Frigoríficos No Frost: descongelar manualmente fica no passado

A tecnologia No Frost é um sistema de refrigeração avançado, caracterizado pela sua capacidade de refrigeração sem produção de gelo. A descongelação manual periódica do seu frigorífico e congelador pertence ao passado. Conheça os tipos de refrigeração antes de adquirir o seu próximo frigorífico.

Os frigoríficos não diferem apenas quanto a serem frigoríficos No Frost ou estáticos. Também se inserem em diferentes categorias consoante o modo como refrigeram os alimentos: estático, estático-ventilado, No Frost (ou Total No Frost) e Frost Free.

Vejamos o que os difere e qual é o tipo mais adequado em função das suas necessidades.

 

Frigorífico estático e estático-ventilado

O sistema de refrigeração mais comum entre os frigoríficos é a refrigeração estática. Funciona através de um ou mais motores, dentro de um circuito específico para o frigorífico e outro para o congelador. O processo de refrigeração ocorre através de um gás que se desloca no interior do frigorífico e do congelador até ser atingida a temperatura desejada.

O frigorífico estático-ventilado tem um processo de refrigeração semelhante ao estático, com a adição de um ventilador no compartimento frigorífico para a difusão do frio de uma forma mais uniforme, o que assegura uma melhor conservação dos alimentos.

Em ambos os casos — frigorífico estático e estático-ventilado — terá de proceder a uma descongelação manual periódica do congelador, a qual deverá ser feita uma a duas vezes por ano.

 

Frigorífico No Frost e Total No Frost

Tecnologia no-frost (“sem-gelo”, em tradução literal) é um sistema de refrigeração avançado controlado eletronicamente e é caracterizado pela sua capacidade de refrigeração sem produção de gelo. É utilizado em frigoríficos, refrigeradores, arcas congeladores e congeladores verticais e horizontais.

O seu funcionamento é simples: o compressor, que faz parte do sistema de refrigeração, bombeia o líquido refrigerante através do condensador (que se encontra na parte de trás do aparelho) e liberta calor. O líquido refrigerante atravessa o filtro e o tubo capilar e passa de estado líquido a gasoso.

O gás refrigerante é então pulverizado através do evaporador (que se encontra dentro do aparelho) e rouba o calor do ambiente interno nesse processo. É finalmente canalizado do evaporador para o compressor e deste para o condensador e o ciclo repete-se.

Uma resistência envolta no evaporador, ou uma bomba de calor, é acionada diversas vezes, durante curtos períodos de tempo. Ao ser gerado calor junto do evaporador, vai derreter qualquer vestígio de gelo.

O frio No Frost, também chamado de frio ativo, trata-se do frio mais rápido do mercado. De modo simplificado, o ar é arrefecido (congelado) e, por orifícios próprios, é dirigido para o interior do aparelho, arrefecendo — ou congelando — diretamente os alimentos. A sua grande vantagem é a rapidez e recuperação da temperatura.

Já um frigorífico Total No Frost dispensa totalmente a descongelação do congelador e está apto a limitar a formação de mofo ou de odores desagradáveis no interior do frigorífico, graças a um sistema constituído por um único motor, com um único evaporador, a um dispositivo de ventilação e ao tratamento do ar, que impede a formação de gelo, inalando os vapores produzidos pelos alimentos.

Contudo, o produto frio é um produto que fica seco, o que pode dar origem à secura dos alimentos frescos, como os vegetais, por exemplo. Assim, é recomendável cobri-los com película de plástico antes de os colocar no frigorífico.

A tecnologia Total No Frost evita a formação de gelo no congelador e liberta ar fresco dentro do frigorífico, mantendo uma temperatura constante em todo o compartimento, prevenindo a formação de condensação.

 

Frigorífico Frost Free ou Partial No Frost

A nova geração de frigoríficos combina as caraterísticas do frigorífico estático ou estático-ventilado com a do frigorífico Total No Frost, combinando as vantagens de ambos os sistemas.

A compartimento de refrigeração é estática ou ventilada, com um tipo de refrigeração que não seca os alimentos. Já a compartimento de refrigeração do congelador, por sua vez, é uma compartimento No Frost, o que evita o processo de descongelação manual.

 

Descongelar manualmente pertence ao passado

Com o sistema No Frost nunca precisa de descongelar o seu aparelho de frio. Com a refrigeração por ventilação, o ar seco frio é distribuído uniformemente, o que impossibilita a formação de gelo no interior.

Além disso, os seus alimentos congelados não ganham gelo e as gavetas abrem e fecham facilmente sem qualquer camada de gelo a dificultar. No Frost oferece elevado conforto ao congelar e poupa-lhe a descongelação demorada — para sempre.

 

É importante saber que…

Não podíamos deixar de lhe passar a informação que se sabe. Nos frigoríficos, o aparecimento do gelo deve-se à congelação do vapor de água proveniente dos alimentos e do ar que entra de cada vez que a porta do frigorífico/congelador é aberta. O gelo do congelador tem de ser removido quando a sua espessura é superior a cerca de 2 mm.

Os frigoríficos da classe energética A +, A ++ e A +++ garantem, cada vez mais, para uma mesma utilização do eletrodoméstico, uma poupança substancial nos custos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome