A SAW, uma organização que se tem destacado no desporto nacional, continua a fazer história. Desta vez, garantiu o lugar entre as quatro melhores equipas da IEM Cologne 2024.
Já era esperado, mas agora está mesmo confirmado: a SAW atingiu a sua melhor classificação de sempre na HLTV, entrando, assim, no TOP 10 do ranking mundial.
A equipa portuguesa torna-se a primeira do país a alcançar este estatuto — momento marcante que a HLTV destacou. Este feito é apenas ultrapassado pelo TOP 5 da Movistar Riders, em 2022.
“SAW faz história como a primeira equipa portuguesa a entrar no Top 10”, é assim que o portal comunicou a sua atualização de ranking.
👑🇫🇷 Cologne champions @TeamVitalityCS ascend to the No. 1 spot, while @sawggofficial make history as the first Portuguese team to break into the Top 10
Full rankings by @1xBet_Esports:https://t.co/hHtwJL70lv pic.twitter.com/sn2QU3LALH
— HLTV.org (@HLTVorg) August 19, 2024
De referir que a IEM Cologne é uma enorme competição no panorama mundial que junta as melhores equipas do Counter-Strike, que disputaram pela glória na Catedral, a Lanxess Arena.
A SAW superou todas as expetativas, ao assegurar, para além da presença no circuito, a passagem aos play-offs do mesmo.
Já com um lugar assegurado entre as seis melhores equipas da prova, a SAW não se ficou por aqui e deu seguimento ao bom momento que vinha a protagonizar.
Perante mais de 15 mil espetadores ao vivo, mais de 600 mil através das transmissões oficiais, a equipa portuguesa conquistou um lugar nas meias-finais da prova, onde acabaria mais tarde por cair de pé.
Foi um ano extraordinário para a SAW que, ao 3º/4ª lugar da IEM Cologne, junta ainda a presença na Fase Final da BLAST Premier Spring Final e no Major de Counter-Strike 2.
A Radio Popular é a principal parceira da SAW e afirma que esta sempre foi “uma aposta acertada, sendo agora provada pela ascensão meteórica ao TOP 10”.
SAW
Fundada a 01 de janeiro de 2020 e sediada em Vila Nova de Gaia, a SAW tem equipas a competir profissionalmente em videojogos como Counter-Strike 2 e Valorant, e ainda uma equipa de criadores de conteúdos.
O quinteto português, que chegou a Colónia para disputar a fase final da IEM Cologne 2024, é composto pelo capitão Christopher “MUTiRiS” Fernandes, pelo veterano Ricardo “roman” Oliveira e pelos jovens talentos João “story” Vieira, Michel “ewjerkz” Pinto e Rafael “arrozdoce” Wing. O dinamarquês Danny “BERRY” Krüger é o treinador.
// RPT