Fez-se história na Corrida do Conhecimento 2019 Running Wonders

TVI Running Wonders / GlobalSport

TVI Running Wonders Coimbra

Englobada no circuito TVI Running Wonders, teve lugar este domingo (20) a Meia Maratona de Coimbra – Corrida do Conhecimento. Bruno Paixão, com 1:05:59h, venceu a competição masculina. Mas foi na corrida feminina que se fez história.

O alentejano Bruno Paixão, de 35 anos, foi o vencedor da Meia Maratona de Coimbra / Corrida do Conhecimento 2019 Running Wonders, que teve lugar este domingo, 20 de outubro. Com um tempo de 1:05:59h, o campeão nacional de maratona e atleta do Beja Atlético Clube superou José Sousa (1:06:40) e Paulo Gomes (1:07:24).

Numa corrida que contou com participantes vindos dos quatro cantos do mundo, foi a competição feminina que ficou marcada para a história do atletismo — neste caso, do país vizinho.

A espanhola Mónica Gutierrez venceu a corrida feminina com a nona melhor marca de sempre do seu país, com quase quatro minutos de avanço para Emília Pisoeiro e quatro e meio para Carla Martinho – uma marca que se torna notável atendendo a que a atleta, de 34 anos, não é federada.

A atleta amadora espanhola tem sido presença regular em competições no nosso país, tendo já este ano vencido duas outras TVI Running Wonders: a Meia Maratona de Viseu, com 1:13:59, e a Meia Maratona de Guimarães, com 1:13:26.

A meia maratona deste domingo em Coimbra foi a quinta etapa da edição 2019 do circuito TVI Running Wonders – Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais, de que a Radio Popular é um dos patrocinadores oficiais.

A iniciativa é um circuito mundial de mini, meias maratonas e caminhadas, realizadas em locais de elevado valor cultural, na sua maioria classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

Atualmente, o circuito conta com corridas no Douro, Guimarães, Viseu, Coimbra, Évora e Portimão, destinos conhecidos respectivamente como “A mais bela corrida do mundo”, “ Corrida dos conquistadores”, “Corrida da emoção”; “Corrida do conhecimento”, “Corrida monumental” e “Corrida Mediterrânica”.

A iniciativa, explica a organização da prova, “pretende envolver todos os participantes numa atitude de sustentabilidade para com o Património que se pretende preservar e partilhar, promovendo experiências únicas de divulgação dos territórios, como conferências, exposições, degustações e muita animação”.

As diversas etapas das provas permitem assim “divulgar, comunicar e dinamizar aspetos tão importantes como a atividade turística e a informação cultural dos territórios”.

As diferentes provas são marcadas pela diversidade dos destinos em que se realizam, que em comum têm apenas a beleza incontestável dos lugares e paisagens envolventes e os valores de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental que transmitem – e a que os amantes de fitness dão particular atenção.

A próxima prova do circuito será a TVI Running Wonders Évora | Corrida Monumental, e está marcada para o próximo dia 24 de novembro.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome