Fogão independente ou forno de encastre? Como escolher?

Forno a vapor Miele

Como escolher entre um fogão independente ou um forno encastrado? E uma placa de indução? Se não sabe qual será a melhor opção para si ou qual o equipamento que melhor se integra na sua cozinha, continue a ler.

Grande parte do nosso tempo em casa é passado na cozinha. É lá que está o epicentro do nosso lar. Se está a remodelar a sua cozinha ou a equipar uma nova, tem de ponderar acerca de quais os eletrodomésticos com os quais quererá aparelhar a divisão, principalmente no que se refere àqueles que interferem de forma direta na confeção alimentar.

A sua escolha poderá recair sobre uma das 3 opções que de seguida apresentamos. Depois de as conhecer melhor, poderá tomar uma decisão mais informada de acordo com as suas preferências e necessidades.

 

Fogão independente

Um fogão independente será um tudo em um que se mantém pelas suas próprias quatro pernas. Normalmente, este equipamento tem uma placa por cima, o forno na parte de baixo e alguns até incorporam uma grelha separada.

A principal vantagem de um forno independente é precisamente a de ser um “pacote completo”. Encaixa-se em qualquer espaço disponível na sua cozinha, uma vez que há uma grande variedade de modelos com muitos tamanhos diferentes para todo o tipo de necessidades. Se mudar de casa, poderá levar este eletrodoméstico consigo.

Quais são as outras vantagens de um fogão independente? Uma delas é poder escolher entre os que funcionam a gás e os elétricos, de acordo com a sua preferência. A parte superior é fácil de limpar devido aos materiais usados na construção do equipamento e a parte do forno até pode ter autolimpeza. A flexibilidade para mais formas de cozinhar — pode escolher entre um forno simples ou um duplo — também é de referir.

O único reparo é que o local onde pretende colocar o seu fogão independente irá precisar de estar perto de uma fonte de energia — seja uma tomada de eletricidade ou uma tomada de gás — regra geral dentro de um raio de 1,50 metros. Na dúvida, recorra aos serviços de um eletricista especializado ou informe-se junto de um técnico da Radio Popular.

 

Combinação forno e placa

Agrada-lhe a ideia de ter um forno e uma placa, mas quer escolher estes itens individualmente? Pode fazê-lo. Há diversas combinações de fornos e placas que são perfeitas para alimentar famílias grandes e cozinhar assados de domingo de luxo sem que tenha de abdicar de nada.

Desta forma, pode enquadrar os equipamentos na sua cozinha de forma personalizada e adaptá-los ao design que pretende.

É perfeitamente possível cozinhar para um número elevado de pessoas com estes dois eletrodomésticos: pode ter uma panela em cada queimador — cada qual com a sua temperatura — e dois assados no forno em baixo, por exemplo.

Outra grande vantagem é a facilidade de limpeza de ambos os equipamentos: basta passar um esfregão com detergente na placa e se apostar num forno com autolimpeza ainda menos trabalho terá.

 

Forno de encastre

Por último, também tem a opção de adquirir um fogão integrado que combina perfeitamente com a sua cozinha para uma aparência moderna e elegante. Se deseja a flexibilidade de um fogão de cozinha, mas não tem espaço para um — ou tem de sincronizar com as novas unidades de cozinha — um forno encastrado é o caminho a seguir.

Fornos embutidos, como o nome sugere, são instalados em unidades de cozinha ou fixados nas portas do armário. Estes equipamentos geralmente têm 60 cm de largura, o mesmo que as unidades de cozinha padrão.

Pode escolher o tipo, modelo e estilo de placas e fornos para poder misturar e combinar de acordo com o seu gosto pessoal. Pode colocá-lo ao nível dos olhos, para que seja fácil ver como os seus pratos estão a cozinhar

A única desvantagem deste equipamento é não poder movê-lo do lugar original como poderia com um equipamento independente, o que significa que terá de o deixar para trás se se mudar.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome