Fones true wireless: livre-se do incómodo dos fios

Fones true wireless: livre-se do incómodo dos fios

Fones de ouvido true wireless são o mesmo que wireless? Quais são as diferenças? Há vantagens associadas a este tipo de tecnologia? As respostas a estas e outras perguntas estão no artigo que se segue.

Hoje, há um grande número de opções de fones de ouvido sem fios que usam Bluetooth para se conectarem a dispositivos móveis, como smartphones, computadores, tablets, televisores, consolas de jogos e outros.

Então, o que são os fones true wireless? Não é o mesmo que sem fios? De que forma são mais convenientes do que os fones de ouvido com fio tradicionais?

 

True wireless: o que é?

Antes de mais, é preciso esclarecer que se usa os termos em inglês porque não existe uma tradução muito exata em português, pelo que os estrangeirismos são mais usados.

Assim, existem 3 tipos de fones sem fios: os fones true wireless (se traduzíssemos, seria algo como “verdadeiramente sem fios”), os “simplesmente” wireless e os over-ear. Em bom português, costumamos referir-nos aos over-ear como heaphones e aos fones mais pequenos como auriculares ou auscultadores — dependendo se têm microfone ou não, respetivamente. Estes dois últimos tanto podem ser com fios ou sem.

A grande diferença entre fones wireless e os true wireless é que os primeiros têm um fio entre eles, apesar de dispensarem fios para os ligarem ao dispositivo que reproduz a música. Já os true wireless carecem completamente de um cabo ou conector, seja entre eles ou para os ligar a um dispositivo.

 

Vantagens dos fones true wireless

Fácil acesso e conveniência

Quantas vezes já não teve que desembaraçar os fios dos fones depois de os colocar no bolso ou numa carteira? Apesar de os fones wireless só terem um fio entre eles, também podem formar um nó. A única forma de evitar esse inconveniente é apostar em true wireless.

Ter um cabo no caminho pode ser um incómodo constante para a sua movimentação, seja no trabalho, a fazer exercício, a cozinhar ou apenas na sua rotina diária. Uma vez que o alcance do Bluetooth nestes dispositivos sem fios é cada vez maior — alguns modelos permite uma distância de até 9 metros entre os fones e o dispositivo, mantendo uma conexão clara —, os fios são perfeitamente dispensáveis.

Emparelhamento fácil e rápido

Depois de configurar e emparelhar a primeira vez os seus fones true wireless com o dispositivo através do qual tenciona reproduzir os ficheiros multimédia, estes serão sincronizados automaticamente na próxima vez que forem ligados para uso, sem complicações.

Ótimos para fazer exercício

Os fones true wireless são adequados para usar durante o treino? Sim. Aliás, um dos principais motivos pelos quais as pessoas optam por comprar este tipo de wearable é eliminar o incómodo de ter que ajustar os fios ou estes ficarem amarrados a algo enquanto se exercita.

Beats by Dre

Fones true wireless são perfeitos para serem usados durante o exercício

Fones true wireless são perfeitos para serem usados durante o exercício

A maioria dos fones de ouvido sem fios são adequados para exercícios e são resistentes à água e ao suor até certo ponto. Assim, pode pousar o seu smartphone e ouvir a sua música — ou o que quer que seja que ouve nestas alturas — e desfrutar da liberdade de mover-se ou vaguear pelo ginásio sem restrições. Alguns modelos até podem ser usados dentro de uma piscina e serem submersos até certo ponto.

Acredite ou não, perder um fone de ouvido é muito mais difícil do que parece. A maioria são ligeiramente maiores do que seus companheiros com fio, mas ainda são leves e muito confortáveis. Assim, perder um fone enquanto caminha, corre ou pratica qualquer outra atividade é bastante improvável.

Bateria extra com a caixa de carregamento

A duração da bateria é o eterno calcanhar de Aquiles de qualquer dispositivo sem fios. Apesar de a tecnologia estar constantemente a evoluir nessa vertente, manter a conectividade entre os fones e o dispositivo com o qual estão emparelhados consome muita bateria dos fones de ouvido.

Uma vez que também são equipamentos pequenos, seria difícil incorporar uma bateria grande. A maioria dos modelos true wireless apresenta entre 2 horas e meia a 5 horas de bateria — embora alguns de gama alta possam durar mais.

Dito isto, os true wireless têm uma clara vantagem: as caixas de carregamento. Regra geral, estes dispositivos incluem um estojo que serve não só para os guardar devidamente, como também serve para os carregar, proporcionando pelo menos mais 2 carregamentos completos — dependendo do modelo.

Assim, quando estiver com pouca bateria, guarde-os na respetiva caixa e guarde-a no bolso. Em poucos minutos voltará a ter bateria nos fones, para usufruir deles livremente.

 

Qual a qualidade sonora dos true wireless?

Ao longo dos anos, a tecnologia Bluetooth tem registado melhorias consideráveis, de forma a aumentar o alcance sem prejudicar a qualidade sonora.

Hoje, os fones de ouvido sem fios são capazes de reproduzir áudio com reconhecida qualidade. Para além disso, possuem outros recursos, como isolamento de ruído, redução de eco e até cancelamento ativo de ruído. O resultado é uma ótima qualidade de som.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome