Fritadeiras sem óleo: como funcionam? Dicas para as usar

Fritadeira sem óleo TRISTAR FR-6990

Anseia por comer batatas fritas deliciosas sem a culpa associada a estar a ingerir um alimento pouco saudável? As fritadeiras sem óleo resolvem esse problema, para que nunca tenha de abdicar do seu snack preferido.

Se está a par das novidades no que se refere aos gadgets da culinária, então deve saber que as fritadeiras sem óleo não só são a tendência do futuro, como já fazem parte da rotina de muita gente no presente.

Desfrute de jantares rápidos e saudáveis numa culinária sem complicações. Todos os sabores deliciosos que adora com muito menos gordura.

Se ainda não está convencido ou não sabe bem como funciona um destes equipamentos, continue a ler. Vamos explicar exatamente como funciona e ainda algumas dicas para garantir que está a operar o equipamento de forma a assegurar a sua melhor performance.

 

O que é uma fritadeira sem óleo?

Fritadeiras a ar são essencialmente fornos de convecção compactos que ficam muito bem no seu balcão da cozinha. Os alimentos são “fritos” com ar muito quente e uma pequena quantidade de óleo, o que é incrivelmente atraente para aqueles que procuram alternativas mais saudáveis sem deixar de consumir os seus alimentos preferidos da forma que mais gosta.

Como só irá precisar de usar uma quantidade limitada de óleo, o resultado final contém menos gordura do que quando cozido com os métodos convencionais na frigideira.

 

Como funciona uma fritadeira sem óleo?

O ventilador ou ventiladores de uma fritadeira sem óleo fazem circular ar quente ao redor dos alimentos na cesta, cozinhando-os mais rapidamente do que o método tradicional e tostando ligeiramente a camada externa.

Este equipamento pode atingir altas temperaturas num período relativamente curto, tornando-o uma ótima opção para refeições durante a semana, quando não tem tanto tempo — ou paciência, confessemos — para dedicar à cozinha.

Além disso, como não exigem o uso de grandes quantidades de óleo, a limpeza geralmente é mais fácil — embora a limpeza de uma fritadeira sem óleo seja o processo em si próprio.

Assim sendo, não há nenhum óleo envolvido na confeção dos alimentos? Há, mas significativamente menos que as alternativas e ainda obtém alimentos perfeitamente fritos. Para 1kg de batatas fritas, por exemplo, apenas irá precisar de 1 colher de sopa de óleo.

 

Que alimentos posso cozinhar?

A resposta a essa questão é todos aqueles que a sua criatividade lhe permitir. Legumes como batata, batata doce, cenouras, abóbora, pepinos e todos os outros que levaria no tabuleiro ao forno podem ser fritos a ar.

Pratos de carne, como frango à milanesa, bacon, hambúrgueres e cachorros-quentes também são uma boa opção, alimentos congelados como nuggets de frango, pedaços de mozzarella, rodelas de cebola e batatas fritas, claro. Até filetes de salmão e camarões.

 

Dicas para usar a sua fritadeira sem óleo

As fritadeiras sem óleo são um aparelho relativamente novo e ainda não ganharam a popularidade merecida. Para que tenha a certeza de que está a fazer tudo para obter os melhores resultados e garantir o bom desempenho do mesmo, independentemente do que está a cozinhar, siga estas dicas que se seguem.

1 Pré-aqueça antes de cozinhar

A sua fritadeira precisa de tempo para atingir a temperatura necessária antes que a possa começar a usar, tal como o forno ou a frigideira, por exemplo.

Mesmo que o modelo que adquiriu indique de que dispensa o pré-aquecimento, provavelmente obterá melhores resultados se deixar aquecer primeiro. Felizmente, este processo não demora muito — normalmente de um a três minutos, em oposição aos oito ou mais necessários para fritar.

2 Não sobrecarregue

Assim como fritar da forma convencional, sobrecarregar a sua fritadeira não produzirá os melhores resultados. Adicionar muita comida pode deixar a sua refeição encharcada ou cozida de forma desigual. Também pode aumentar o tempo necessário para o preparo cozinhar completamente.

3 Virar os alimentos

Pode estar a fritar com ar, mas isso não significa abandonar todas as práticas que conhece acerca de fritar. Antes de mais, tem de continuar a panar os alimentos antes de os inserir no equipamento e não se esqueça de virar a comida a meio do processo.

Não se acanhe em verificar como as coisas estão a correr: isso irá ajudá-lo a obter os resultados que procura, especialmente nas primeiras vezes em que usar o aparelho.

4 Limpar depois de usar

No fim ter de limpar tudo é aborrecido, nós sabemos. Mas saltar esta etapa pode prejudicar o seu equipamento a longo prazo. As partículas de alimentos podem ficar alojadas nos cantos e recantos da sua fritadeira, acumulando-se com o tempo e causando problemas mais tarde.

O ideal é dar uma limpeza — ainda que ligeira — depois de cada uso e talvez uma limpeza mais a fundo quando vir que é necessário. Deixe a fritadeira arrefecer antes de a limpar e siga as instruções do fabricante para limpá-la adequadamente.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome