//

Fogareiro: pequeno equipamento, grandes vantagens

Seja a gás ou elétrico, com 1 ou 2 discos, o fogareiro — também apelidado de fogão ou placa portátil — é a solução prática para locais onde uma cozinha completa não é possível.

Ideais para quem tem pouco espaço na sua residência, cozinha muito pouco ou para locais onde não é possível ter uma cozinha funcional e completa, seja por logística, ou por falta de espaço. Como no local de trabalho, por exemplo. Os fogareiros têm no seu pequeno tamanho e dispensa de instalação as suas grandes vantagens.

Outra utilidade deste aparelho é a sua mobilidade: pode levá-lo consigo quando vai de férias ou até para acampar. Há inúmeras formas nas quais um fogão portátil pode ser-lhe útil. Ora vejamos.

 

A gás ou elétrico?

Fogareiro a gás

Temperatura fácil de controlar, de forma estável e contínua é o que obtém num fogão portátil a gás. Uma vez que as chamas entram em contacto direto com as panelas, o aquecimento começa imediatamente. Para além disso, pode ajustar a quantidade da chama, de forma a aumentar ou diminuir rapidamente a quantidade de calor, bem como encontrar a temperatura ideal e mantê-la.

Os fogareiros a gás resistem a falhas de energia. Por conveniência e uma camada adicional de segurança, muitos fogões a gás modernos têm uma ignição elétrica. No entanto, a abertura da linha de gás não requer eletricidade.

Este é um dos equipamentos mais populares para a preparação de refeições em locais que não podem dispor de uma cozinha. Pode optar por um modelo de 2 discos ou de 1 disco só, caso não tenha disponibilidade de espaço para mais.

A vantagem de um fogão portátil a gás é que é leve, portátil, fácil de mudar de lugar e instalar, higiénico e económico.

Fogareiro elétrico

Muito fácil de limpar — devido à sua superfície lisa — e sem chamas que possam ser perigosas, os fogões portáteis elétricos são de fácil instalação e apenas requerem ligação à eletricidade. Também estes têm modelos de 1 disco ou de 2 discos.

Este fogareiro funciona por meio de uma resistência elétrica, que aquece e transmite o calor para um utensílio, panela ou frigideira, o qual, por sua vez, aquece os alimentos. As resistências elétricas são peças resistentes, que podem ser submetidas a altas temperaturas sem que o seu desempenho ou estrutura sejam danificados.

Pequenos, leves e portáteis, podem ser utilizados em praticamente qualquer lugar, não ocupam muito espaço, nem exigem preocupações com o combustível — como a troca de botija de gás. Aquecem rápido — não tanto como os seus equivalentes a gás, no entanto — e muito intensamente.

Se não pode ter um grelhador — embora seja um equipamento com várias vantagens —, um fogareiro elétrico pode ser usado como tal.

 

Pequeno equipamento, grandes vantagens

De facto, para residências onde não há muito espaço disponível para fogões grandes, este tipo de equipamentos brilham, até porque não precisam de ser instalados. Em caso de avaria do fogão principal ou da placa, se tiver um fogareiro resolve rapidamente a situação — pelo menos até conseguir reparar os outros eletrodomésticos.

Para além disso, é uma forma de aumentar a capacidade máxima da sua cozinha. Imagine que tenciona receber vários convidados e cozinhar em casa. A sua placa ou fogão pode não ser o suficiente para todas as panelas ao mesmo tempo. Um ou dois fogões portáteis ocupam muito pouco espaço na sua banca da cozinha e dá-lhe logo mais instrumentos para cozinhar.

Como já foi referido, outra utilidade deste aparelho é a sua mobilidade, que permite que o leve consigo quando vai de férias ou até para acampar. Mas também pode utilizá-lo na varanda, terraço ou pátio da sua habitação se pretende confecionar algo que possa causar cheiros incómodos.

Como pode verificar, um fogareiro é um pequeno eletrodoméstico cheio de vantagens e de utilidades.

 

Em conclusão…

Apesar de o gás ser o combustível mais popular para o aquecimento de refeições, os aparelhos elétricos estão a ganhar cada vez mais consumidores. O facto é que os fogareiros elétricos têm um consumo médio equivalente aos de a gás e, certamente, inferior ao consumo de vários outros equipamentos que utilizamos em casa.

Para um cozinheiro que aprecia controlar rapidamente a temperatura num equipamento que funciona mesmo na falha de eletricidade, então os fogões portáteis a gás são a opção para si. No então, os elétricos são muito acessíveis, eficientes, práticos, de fácil utilização e ainda de mais fácil limpeza.

O calor gerado por estes aparelhos é suficiente para ferver água, aquecer marmitas, cozinhar alimentos que exijam ferver durante algum tempo, entre outros. Ou seja, tudo o que um fogão convencional oferece.

// RPT

Mais recentes