Frigorífico novo? Saiba o que fazer antes de o ligar

Zanussi

Frigorífico Zanussi

Ligar é o último passo na instalação de um frigorífico novo. Saiba o que deve fazer se está a utilizar este equipamento pela primeira vez.

Se está a ler este artigo é porque tem um frigorífico novo. Ou então é uma pessoa muito curiosa. É bem-vindo, de qualquer das formas.

Seja porque mudou de casa e precisou de eletrodomésticos novos, seja porque precisou de substituir aquele que tinha, há mais que se lhe diga do que simplesmente ligar o equipamento à ficha.

Provavelmente fez alguma — ou mesmo muita — pesquisa, selecionou o modelo ideal de entre os vários que o mercado coloca à sua disposição — combinado, americano, de encastre, entre outros —, averiguou se cabia e, finalmente, comprou. E agora?

Elaboramos este guia prático para que o nosso leitor saiba exatamente o que fazer nestas circunstâncias. Assim, as configurações são mais fáceis de entender e irá prolongar a vida útil do seu frigorífico, tirando o melhor proveito deste equipamento e fazendo render o seu investimento.

 

O que fazer antes de usar o frigorífico pela 1ª vez

Deixar repousar

A primeira coisa a fazer é deixar de repouso. Os frigoríficos e os congeladores estão cheios de fluidos usados para esfriar os compartimentos. Por muitos cuidados que se tenha durante o transporte, não é possível evitar que o equipamento seja abanado. Por isso mesmo deve deixá-lo repousar antes de o ligar.

O tempo de repouso irá depender da forma de como foi transportado. Se o frigorífico viajou na vertical deve aguardar pelo menos uma hora. Se foi levado de lado, na horizontal, coloque-o na posição correta — “em pé” — e espere pelo menos quatro horas. Se não foi transportado por si, questione a transportadora. Não se iniba, é natural e expectável que o faça.

Recomendamos que use esse tempo para ir às compras — nomeadamente obter o que vai colocar dentro do novo eletrodoméstico —, relaxar ou ler outros artigos RP Tech.

Dar-lhe uma limpeza rápida

Em princípio, o equipamento que adquiriu não estará sujo, principalmente porque nunca foi usado. Mas uma vez que irá armazenar comida lá dentro, todos os cuidados são poucos. Assim, uma pequena limpeza antes de ligar é recomendada. Sem exageros.

Remova todos os compartimentos e gavetas e passe o interior do frigorífico por água morna e um pouco de detergente. Deve fazer o mesmo com os compartimentos que retirou do interior. Espere até que tudo esteja seco até voltar a colocar tudo de volta no sítio devido.

Escolher a posição correta

É provável que nesta fase já tenha um espaço alocado na cozinha para o seu novo frigorífico. No entanto, nunca é demais relembrar que deve deixar espaço para algumas circunstâncias.

Verifique que há espaço para que a porta do frigorífico abra sem complicações e sem atingir armários, balcões ou outros eletrodomésticos. Da mesma forma, deve conseguir abrir ou pelo menos aceder confortavelmente a todas as gavetas no interior do eletrodoméstico.

Dê ao seu frigorífico novo espaço para respirar. Negar-lhe a ventilação adequada pode fazer com que use mais energia do que o necessário, o que não só aumenta a conta da luz no fim do mês, como também pode danificar o motor ou o compressor. Bastam uns centímetros — 2, por exemplo — de espaço extra em cima e na parte de trás para que o seu aparelho possa funcionar na sua plenitude.

Não se esqueça de que por baixo destes aparelhos acumula-se todo o tipo de pó e sujidade que pode afetar o seu desempenho. Certifique-se de que consegue aceder a todas as partes que envolvem o frigorífico ou que o consegue arrastar para fora do lugar — e depois voltar a colocá-lo no sítio — com a desenvoltura de que precisa uma limpeza algo assídua.

Por fim, ligar

Finalmente, pode ligar o seu frigorífico novo. Serão necessárias algumas horas até que o equipamento consiga atingir a temperatura desejada.

Dependendo do modelo que adquiriu, o seu eletrodoméstico irá emitir um sinal sonoro ou ligar algum tipo de luz para o avisar de que já atingiu a temperatura certa, significando que pode utilizá-lo normalmente. Se não existir nenhum aviso, duas horas é o tempo mais habitual até chegar a esse ponto.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome