Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Quando falamos de casa, falamos de conforto, tranquilidade e paz. Hoje vamos-te falar de Feng Shui. E o que é o Feng Shui? Significa vento (energia ativa) e água (energia passiva). Trata-se de uma filosofia chinesa que acredita que é possível transformar os nossos sentimentos ao modificar os ambientes onde vivemos.

Queres saber mais de Feng Shui? Então continua a ler!

A tua casa é o teu porto seguro, é o local onde descansas, recarregas energias. E, para isso, é fundamental equilibrares as energias de qualquer divisão para assegurares a tua saúde e daqueles que possam habitar contigo.

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que usa os cinco elementos da cultura tradicional daquele país, nomeadamente o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira, para definir as condições do ambiente que receberá a sua aplicação e como eles influenciam a energia vital (Chi) que existe em tudo, com maior ou menor intensidade.

Esta filosofia promove o equilíbrio nos espaços, movimentando a energia vital, de forma a proporcionar melhores sensações de aconchego, força, tranquilidade, bem-estar e harmonia.

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Nesta arte milenar chinesa, estes sistemas de leis de disposição e orientação espacial são tidos em conta quando as pessoas projetam o espaço e a disposição da sua decoração. Toda esta conjuntura proporciona equilíbrio, conforto e harmonia em todo o ambiente.

No Feng Shui, a água expressa paz, serenidade e harmonia. O vento representa as luzes brilhantes e intensas. Por isso, há necessidade de equilibrar estes dois polos.

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Podes-te sentir um pouco perdido quando tentas perceber por onde começar, quando se trata de cultivar um bom Feng Shui em casa.

Deves estar a perguntar algo como: Com que salas devo começar? Como se começa? ou O que fazer quando um quarto já está decorado?

Relaxa! Nós damos-te algumas dicas!

 

Ideias para te facilitar a tarefa!

Entrada

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

No Feng Shui, a tua entrada representa a forma como a energia entra na tua casa e na tua vida. Começa por desocupar a entrada. Não precisa de estar totalmente vazia! Seguidamente, limpa toda a área. Podes ainda tornar esse espaço mais convidativo e espaçoso, removendo ou acrescentando alguma coisa. Assim, estás a criar um espaço propício para a energia que entra na tua casa recolher e reunir.

No fim, certifica-te de que o espaço está bem iluminado e brilhante. Acrescenta iluminação ou muda as lâmpadas, se for caso disso.

Janelas

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

As janelas significam os olhos dos adultos em casa. Para as crianças, simbolizam a voz. Para criares um bom Feng Shui na tua casa, deves limpar as janelas regularmente. Janelas claras e limpas deixam entrar mais luz solar.

A luz solar dá-te energia, desperta-te naturalmente, e torna todas as cores e objetos que vês mais vibrantes. As casas tornam-se mais expansivas, vibrantes e enérgicas quando se deixa entrar mais luz.

Usa produtos naturais e caseiros para limpar as janelas. Experimenta uma solução simples de vinagre branco, água e algumas gotas de óleo essencial.

Portas

As portas representam a tua voz e comunicação. As portas são também portais, através do quais as oportunidades podem entrar na tua vida. Por isso, as portas merecem uma atenção especial da tua parte.

Certifica-te de que todas as portas podem ser abertas completamente, pelo menos, 90 graus. Imagina que tens objetos atrás da porta que impedem a abertura total, isso significa que só poderás receber apenas uma parte das oportunidades que a vida tem para te oferecer.

Deves também verificar se todas as portas estão a funcionar corretamente. Repara se abrem sem esforço e se as dobradiças não rangem. Todos os detalhes afetam a forma como a energia encontra o seu caminho até ti.

Posição de comando

Um dos princípios mais importantes do Feng Shiu é a posição de comando. Isto rege a forma como te podes posicionar na vida. Lembra-te de aplicar este princípio à localização da tua cama, secretária e fogão.

A cama representa-te. A secretária é a representação da tua carreira. O fogão simboliza a tua riqueza. Quando estiveres nestes espaços, tem em conta de que deves ver a porta sem estares diretamente alinhado com ela.

Quando estás numa posição de comando, estás no comando da tua vida. Estás em posição de receber energia positiva e melhores oportunidades.

Remove obstáculos do teu caminho

Observa o caminho diário que percorres na tua casa, desde que acordas e te levantas até quando voltas a deitar-te.

Com a pressa do dia a dia, temos tendência a desvalorizar os obstáculos físicos no nosso caminho. O primeiro passo é reparar nos obstáculos e depois ajustá-los.

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Áreas amplas

O Feng Shui está relacionado com a criação de espaço. Vai até uma gaveta, um frigorífico, uma secretária, por exemplo, e deixa ir o que já não é necessário. Quando deixas ir algo, estás a criar espaço para uma nova oportunidade.

Limpeza do espaço

No Feng Shui chamam a limpeza do espaço de “bênção espacial”. Há alguns objetos que se podem usar, tais como o pau santo ou o óleo essencial de laranja doce.

Quando limpares um espaço da tua casa, tenta associar-lhe uma intenção positiva, ou seja, tens de ter uma boa intenção do que cultivar e criar na tua vida.

Plantas

As plantas trazem energia vital, isto é, ligam-te à natureza e trazem vibração para a tua casa. As plantas são como sumo orgânico que trazem frescura à tua vida!

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Pensa em adquirir plantas de que possas cuidar e que sejam apropriadas para o espaço onde as queres inserir. Tem atenção, por exemplo, à exposição solar. Se não tens muita experiência com plantas, começa por aquelas que são mais fáceis de tratar.

Como aplicar o Feng Shui em cada divisão da casa?

Quarto

O quarto é uma das partes mais importantes da tua casa para aplicares o Feng Shui, porque é nele que vais descansar o corpo e a mente, todos os dias.

A cama deve estar longe da janela e encostada à parede e longe da porta da casa de banho, uma vez que esta atrai insegurança e consome as boas energias.

A decoração deve ser feita com almofadas, quadros, cortinas e uma pintura suave.

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Se gostas de um espaço claro, mas com apontamentos coloridos, sugerimos-te o Folk para estilo de decoração, como uma alternativa. A colcha, lençóis e fronhas estampadas com desenhos geométricos e étnicos darão, certamente, um toque elegante ao teu quarto.

Casa de banho

A casa de banho é considerado o ambiente de maior absorção das energias negativas, uma vez que é lá que são deixadas as impurezas orgânicas. O ideal é manter a tampa da sanita para baixo e os ralos fechados quando não houver escoamento de água. Também deves manter a porta fechada, assim evitas que a energia circule para outros ambientes da casa. Periodicamente, deves proceder à manutenção da canalização e limpeza, para evitares entupimentos e sujidade. Opta, sempre que possível, pelo revestimento em cerâmica, no piso e nas paredes, porque são mais fáceis de lavar e assim evitas a acumulação de impurezas. Se possível, coloca plantas na casa de banho, porque ajudam a manter o equilíbrio da energia.

Sala de estar

Na sala de estar deves optar por uma decoração retrô. Imagina este espaço com poltronas, sofás, cadeiras ou outro tipo de peças de mobiliário ou decoração que te potenciem uma viagem no tempo! Que te parece?

Ao antigo, acrescenta-lhe um toque de modernidade, porque também te queremos no século XXI!

O importante é que percebas que o ambiente deve ser agradável, acolhedor e confortável, para que todos (habitantes e visitantes) possam usufruir com prazer da companhia uns dos outros.

Cozinha

Como já te dissemos anteriormente, o fogão é um elemento muito importante para o Feng Shui. Deves mantê-lo sempre limpo, mesmo quando o usas várias vezes por dia. Além de limpo, certifica-te que se encontra sempre em ótimo estado de funcionamento.

Uma vez mais, recomendamos-te as plantas. Na cozinha, bem como em toda a casa, são bem-vindas. Contudo, tendo em conta que a cozinha, por norma, é um local mais quente, deves escolher um tipo de planta que seja resistente a ambientes quentes e fechados.

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Quanto ao revestimento da cozinha, deves optar por materiais facilmente laváveis para eliminar a gordura do piso e das paredes sem grandes complicações.

A disposição da mobília depende do tamanho da cozinha e da disponibilidade de espaço. Os utensílios devem estar guardados em armários. À vista deve estar só aquilo que usas recorrentemente. O balcão ou qualquer outra superfície atrai boas vibrações para o lugar onde são preparadas as refeições, todos os dias.

Varanda

Se a tiveres, já és um sortudo! A varanda, além de ser um espaço de descanso e, eventualmente, de reflexão, também pode servir para teres uma pequena horta, com verduras e ervas. Muitas ervas, por sinal, além de usadas para condimentos nas refeições, são poderosas para afastar más energias, é o caso do manjericão, do alecrim e da pimenteira.

 

Como podes melhorar a decoração do teu Feng Shui?

Os objetos Feng Shui podem ajudar a melhorar a decoração, mas com uma responsabilidade maior: absorver a energia negativa e retribuir com energia positiva.

Atenta nos exemplos que te vamos dar!

Sino dos ventos

Este objeto emite um dos barulhos mais agradáveis que se pode ouvir em casa. Podes usá-lo dentro ou fora da habitação. Quando ativado, afasta as energias negativas e aproxima a boa sorte da casa e de todos os habitantes.

Olho grego

É usado para proteção e eliminação de energias negativas. Deves pendurá-lo em portas e paredes da tua casa. Há, ainda, quem o use em porta-chaves, pulseiras ou, até mesmo, tatuagens.

Buda da felicidade

Nesta filosofia chinesa, a figura do Buda sorridente representa a sorte e a prosperidade e deve ser colocado em ambientes estratégicos, nomeadamente na entrada ou na sala de estar. É recomendado também que fique de costas voltadas para a porta, com algumas moedas ou grãos de arroz ao redor, visto que o objetivo é eliminar dívidas ou evitar que elas aconteçam. Vês? O Buda poderá ser a solução para a tua vida financeira. Tentar não custa!

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Bambu

O Bambu é exemplo de força e resistência, sendo associado ao conceito de vida longa, saúde e prosperidade. Além de trazer mais energia para a casa, acredita-se que este é o caminho para a sorte. Usa o Baguá (já te vamos falar dele) para identificar as áreas e os ambientes relacionados à prosperidade e faz as decorações com o Bambu para atrair boas energias e boa sorte.

Podes colocar o Bambu na varanda, porque traz um aspeto natural ao espaço.

Baguá

É dos objetos mais populares nesta arte milenar. Funciona como um mapa em formato octogonal. Por norma, é pendurado na porta de entrada de casa, como símbolo de proteção contra as más energias. Cada uma das oito partes do Baguá representa uma área da vida, nomeadamente a cor, o elemento, a forma, a planta e a pedra. Cada um destes elementos é potenciado e ativado para iniciar a proteção da área correspondente.

Feng Shui em casa. Queres experimentar?

Ficaste com vontade de aplicar o Feng Shui na tua casa? Estás à espera de quê?

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome