Aquele que seria o PES 2022 marca o fim de uma era: a franquia muda de nome e chamar-se-á eFootball. Para além disso, é agora um jogo digital totalmente gratuito. Chega ainda este ano.
Quando no passado mês de junho foi lançada uma demonstração surpresa do até então chamado “Novo Jogo de Futebol” esperava-se apenas uma antevisão do PES 2022. Em vez disso, sabe-se agora que a franquia Pro Evolution Soccer (PES) da Konami terá um novo nome e passa a ser free-to-play.
eFootball, o nome daquele que seria o PES 2022, será um jogo digital totalmente gratuito e tem lançamento previsto para o outono de 2021, por volta de setembro ou novembro. Terá uma versão para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X / S , Xbox One e PC, bem como para smartphones — tanto Android como iPhone (iOS). Ainda não há informações concretas sobre um possível lançamento para a Nintendo Switch.
Melhor do que a possibilidade de jogar em várias plataformas, é a jogabilidade cruzada que o eFootball oferece: os jogadores poderão jogar uns contra os outros independentemente da plataforma de cada um.
O novo jogo terá a mesma versão para todas as plataformas, seja para consolas de última geração, ou para telemóvel. Assim, o PES Mobile provavelmente será descontinuado.
Outra novidade é o novo motor de jogo, o Unreal 4, desenvolvido pela Epic Games. A Konami abandona assim o seu próprio motor, o FOX Engine, em favor deste, que promete mudanças gráficas notáveis para o futebol virtual, como um novo sistema de animação.
De acordo com o que foi anunciado, o jogo foi completamente reconstruído no Unreal Engine, o que se traduz num sistema de animação e controlos de jogo renovados, bem como “gráficos de ponta” e “imersão incomparável” nas consolas de nova geração. As Ligas Online, o Modo Team Building e um sistema Match Pass também estão confirmados.
A nova tecnologia ‘Motion Matching’ da Konami garante movimentos realistas e parece ser uma resposta direta ao anúncio recente da tecnologia ‘HyperMotion’ da EA no FIFA 22. Envolve uma grande variedade de novas animações.
Eventualmente, os jogadores poderão adquirir novos modos de jogo como DLC, o que significa que pagarão apenas o que desejam. De momento, não há mais informações sobre o MyClub, o modo que permite aos jogadores criar a própria equipa e jogar online para alcançar um lugar entre os melhores jogadores do mundo, também ainda não é conhecido como novas equipas serão adicionadas no futuro.
Na verdade, também há dúvidas sobre o sistema de monetização do jogo, mas a Konami afirmou que será justo e equilibrado para todos os jogadores.
Um modo de jogo a que deve estar atento no eFootball é o Master League, o famoso modo de carreira do PES, mas terá um novo nome — o qual só conheceremos após o lançamento.
A Konami confirmou que mais notícias sobre jogabilidade e modos online serão anunciadas em agosto. Até lá resta-nos esperar.
// RPT