Erros que não podes cometer na escolha de um smartphone

Erros que não podes cometer na escolha de um smartphone

Se estás a pensar em apostar num smartphone novo, existem alguns erros que não podes cometer aquando da escolha, porque te podem custar a longo prazo.

Sabemos que o smartphone é (quase) um bem essencial na nossa vida, utilizando-o para comunicar com os outros, mantermo-nos atualizados sobre as notícias e até para nos mantermos entretidos. E, por isso, é importante escolheres o dispositivo certo.

Muitos utilizadores cometem o mesmo erro que acaba por lhes custar mais a longo prazo. Acabam por comprar um smartphone com menos armazenamento interno do que precisam na realidade.

Embora pareça uma boa ideia inicialmente, pode de facto levar a problemas no futuro, uma vez que podes ficar sem espaço de armazenamento interno e não será possível armazenar mais ficheiros no teu smartphone, o que poderá vir a ser um grande inconveniente se usares o teu telemóvel para tirares fotografias ou guardares documentos.

Além disso, uma vez que tens o armazenamento cheio, o teu smartphone poderá ficar mais lento do que é normal, dado que o teu dispositivo terá de utilizar o teu cartão de memória para armazenar ficheiros e, assim, também este ficará cheio rapidamente.

Desta forma, o teu smartphone demorará mais tempo a abrir aplicações e ficheiros e poderá travar algumas vezes.

Erros que não podes cometer na escolha de um smartphone

Qual é o armazenamento que um smartphone deve ter?

Deves escolher uma opção de 128 GB, se quiseres estar durante um longo período de tempo sem te preocupares com a capacidade de armazenamento do teu smartphone. Se tiveres um orçamento apertado, eventualmente irás olhar para opções de 32 ou 64 GB.

É preferível optares por 64 GB, mas, ainda assim, existe a forte possibilidade de não ser suficiente para a maioria dos utilizadores, uma vez que as aplicações estão a ficar mais pesadas e as câmaras estão a produzir imagens de melhor qualidade, o que sobrecarrega o sistema operativo.

Por isso, se possível, opta pelos 128 GB. Poderás armazenar milhares de fotografias, centenas de aplicações e os ficheiros podem ser armazenados sem qualquer problema. Pontualmente, poderás ter que fazer alguma limpeza, mas nada frequente ao ponto de aborrecer.

Um dispositivo 128 GB é mais dispendioso no imediato, mas a longo prazo traduzir-se-á em poupança. Além disso, a diferença de preços não é assim tão grande quando comparada com smartphones baratos.

Erros que não podes cometer na escolha de um smartphone

Tamanho e peso do smartphone são detalhes?

Deves ter em conta o tamanho e o peso do smartphone que estás a comprar. Se tiveres mãos pequenas, por exemplo, não terás muita facilidade em usar um dispositivo grande.

O peso do smartphone também é algo que deve ser tido em conta, porque não vais querer um aparelho pesado que te pode ser aborrecido, quando estiveres, por exemplo, deitado.

Existem smartphones que combinam tanto ecrãs suficientemente grandes como baterias, sem terem o peso e tamanho muito elevados.

O smartphone fica atualizado durante quanto tempo?

Deves também ter em conta as atualizações que o smartphone vai ter, uma vez que estes dispositivos estão a evoluir a um ritmo muito rápido e se estiveres a utilizar um modelo desatualizado, estás a perder funcionalidades que te podem facilitar a vida.

As atualizações podem incluir novas funcionalidades de segurança que permitem manter os teus dados seguros e também as melhorias no sistema operativo que podem melhorar o desempenho e vida útil da bateria. Se não tiveres a última atualização, ficas mais vulnerável a ataques de hackers.

As novas atualizações também trazem consigo frequentemente novas aplicações e características que podem tornar o teu smartphone mais útil. Imagina que não tens o teu smartphone atualizado, poderás não tirar partido de funcionalidades como realidade aumentada ou reconhecimento facial e se não estiveres a utilizar o sistema operativo mais recente, poderás não conseguir usufruir de aplicações mais recentes.

Erros que não podes cometer na escolha de um smartphone

Na hora de escolheres o teu smartphone, deves ter em conta as tuas necessidades, quer em termos de câmara, quer de ecrã e, acima de tudo, de armazenamento.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome