaboradores trabalham frequentemente em equipa e isso significa usar ferramentas de comunicação, como mensagens instantâneas ou videoconferências. Se uma destas ferramentas não estiver a funcionar pode sentir-se tentado a instalar um substituto.

Não o deve fazer, pois poderá estar a instalar inadvertidamente um programa com falhas de segurança, o que pode permitir o acesso por parte de pessoas não autorizadas a dados da empresa ou mesmo ficheiros pessoais no equipamento em questão.

É provável que as ferramentas de comunicação que está habituado a usar tenham sido aprovadas pelo seu empregador. Não pode ter a certeza absoluta que uma solução improvisada tem o mesmo nível de proteção.

 

4 Mantenha o seu software atualizado

Pode receber lembretes de que existem atualizações disponíveis para o seu computador, portátil, tablet ou smartphone. Não espere. Atualize. Lembre-se também de que pode configurar o seu dispositivo para atualizar automaticamente.

As atualizações ajudam a resolver problemas de segurança e a manter os seus dados seguros. Podem também adicionar novas funcionalidades ao seu equipamento ou remover funcionalidades obsoletas.

 

5 Mantenha a VPN ligada

Uma VPN – abreviatura de virtual private network (rede privada virtual) – pode ajudar a proteger os dados que envia e recebe quando trabalha a partir de casa. Dessa forma mantém a ligação entre empresas e colaboradores segura, encriptando os dados e averiguando se os equipamentos contêm software malicioso como vírus ou ransomware.

VPNs ajudam a proteger contra cibercriminosos e impedem que vejam o que fez online durante o dia de trabalho. Isto pode incluir enviar ou receber informação financeira, documentos estratégicos e dados dos consumidores. Uma VPN protege essa informação de criminosos e da concorrência.

 

6 Cuidado com e-mails de phishing relacionados com o coronavírus

Há cibercriminosos que estão a aproveitar o surto do novo coronavírus para enviar e-mails falsos com links fraudulentos para os colaboradores.

Funciona da seguinte forma: os e-mails podem aparentar vir da empresa e pedem que se abra um link para uma nova política relacionada com o coronavírus. Ao carregar no link ou num anexo incorporado no mesmo estará a transferir malware para o seu equipamento. Não clique. Em vez disso, reporte imediatamente o ataque de phishing ao seu empregador.

Um e-mail de phishing com software malicioso pode permitir que cibercriminosos assumam controlo do seu equipamento, registem as teclas que usa (ficando a saber tudo o que escreve), ou acedam a informação confidencial financeira ou de negócios.

 

7 Desenvolva novas rotinas

Trabalhar a partir de casa obriga a mudar a sua rotina e a garantir que a cibersegurança faz parte do processo. No entanto envolve também estruturar o seu dia de trabalho eficientemente e manter o contacto com a sua equipa. Se está habituado a começar o dia por cumprimentar os seus colegas de trabalho, pode ser boa ideia manter esse hábito através de uma plataforma de e-mail ou de mensagens instantâneas.

É fácil perder o foco ou sentir-se isolado ao trabalhar remotamente. Tome medidas para evitar que isso aconteça. Mantenha-se envolvido com os seus colegas. A covid-19 pode ter mudado o seu ambiente de trabalho, mas continua a ter uma função a desempenhar.

Por fim, recomendamos sempre que tenha um sistema antivírus instalado no seu computador. No caso de inadvertidamente ter deixado entrar software malicioso no seu equipamento, um bom antivírus será a sua primeira linha de defesa para assegurar a sua cibersegurança.

// RPT

Mais recentes