Escova de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?

Escova de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?

No que se refere à higiene oral, há uma grande questão que se coloca: qual é a melhor escova de dentes, uma elétrica ou uma manual? Embora muito dependa do teu gosto pessoal, há alguns factos contra os quais não há argumentos.

Escovar os dentes é um dos pilares da saúde bucal. É fundamental para prevenir cáries, gengivite e outras doenças mais graves, já para não falar de que contribui para o bom aspeto dos dentes e para ter bom hálito. Dito isto, qual é o tipo de escova que te vai ajudar a desempenhar esta tarefa de forma mais eficaz?

 

Escova de dentes manual vs elétrica: qual escolher?

Eficácia

As escovas de dentes manuais estão muito dependentes da técnica de quem escova para serem eficientes na limpeza dos dentes. O tipo de escova que se escolhe é essencial, bem como a forma como se escova e o tempo que se passa a fazê-lo.

Já as elétricas são quase garantidamente eficazes. A grande maioria dos dentistas concorda que as escovas de dentes elétricas são mais eficientes na remoção da placa bacteriana e na manutenção dos dentes e gengivas saudáveis. Este é um ponto ganho para as elétricas.

Escova de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?

Por muita força que tenhas nos braços e técnica a manobrar a escova de dentes manual, uma elétrica fará sempre melhor o trabalho.

O próprio formato das escovas elétricas, aliado ao movimento que o pequeno motor das mesmas executa, torna a escovagem dos dentes mais eficaz e completa. Estas chegam a locais dos dentes onde as escovas manuais não conseguem e removem sujidade mais facilmente.

Funcionalidades

As escovas manuais desempenham a sua função de forma adequada. São úteis para ter na carteira ou no carro como backup ou levar na mala em viagem. Exceção feita à dureza, os modelos não diferem muito de uma marca para outra.Escova de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?

Já as elétricas possuem uma vasta gama de funções que variam de acordo com a marca e o modelo. Algumas incluem temporizadores para garantir que escovaste os dentes por tempo suficiente, outras têm sensores que te avisam quando estás a aplicar demasiada ou insuficiente pressão durante a escovagem.

Dependendo do modelo, as elétricas podem incluir vários modos diferentes de escovagem: uns específicos para dentes sensíveis, outros com benefícios de branqueamento ou ação de massagem nas gengivas, entre muitos outros. Um lembrete para substituir a cabeça da escova também se revela bastante prático.

Também poderás encontrar tecnologia oscilante, pulsante, rotativa ou sónica — cada marca confere uma designação diferente — e conectividade Bluetooth, que ajuda a acompanhar o progresso da escovagem.

Sensibilidade das gengivas

É difícil saber ao certo qual a pressão mais adequada a usar na escovagem. As escovas manuais podem causar danos nas gengivas se usadas com demasiada pressão.

As elétricas, por natureza, precisam de menos pressão para permitir à escova fazer as devidas rotações e movimentos. Algumas incluem sensor de pressão, para saberes qual o equilíbrio entre uma escovagem eficaz e uma que não danifica as gengivas. Até pode incluir uma ação de massagem nas gengivas.

Preço

As escovas de dentes elétricas podem ser económicas e custar menos de 10 euros ou custar várias centenas, dependendo da marca e do modelo. Há ainda o custo de mudar a cabeça da escova aproximadamente de seis em seis meses.

Escova de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?

As manuais têm de ser substituídas com maior frequência, por volta dos quatro meses de uso, mas são mais económicas, embora também possam variar no preço de acordo com o modelo e a marca.

Este é um dos poucos pontos ganhos pelas manuais, embora o feedback dos utilizadores das elétricas seja de que o preço das mesmas compensa.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um motivo que leva muitos consumidores a optarem pelas escovas elétricas. Uma das melhores formas de ser sustentável é usar tudo o que se adquire o máximo de tempo possível. Ora, as escovas elétricas são concebidas para serem usadas durante anos.

Escova de dentes normal ou elétrica: qual é a melhor?

Apenas as cabeças precisam de ser substituídas, não toda a escova, como no caso das manuais, e mesmo assim o tempo de substituição é prolongado nas primeiras em relação às últimas. Mais um ponto para as elétricas.

Flexibilidade

A compatibilidade com várias cabeças é uma das vantagens das escovas elétricas. Usavas uma cabeça normal, mas recentemente precisas de uma escova mais adequada a dentes sensíveis? Muda a cabeça e já está. Não é necessário adquirir uma nova escova, apenas mudar um pormenor daquela que já tinhas, algo que não poderás fazer com as manuais.

Acessibilidade

Uma das vantagens das escovas elétricas é que são perfeitas para crianças, uma vez que alcançam todos os lugares de difícil acesso que os pequenos com menos destreza não conseguem, para assegurar que todos os restos de comida são removidos. Indivíduos com aparelho, o que incluí as crianças, são especialmente suscetíveis neste campo.

Do mesmo modo, pessoas com problemas de mobilidade (com condições de saúde que afetam a destreza, por exemplo) encontram nas escovas elétricas uma forma eficaz de cuidarem da sua higiene oral de forma mais fácil e que vai de encontro às suas dificuldades, aliviando o desconforto.

// RPT

Mais recentes