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Fotografia Instantânea: o regresso de um clássico

Rapariga a tirar uma fotografia instantânea com uma câmara instantânea

As câmaras de fotografia instantânea foram um sucesso nos anos 90. Apesar de terem sido negligenciadas devido ao aparecimento das fotografias digitais, estes equipamentos estão a ser reinventados e já são bastante populares.

Equipamento fotográfico que imprime a fotografia poucos segundos depois de a capturar não só era muito prático, como cool. As câmaras de fotografia instantânea viram a sua popularidade crescer continuamente desde o seu lançamento — até ao ano 2002, pelo menos, já lá vamos.

Na altura, o mais habitual eram as máquinas de rolo, cujo conteúdo precisava de ser revelado por um técnico, num processo que demorava alguns dias — isto se entretanto o rolo não se queimasse por descuido.

A era digital veio alterar o mercado destas máquinas. No entanto, após um período em que ficaram esquecidas, foram reinventadas, adaptando o seu design ao mundo moderno. A fotografia instantânea está de volta.

 

O impacto das fotos digitais

As primeiras câmaras instantâneas surgiriam em 1948, com a Polaroid, e atingiram o pico da sua popularidade nos anos 90, principalmente entre o público adolescente.

As vendas deste equipamento continuaram a crescer até ao início deste século, altura em que caíram drasticamente. Com o virar do milénio, surgiram e popularizaram-se as câmaras digitais, telemóveis com câmaras e, eventualmente, os smartphones.

O maior argumento de venda das câmaras instantâneas era a sua funcionalidade de captar e imprimir fotos — tal como o nome indica — instantaneamente. Ora, uma câmara digital permitia a visualização dos resultados no ecrã no momento em que a foto é captada. Um telemóvel com câmara pode fazer o mesmo e o smartphone ainda permite a partilha rápida e cómoda das fotografias.

As fotografias digitais tornaram-se, assim, uma alternativa mais prática às instantâneas. A era da fotografia digital causou um grande impacto no mercado da película fotográfica tradicional, obrigando as marcas dentro desta área de negócio a reinventarem-se — ou sucumbir, como o caso da Polaroid Corporation em 2008.

 

A nova cultura fotográfica

Há cerca de 10 anos atrás verificou-se um ressurgimento das câmaras instantâneas. Esta tendência, cujo início se verificou no mercado asiático, marcou-se pelo uso destas câmaras quase como se de um brinquedo se tratasse: os jovens usavam a película fotográfica como filtro nas fotos que capturavam com os smartphones. As imagens resultantes ficam com um aspeto retro.

A proliferação das redes sociais causou a banalização da fotografia, principalmente no Instagram. Por outro lado, fez surgir a procura por imagens únicas e pessoais, que se destacassem. Esta tendência constituiu uma oportunidade para reavivar as clássicas fotografias instantâneas, construindo uma relação com a nova cultura fotográfica.

 

O regresso da clássica fotografia instantânea

O modelo instax, da Fujifilm, perdurou no tempo, contrariando as expectativas. Esta foi uma das marcas que soube inovar e reinventar um produto que via o seu potencial ganhar um novo fôlego. Entretanto, outras seguiram o exemplo e há vários modelos disponíveis no mercado para quem as pretende adquirir.

As novas câmaras recuperam o estilo original com um toque de contemporâneo no seu design. Desde então que as vendas registaram valores que não se viam em décadas. O novo ecossistema fotográfico global inclui smartphones, redes sociais e as câmaras instantâneas.

As pessoas encontram novas formas de expressarem e de fotografarem de forma multidimensional. As marcas continuaram, assim, na busca de produtos que fossem vistos como mais do que um acessório ou do que apenas uma moda passageira. Os designs também se tornaram clássicos e elegantes, os modos fotográficos expandiram-se.

Acima de tudo, procurava-se garantir que os novos utilizadores obteriam uma boa dose de divertimento fotográfico e apreciassem as fotos instantâneas em vários momentos da nossa vida, por forma a torná-la mais divertida e interessante.

Novos valores, tendências e subculturas podem dar uma nova vida a produtos clássicos. Foi o que se verificou com as câmaras instantâneas. O público pediu e as marcas souberam corresponder, renascendo. Atualmente, até existem produtos inovadores, como impressoras que permitem a impressão instantânea de fotos captadas num smartphone.

Se pretende apostar numa nova câmara fotográfica e aprecia um produto vintage, pode ter encontrado aqui um clássico que vale a pena redescobrir. O mercado fotográfico nunca deixa de surpreender. E nós cá estamos, disponíveis para sermos surpreendidos.

// RPT

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