//

EOS R5 e R6: Canon anuncia novas máquinas para cineastas

A Canon promoveu um evento live chamado REIMAGINE na semana passada. De acordo com a marca, tratou-se do seu “maior lançamento de produto de sempre”, com a divulgação de duas novas câmaras mirrorless para cineastas: Canon EOS R5 e Canon EOS R6.

A Canon também agendou um segundo evento para perguntas e respostas. O evento ao vivo de perguntas e respostas envolveu uma discussão aprofundada com os especialistas em produtos da Canon Europa e com os principais fotógrafos e videógrafos que foram os primeiros a experimentar as mais recentes adições da Canon à sua gama de produtos.

 

As novidades da Canon num evento diferente

Quando olhamos para a linha de câmaras da Canon dos últimos anos, não há dúvida de que a empresa introduziu algumas câmaras de cinema EOS emocionantes e inovadoras (como a C500 Mark II ou C300 Mark III) e DSLRs (como a 1D X Mark III), mas no segmento de câmaras sem espelho, a Canon ainda continua a trabalhar para as melhorar.

Embora a EOS R tenha encontrado o seu caminho nos inúmeros kits de cineastas, muitos não ficaram satisfeitos com algumas das suas falhas – como o modo 4K, com corte intenso e a falta do modo de gravação interna de 10 bits 4: 2: 2 ou superior.

Com o anúncio das novas câmaras EOS no live REIMAGINE, parece que a Canon finalmente conseguiu oferecer a todos os cineastas uma câmara sem espelho muito interessante para trabalhar.

Vamos dar uma olhadela nos dois novos modelos, Canon EOS R5 e EOS R6, começando pelo que os dois corpos têm em comum.

 

Câmeras EOS R de nova geração

Ambas as câmaras possuem sensores CMOS de quadro inteiro (embora com resoluções diferentes) e o Canon RF Mount. Existe um processador DIGIC X no núcleo da EOS R5 e EOS R6 – o mesmo processador usado na EOS-1D X Mark III.

Tanto a EOS R5 quanto a EOS R6 podem tirar fotos a até 20 fps com o obturador eletrónico com rastreamento de exposição automática total (AE) e foco automático (AF) ou até 12 fps com o primeiro obturador de cortina mecânico e eletrónico.

Estabilização

Ambas as câmaras possuem a nova Estabilização de Imagem Corporal (IBIS) de 5 eixos, que é muito útil para fotografar com a mão e baixas velocidades do obturador. A Canon afirma que o IBIS é a melhor estabilização de imagem do mundo entre todas as câmaras digitais com lente intercambiável.

O IBIS foi projetado para trabalhar em colaboração com o sistema IS de lentes RF e EF para melhorar ainda mais a estabilização, mas, é claro, estabilizará lentes não estabilizadas e lentes vintage também.

Auto-foco

Todos nós conhecemos o excelente sistema de foco automático Dual Pixel da Canon. As duas novas câmaras suportam a próxima geração de Dual Pixel CMOS AF II que, de acordo com a Canon, melhora ainda mais a velocidade e a confiabilidade do foco.

O foco automático também deve funcionar melhor com pouca luz – a EOS R5 pode focar em níveis de luz tão baixos quanto -6EV e EOS R6 até tão baixos quanto -6,5EV (ambos testados para fotos estáticas).

O foco automático também pode fazer o rastreamento de objetos. O sistema iTR AF X AF garante que os objetos sejam mantidos nítidos, mesmo quando se move imprevisivelmente com uma profundidade de campo rasa. Mesmo que uma pessoa se afaste por um momento, a sua cabeça continua a ser rastreada.

Ele reconhece ainda rostos e olhos de humanos e agora inclui gatos, cães e pássaros nos modos estático e cinematográfico.

Conectividade

As câmaras oferecem Bluetooth e Wi-Fi integrados. Tanto a EOS R5 (5Ghz Wi-Fi) como a EOS R6 (2,4Ghz Wi-Fi) podem ser conectadas a um smartphone e redes, permitindo partilha de arquivos em alta velocidade e transferência FTP / FTPS.

Eles também podem ser controlados remotamente usando os aplicativos Camera Connect e EOS Utility, conectados a um PC ou Mac via Wi-Fi ou USB 3.1 Gen 2 de alta velocidade.

Canon EOS R5 – Vídeo RAW interno de 8K

A EOS R5 incorpora um sensor de 45 megapixels com 100% de cobertura AF com 5.940 pontos AF selecionáveis ​​e uma faixa ISO de 100 a 51.200 e dois slots de cartão – um CFexpress e um slot SD UHS-II – alojados em um corpo de magnésio resistente às intempéries. O corpo da EOS R5 pesa apenas 650g (738g com bateria/cartão de memória).

Esta máquina fotográfica permite uma gravação de vídeo de 8K (8192 x 4320) até 29,97fps (sem corte) em RAW de 12 bits ou no Canon Log (H.265) de 10: 4: 2 de 10 bits ou 10: 4: 2: 2 de 10 bits PQ HDR (H.265), ou uma gravação de vídeo 4K (DCI ou UHD) de até 119,88 qps (sem corte) no Canon Log de 10 bits (H.265) 4: 2: 2 ou HDR PQ de 10 bits 4: 2: 2 de 10 bits (H.265)

A EOS R5 também pode emitir sinais de vídeo 4: 2: 2 10 bits no Canon Log ou sinal de vídeo HDR PQ 4: 2: 2 10 bits via HDMI a 4K a 59,94 fps.

O segundo corpo anunciado, a EOS R6, possui um sensor de quadro inteiro de 20,1 megapixels com até 6.072 pontos AF selecionáveis. Como o sensor possui pixels muito maiores, ele oferece ISO entre 100 – 102.400.

A EOS R6 pode filmar internamente em resolução 4K UHD em até 59.94fps em H.264 de 8 bits ou YCbCr 4: 2: 2 H.265 de 10 bits com Canon Log. Isso é obtido através da superamostragem de 5,1 K (não cortada). Em Full HD, a câmara pode gravar imagens em câmara lenta em até 119.88fps com AF.

Bateria

A Canon também anunciou um novo tipo de bateria – LP-E6NH. Oferece o mesmo fator de forma que o LP-E6 ou LP-E6N, mas há uma capacidade 14% maior com 2130mAh.

O novo punho da bateria BG-R10 está disponível para EOS R5 e R6. Ele suporta duas baterias (LP-E6 / N / NH) e também oferece controlos duplicados para facilitar o disparo vertical.

Por último, mas não menos importante, o WFT-R10 é um transmissor Wi-Fi do tipo grip de bateria com antenas MIMO 2 × 2 para transmissão mais rápida e de longo alcance – compatível com EOS R5. O WFT-R10 também possui processamento de rede aprimorado, permitindo SFTP via Wi-Fi e inclui uma velocidade de gigabyte via porta Ethernet.

Estes novos modelos de câmara para cineastas prometem. Se tem um gosto particularmente acentuado pela sétima arte, tem que experimentar estes dispositivos.

// RPT

Mais recentes