Fritadeira de ar ou forno: o que escolher?

Fritadeira de ar ou forno: o que escolher?

Estás indeciso entre uma fritadeira de ar e um forno? Vamos-te falar de ambos para te ajudar a tomar a melhor decisão.

 

Fritadeira de ar ou forno: o que escolher?

A fritadeira de ar quente é a nova tendência de aparelhos de cozinha, uma vez que, para além de fritos, pode ser usada para cozinhar muitos outros alimentos. Na realidade, é muito semelhante a um forno.

Uma das vantagens das fritadeiras de ar, ou Air Fryers, é que são bastante mais saudáveis.

Têm um funcionamento muito semelhante ao de um forno convencional, ou seja, um elemento de aquecimento e uma ventoinha para mover rapidamente o ar quente em torno da comida.

Os fornos de ventilação fazem o mesmo, mas como são maiores, o ar quente não se move tão rapidamente.

Podemos dizer que uma das diferenças fulcrais é na fatura da eletricidade, pois normalmente uma fritadeira utiliza entre 1,4 kWh e 1,8 kWh de eletricidade a cada hora que está ligada.

Fritadeira de ar ou forno: o que escolher?

A maioria das receitas para uma fritadeira, têm um tempo de cozedura entre os 15 e os 20 minutos, o que significa que, normalmente usa entre 0,35 kWh a 0,6 kWh de eletricidade.

Uma fritadeira de ar não utiliza muito eletricidade, comparativamente com outros dispositivos de cozedura, nomeadamente os fornos. Utilizam cerca de metade da energia de um forno convencional, e o semelhante à energia gasta por uma fritadeira sem óleo.

As fritadeiras usam entre 1400 e 1800 watts de potência, enquanto um forno utiliza entre 2000 e 5000 watts de potência. Em média, uma fritadeira utiliza 1700 watts, ao passo que um forno, em média, utiliza 3000 watts.

Por isso, já estás a ver que as fritadeiras usam menos energia, o que as tornam na opção mais económica.

Isto, não é só porque consomem menos energia enquanto estão ligadas, mas também porque cozinham os alimentos de forma mais rápida. Desta forma, não precisas de deixar a tua fritadeira ligada tanto tempo.

Fritadeira de ar ou forno: o que escolher?

Contudo, se precisares de cozinhar para mais pessoas, um forno é a melhor opção, porque acabas a usar menos eletricidade, visto que, conseguirás cozinhar tudo de uma só vez. Terias de recorrer à fritadeira várias vezes para cozinhar para um grupo grande.

Vale bem a pena comprar uma fritadeira de ar. Mas, claro que, tendo em conta o tipo de comida que gostas, pode ser um melhor ou pior investimento.

Ao fim de um ano também vais notar diferença na tua fatura de eletricidade. E, para além, de economizares, a outra grande vantagem é a rapidez com que vais poder cozinhar.

// RPT

Mais recentes