//

Função de meia carga: poupar água, energia e o ambiente

Máquina de lavar roupa Indesit

A função de meia carga nas máquinas de lavar roupa e de loiça pode ser muito eficiente e representar poupança na economia doméstica. Mas, para isso, o equipamento também deve estar equipado com a função de regulação eletrónica da capacidade.

Antes de adquirirmos um eletrodoméstico, há várias considerações a ponderar. No caso das máquinas de lavar — seja de roupa ou loiça —, que são tão úteis no dia-a-dia, há uma variedade tal de modelos disponíveis no mercado que pode ser um desafio. Desde o preço, ao local onde o equipamento será colocado, passando pelos programas que mais lhe convém.

Uma vez que estes eletrodomésticos representam uma fatia importante na economia doméstica, também devemos averiguar que características do mesmo terão mais impacto e de que forma podemos poupa, para que o equipamento responda da melhor forma às suas necessidades e às da sua família.

Para além da utilização que lhe damos e que pode fazer toda a diferença — quer a nível de eletricidade, como de água, detergente e amaciador —, há dois fatores importantes: a eficiência energética e a capacidade de meia carga.

 

Poupar água e energia

Consoante o modelo que adquiriu, pode ter a opção de poupança de água e energia na lavagem, as quais devem ser utilizadas sempre que possível, se pretende poupar na conta da água e da luz — e ainda poupar o meio ambiente, claro está. Estas opções podem corresponder a lavagens mais longas, mas com menores consumos.

Em cada ciclo de lavagem, a máquina deve ser utilizada na carga máxima sempre que possível. Tenha em atenção, no entanto, que o excesso de carga pode estragar a cuba ou o tambor e dificulta a lavagem. Algumas máquinas já apresentam a função de pesagem, usando e aquecendo apenas o volume de água necessário para a quantidade necessária, com benefícios também ao nível do consumo de energia.

Alguns fabricantes destes poderosos equipamentos afirmam que uma máquina com grande capacidade é mais vantajosa, uma vez que permite poupar água, eletricidade e detergente. Ora, isso só se verifica se fizer lavagens com a carga completa ou se o modelo incluir uma função de regulação eletrónica da capacidade.

Nesse caso, o consumo será automaticamente adaptado à carga colocada no tambor ou na cuba. Na ausência dessa função, a meia carga consumirá proporcionalmente mais água e eletricidade. Ou seja, o programa de meia carga não significa, necessariamente, que o consumo de água, detergente e energia seja pela metade.

Tudo depende se a sua máquina tem, ou não, o reconhecimento de carga automático. Se sim, o consumo de água e energia será em conformidade com a quantidade que se encontra no interior, permitindo menor consumo e maior poupança. Graças a esta função automática também não precisa de esperar sempre até a máquina esteja completamente carregada.

 

Meia carga: sim ou não?

A função de meia carga, em teoria, é ideal para os dias em que não temos assim tanta roupa ou tanta loiça. No entanto, só é verdadeiramente eficiente se o eletrodoméstico também estiver equipado com a função de regulação eletrónica da capacidade.

Ou seja, a sua máquina deteta a carga que tem dentro e adapta-se à mesma. Se for o caso, as vantagens — já referidas — são bastantes. Se ficou convencido e é algo em que pretende apostar, há que verificar se a máquina que quer adquirir tem essa característica antes de o fazer.

// RPT

Mais recentes