Apesar de nem todos sermos informáticos ou programadores, não é incomum ouvirmos falar do Erro 404 na web. De facto, muitos de nós provavelmente já encontrámos este erro algumas vezes — mas o que significa e qual a melhor forma de o evitar? Neste artigo explicamos-lhe tudo.
A internet domina por completo as nossas rotinas. Fazemos centenas de cliques e visitamos centenas de websites diariamente, mas nem sempre encontramos o que procuramos. Isto porque é comum surgirem erros, falhas de ligação e má conexão à web. Hoje, vamos conhecer melhor um dos erros mais comuns – o Erro 404.
Erro 404: o que é?
Provavelmente já se deparou com este inconveniente enquanto navega pela Internet. O código de “Erro 404 — Página não encontrada” é o erro mais comum na web e normalmente acontece quando clicamos num link para uma página web que não existe — pode ter existido, mas deixou de estar disponível para navegação por parte dos utilizadores.
O erro 404 também pode existir quando digitamos uma hiperligação incorretamente ou quando colamos um endereço da web incompleto na barra de URL, que terá o mesmo resultado de levá-lo a uma página que não existe.
Quais as consequências do Erro 404?
No fundo, este código existe para informar o utilizador que a página da web que está a tentar encontrar já não existe ou pode ter sido movida para outro endereço, sendo que ninguém configurou um processo de encaminhamento para levá-lo ao novo endereço automaticamente.
Existem outros motivos para o código aparecer no ecrã do seu computador, tais como um servidor da página que está inativo ou com problemas. Seja qual for o problema, esteja a navegar no portátil, tablet ou smartphone, o resultado será o mesmo: não conseguirá ver o conteúdo que queria.
Este erro da web pode trazer vários problemas aos websites de marcas ou empresas, caso não sejam postas em prática técnicas de marketing digital que redirecionem o utilizador para outra página, já que este pode abandonar o site se não encontrar imediatamente o que procura.
Porquê 404?
O código 404 faz parte dos códigos de status de resposta HTTP mais amplos que ajudam a identificar as funções atuais dos servidores e da web em geral. Existem cinco classes de códigos de status, que começam com 1, 2, 3, 4 ou 5, e são seguidos por mais dois dígitos que indicam problemas específicos ou processos em andamento.
Os códigos são mantidos e coordenados pela Internet Assigned Numbers Authority, que descreve os cinco tipos diferentes de códigos de status de resposta HTTP da seguinte maneira:
- 1xx: Informativo – solicitação recebida, processo contínuo;
- 2xx: Sucesso – a ação foi recebida, compreendida e aceite com sucesso;
- 3xx: Redirecionamento – outras ações devem ser tomadas para concluir a solicitação;
- 4xx: Erro do cliente – a solicitação contém sintaxe incorreta ou não pode ser atendida;
- 5xx: Erro do servidor – o servidor falhou em atender uma solicitação aparentemente.
O Erro 404 é simplesmente registado com a tag explicativa “Não encontrado”. De forma a contornar este problema que pode custar lucros para as empresas em sites e-commerce (de vendas online), alguns sites criaram secções especiais que aparecem quando ocorre um erro 404, ajudando o utilizar a encontrar mais facilmente o que procura.
Como corrigir um erro 404?
Embora não haja muito a fazer se um servidor ficar permanentemente offline ou com problemas, deve verificar rapidamente se o URL usado para navegar na página está correto. Se clicou num link, é possível que o URL contenha um erro que direcione para uma página que não existe ou foi movida.
Tente aceder ao site principal e, de seguida, utilize a função de pesquisa ou um menu de navegação para encontrar a página ou o conteúdo que procura. Recarregar a página é outra opção, pois pode ser que no momento em que tentou aceder à página o servidor tenha tido um problema.
O mesmo é verdade se voltar mais tarde naquele dia para ver se o problema foi resolvido. Pode sempre tentar utilizar um site como o Down Detector, que o irá informar acerca do status atual de um site se houver algum problema relatado.
Finalmente, outra opção é limpar a cache do navegador do seu computador, pois a versão armazenada da página da web pode estar a causar problemas.
Agora que já sabe o que significa o erro 404, pode tentar encontrar soluções para resolver este inconveniente. Caso seja um utilizador comum ou um técnico de marketing digital ou de vendas, existem sempre formas de dar a volta à situação e garantir que o website lhe dá aquilo que procura.
// RPT