Tens uma nova TV 4K na tua lista de desejos de natal? Vamos ajudar-te a escolher a certa.
No natal é altura em que a família se reúne e, por isso, vais querer ter o entretenimento assegurado mais cedo. Sim, estamos a falar da tua televisão!
Se estiveres a escolher uma nova, queres acertar.
Uma TV 4K tem quatro vezes mais pixels de HD total – dando-te uma imagem muito mais nítida e mais detalhada. Atualmente é também o tipo de tecnologia de TV mais popular. Mas como é que encontras a tecnologia certa? Explicaremos exatamente sobre o que pensar.
Escolhe a TV 4K certa este natal
De que tamanho precisas?
Uma das vantagens de uma TV 4K é que podes obter um ecrã maior sem perder a qualidade da imagem, uma vez que há muito mais pixels para preencher o espaço. Mas também é útil se decidires optar por uma televisão mais pequena. Com 4K, podes sentar-te mais perto sem a imagem parecer pixelizada, porque o detalhe no programa é muito mais fino.
Quer escolhas grande ou pequeno, terás de pensar no tamanho do espaço no qual queres inserir o televisor, ângulo de visualização e distância de visualização.
Espaço
Determina quanto espaço tens, medindo a área em que queres que a tua televisão fique. O tamanho do ecrã é medido diagonalmente desde o canto inferior esquerdo até ao canto inferior direito. Por isso, certifica-te de que medes o teu espaço da mesma forma.
Se estiveres a substituir a tua TV velha montada na parede e queres encaixar uma nova no mesmo suporte, isso também não será problema. Apenas deves certificar-te de que o tamanho do suporte de parede da tua nova televisão corresponde ao teu antigo.
Distância de visualização
Tudo isto tem a ver com a distância a que estarás sentado do teu ecrã. Com uma televisão maior, podes sentar-te mais longe sem perder nenhum dos detalhes. Se te sentares demasiado perto de uma televisão grande, poderás ficar com uma dor de cabeça devido à tensão nos olhos. Isto porque os teus olhos serão forçados a trabalhar horas extraordinárias e a dar-se por vencidos, em vez de aceitarem tudo de uma só vez.
De referir que a distância de visualização recomendada é, normalmente, cerca de 1,5x o tamanho do teu ecrã.
Ângulo de visualização
Isto é super importante se estiveres a planear ter um grande natal familiar. Se quiseres ter a melhor vista possível para todos, talvez queiras escolher um ecrã maior. As televisões maiores têm ângulos de visão mais amplos – uma vez que há mais espaço para as pessoas se sentarem à tua frente, em vez de se sentarem num ângulo. Por isso, todos têm o melhor lugar em casa!
Se preferires, há alguma tecnologia especial de televisão que te pode proporcionar um ângulo de visão mais amplo sem o ecrã maior – como os televisores QLED.
Qual é a importância do HDR?
O HDR é bastante importante, uma vez que cria um melhor contraste entre cores realmente escuras e cores realmente claras. O resultado é uma imagem muito mais realista com sombras, cores e detalhes melhorados.
Se quiseres uma experiência de visualização realmente boa, que fará com que o conteúdo de 4K apareça neste natal, então vale a pena ensaiar um conjunto HDR.
Filmes festivos e especiais de televisão
Um televisor inteligente é realmente útil. Tens acesso instantâneo ao televisor e aplicações de streaming. Encontrarás certamente algo que é adequado para todos.
O controlo por voz também é uma vantagem. Liga a Alexa e procura através de uma grande variedade de canais e aplicações num instante apenas com a tua voz.
Basta verificares quais as aplicações que o teu televisor realmente suporta antes de investires nela, pois diferentes televisores oferecerão diferentes seleções.
Dá uso à tua nova consola
Deves apostar numa TV 4K que suporta conectividade HDMI 2.1. Isso permitir-te-á jogar novos jogos exatamente como os criadores pretendiam – em 4K a 120 Hz. Terás a imagem mais detalhada e suave possível para algumas sessões de jogos verdadeiramente épicas.
Algumas televisões são construídas para jogos. Procura características como a Taxa de Atualização Variável (VRR) e o Modo de Baixa Latência Automática (ALLM) – como no Sony Bravia XR. O VRR cortará o atraso, enquanto o ALLM ajusta automaticamente as definições do teu televisor para manter a imagem com o teu melhor aspeto – quer estejas a jogar ou não.
Desporto em modo smooth
Tal como os jogos, os desportos têm muita ação rápida para que o teu televisor acompanhe o ritmo. Para isso, a taxa de renovação do teu televisor tem de ser bastante elevada. 120 Hz deve servir. Caso contrário, acabarás com uma irritante desfocagem de movimento, onde perdes detalhes sobre coisas que se movem rapidamente. Não é o ideal quando se tenta saber onde está a bola.
É aí que entram em jogo os sistemas inteligentes. A tecnologia Motionflow em certos televisores Sony faz com que os jogos rápidos pareçam muito mais realistas. Isto porque, além de uma taxa de atualização super alta, reduz automaticamente o borrão em cada fotograma.
E se quiseres reforçar ainda mais a atmosfera, vale provavelmente a pena agarrar também uma barra de som.
Esperemos que agora tenhas mais uma ideia do tipo de TV 4K em que vais apostar neste natal.
// RPT